Cerveja Romena e Húngara

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Cerveja Romena e Húngara

Mensagempor ptlsousa » sábado set 09, 2006 3:21

Há algum tempo atrás fui em viagem à Roménia, visitar alguns amigos que estavam no programa Erasmus.
Fiquei alguns dias na cidade de Brasov, bem no centro da Transilvánia (a famosa zona da Roménia onde, supostamente, o Conde Drácula sugava o sangue às belas jovens romenas... :twisted: ).
Nesta cidade experimentei a gastronomia local, ou seja, comi e bebi de tudo o que por lá havia. Além da boa comida, provei bons vinhos e inúmeras cervejas.

Quando analisei as cervejas que vendiam no hipermercado dessa cidade, além das cervejas estrangeiras que também vemos por cá, exsitiam inúmeras variedades de cervejas Romenas. Com mais atenção, verifiquei o rótulo de muitas e, para minha surpresa, a maioria era produzida em Brasov por diferentes fábricas (onde estava).

A cerveja, na maioria Lager, era BOA!

A razão de tantas fábricas de cerveja residirá no facto de lá existir água de muito boa qualidade (zona de montanhas) e de a temperatura ambiente ser óptima para produzir Lager's (havia neve nas ruas e no verão não aquece assim muito, com excepção este ano em que ocorreram degelos e inundações).

Em Budapeste, na Hungria, provei algumas cervejas Húngaras que são muito boas.

Cá, no Porto, consigo comprar cerveja Russa e Ucraniana numa loja de produtos ucranianos e russos na Rua do Almada. Passem por lá!
Cerveja MUITO BOA, não muito cara! E boas funcionárias (competentes)!

Abraço,
P. S.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça set 12, 2006 14:25

Amigo ptlsousa,

devo confessar que nunca visitei a Roménia e que esta não se encontra no meu topo de preferências de viagens a fazer. Não sei como explicar, mas há países que nos atraem mais do que outros e, por acaso, a Roménia não é daqueles que mais me chame a atenção. Aliás, penso que até hoje apenas experimentei uma cerveja romena, chamada Ursus e da qual não fiquei com grandes recordações.

Já quanto à Hungria e à sua vizinha Rep. Checa, a situação é bem diferente. Não só conheço relativamente bem ambos os países, como já experimentei várias marcas e estilos. Aliás, estive na Hungria já este ano e confesso que fiquei um pouco desiludido com a indústria cervejeira local, quando comparada com a da Rep. Checa. De facto, as cervejas deste último país são excelentes, sendo que em termos de pilseners muito dificilmente encontramos melhor em qualquer outra parte do mundo.
Desde a já mítica Pilsner Urquell, passando pelas Krusovice, Starobrno, Staropramen, Platan.. Enfim, muitas e boas.

Já na Hungria, a oferta é bastante grande mas a qualidade é menor do que na Rep. Checa. As cervejas de uso corrente como a Soproni, a Arany Aszok ou a Dreher não são muito diferentes do que por cá se faz, o que não é de admirar já que, apesar das marcas serem locais, são dominadas por gigantes como a SABMiller (no caso da Dreher), Inbev (Borsodi), Heineken (Soproni). Há uma cervejeira em Pecs, a Pecsi Sorfodze (o sor significa cerveja em hungaro) que faz alguns produtos interessantes mas mesmo assim bem abaixo dos seus congéneres checos.

Concluindo e do que conheço, ambos os países são excelentes para se visitar, com muitos motivos de interesse, desde a gastronomia passando pelos museus, natureza, banhos turcos e muitas outras coisas. São também bons pois o poder de compra dos portugueses ainda é bastante aceitável, ao contrário do que acontece na Europa do norte. Já quanto à cerveja, vale mesmo a pena ir à Rep. Checa. Já quanto à Hungria, é mais uma questão de unir o útil ao agradável e ir bebendos umas sors enquanto se disfruta do Danúbio!
Última edição por bmxutos em segunda nov 06, 2006 19:16, editado 1 vez no total.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 06, 2006 18:51

E ja que estou numa de fotos, aqui ficam tb algumas de Budapeste:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado: