Tertúlia mensal - Primeira 4ª feira de cada mês.

Conhece alguma festa, conferência ou competição onde o tema central é a cerveja? Já foi a algum destes eventos e quer contar aos outros como foi divertido? Pode fazê-lo aqui!

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado out 13, 2007 8:51

Cerevisiae Escreveu:
O ptlsousa passou por Lisboa no passado fim de semana e deixou-me duas garrafas de 0,75L de cerveja caseira para a malta do fórum.:D
Tenho à minha guarda uma IPA e uma Belgian Strong Ale (creio que a apontar para a Duvel). Aproveito para lançar o repto de o próximo encontro ser na Loja da Cerveja Caseira, onde se encontram as garrafas, e onde será mais fácil provar estas e outras cervejas.

Bruno espero que não te importes de ser eu a tomar a iniciativa. Diz qq coisa quando chegares.

abraço,

Fernando

Boas,

Já falei com o ptlsousa pelo que também aguardo com expectativa uma nova degustação dos produtos da Empresa de Cervejas da Maia! Ora, como não é posível apreciar esses néctares num bar ou café, a hipótese Loja da Cerveja Caseira parece-me muito bem. Vou ver se também consigo arranjar alguma coisa diferente para levar.

Abraço,

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » segunda out 15, 2007 13:15

estes encontros na cave estao a tornar-se um must

muuuuito boa ideia, digo eu

tb vou levar algo pra provarmos, mas receio q bem mais banal q eese nectar da maia ;-)

abraços

cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » segunda out 15, 2007 19:05

Ao ler este post cheguei a pensar que já iria acontecer a primeira reunião da associação.

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta nov 01, 2007 13:28

Bom dia caros confrades!!!

Eis que se aproxima mais um encontro do CdM, desta vez com poiso na Loja da Cerveja Caseira. Aliás, ainda não falei com o Fernando mas tudo aponta que assim seja.

Deste modo, para além das cervejas artesanais do nosso mestre-cervejeiro ptlsousa, caso alguém queira levar uma garrafita ou algo que se morda, a gerência agradece. Vou também ver o que é que existe ali na adega... :P

Portanto, na próxima 4ª feira, dia 7 de Novembro, a partir das 22h, todos os caminhos vão dar a Benfica. Aqui fica um link com um mapa da localização da já famosa loja:

http://www.cervejacaseira.com/mapa_loja.jpg

Espero que muitos confrades possam comparecer. Qualquer dúvida relativamente à localização ou outro assunto, não hesitem em me contactar.

Abraço,

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta nov 02, 2007 16:43

la estarei

com os respectivos comes e bebes

abraços

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » segunda nov 05, 2007 14:54

Contem comigo!

Levo uma amiga belga chamada "La Binchoise Spéciale Noël" (sim, porque Natal é quando um homem quer :D )

Já agora, a dita cuja está disponível no Intermarché de Sto. António da Charneca (Barreiro). Cincos euros e qualquer coisa por 75cl não é nada má compra.

Fernando

PS: Se algum confrade tiver umas bases para copos a mais que as traga. Eu arranjo-lhes companhia lá em casa :mrgreen: TX

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda nov 05, 2007 20:52

barbas Escreveu:Contem comigo!

Levo uma amiga belga chamada "La Binchoise Spéciale Noël" (sim, porque Natal é quando um homem quer :D )

Já agora, a dita cuja está disponível no Intermarché de Sto. António da Charneca (Barreiro). Cincos euros e qualquer coisa por 75cl não é nada má compra.

Fernando

É mesmo uma óptima compra, Fernando. Trouxe umas dessas, de 33cl de Espanha e são mesmo uma maravilha. Até ando com pena de acabar com elas, só ao pensar que depois fico sem nenhuma| :D

Vic

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » terça nov 06, 2007 14:54

amigo barbas

sejas bemvindo (penso q é a primeira vez q vens a um destes nossos encontros mensais)

vou levar umas bases q andei a juntar durante uns tempo e que n unca chegaram a ganhar o estatuto de coleção, tenho muito gosto em te as oferecer

abraços e ate amanha

mitos

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » terça nov 06, 2007 18:51

mitos Escreveu:sejas bemvindo (penso q é a primeira vez q vens a um destes nossos encontros mensais)

Obrigado mitos. É verdade, é a minha "estreia" :D Só descobri o fórum à coisa de um mês, mas agora é raro o dia que não passo por cá!

mitos Escreveu:vou levar umas bases q andei a juntar durante uns tempo e que n unca chegaram a ganhar o estatuto de coleção, tenho muito gosto em te as oferecer

Mais uma vez obrigado. Estou a reorganizar a minha colecção que estava parada desde 2000.... Vou ver se tiro umas fotos do aspecto da coisa. Não é todos os dias que se vêm 6000 bases empilhadas :mrgreen:

Abraço e até amanhã

Fernando

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » terça nov 06, 2007 19:20

Chiça... 6000 bases???

Tens repetidas? :D :D :D

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça nov 06, 2007 23:00

Boas

Amanhã lá estaremos. Já tenho as cervejas do ptlsousa no frio :-)

O Miguel, um dos meus clientes / amigos, leva umas salsichas :-)

Isto parece estar a compor-se. Também tenho umas bases para uso e / ou colecção.

Até amanhã,

Fernando

PS: Caso tenham alguma dificuldade em dar com o sítio podem usar o GPS 968156044

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » terça nov 06, 2007 23:11

ptlsousa Escreveu:Chiça... 6000 bases???

Tens repetidas? :D :D :D

Imagem

Não consegui apanhar todas, mas tenho a certeza que no meio disto tenho algumas repetidas. :D Dá-me umas semaninhas e combinamos uma maneira de te fazer chegar uma quantas. Ainda assim, vou ver se levo algumas para amanhã.

Fernando

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça nov 06, 2007 23:38

(Love) (Love) (Love)
LINDO!!!

barbas Escreveu:Dá-me umas semaninhas e combinamos uma maneira de te fazer chegar uma quantas. Ainda assim, vou ver se levo algumas para amanhã.

Ok! Sem problema!
Agradeço desde já a atenção... :):)

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta nov 07, 2007 13:15

beeemmm, nao tava a imaginar uma coisa desta dimensao, muito giro, parabens

sendo assim acho q a minha singela contribuição nao deve servir de muito

ja deves ter todas

a ver vamos, como diz o cego

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta nov 08, 2007 12:01

Caríssimos,

ontem lá se realizou mais um encontro do CdM, pela terceira vez na Loja da Cerveja Caseira (LCC).

Vários confrades acorreram a esta chamada, nomeadamente o mitos, Cerevisiae, beertruck, barbas e bmxutos, para além dos convidados mas ainda não entronizados Gonçalo e Miguel, ambos produtores de cerveja caseira e discípulos do amigo Cerevisiae, que os vai iluminando nesse difícil mas aliciante caminho da produção de cerveja artesanal. Aliás, só para recordar, a LCC irá realizar este fim-de-semana mais um curso de elaboração de cerveja a partir de grão. Podem ver mais aqui:

http://www.cervejacaseira.com/cursos.htm

Mas voltando ao encontro, várias foram as cervejas degustadas, umas artesanais, outras industriais e ainda algumas que se encontram num patamar que se poderá designar por semi-industriais. A grande vencedora da noite acabou por ser uma IPA produzida pelo ptlsousa. E não se pense que a concorrência era fraca: uma Floreffe Prima Melior, uma La Binchoise Noel, Westmalle Dubbel... Enfim, muitas cervejas, para todos os gostos, mas a melhor foi mesmo a IPA da Maia! Grande cerveja. Parabéns Pedro! Todos concordámos que uma cerveja com tanta qualidade devia ser produzida e comercializada, para que o povo percebesse a que ponto pode chegar a qualidade de uma cerveja. Infelizmente, não sei se o gosto dos portugueses já é sofisticado o suficiente para apreciarem uma IPA. Mas nós cá estamos para alterar essas mentalidades! Também gostámos bastante de uma Strong Ale também elaborada pelo ptlsousa. Muito saborosa mas sem chegar à genialidade da IPA.

Obrigado também ao Miguel que levou umas salsichas, pão e batatas para irmos reconfortando o estômago. E também ao cerevisiae que mais uma vez acolheu este grupo de alcoólicos disfarçados de apreciadores de cerveja! :mrgreen:

Quanto a fotos só tirei uma! :oops: Mais uma vez as pilhas da máquina falharam no momento exacto. Mas foi um encontro que ficará por certo nas nossas memórias.

Imagem

Abraço,
Última edição por bmxutos em quinta nov 08, 2007 22:16, editado 2 vezes no total.

cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » quinta nov 08, 2007 12:07

Aos interessados em bases de copos, coasters, bolachas, etc.
abaixo um site de brasileiro com fotos de suas bolachas e aproveitem, entrem em contato pois de Portugal ele tem poucas.

http://coasters.sites.uol.com.br/

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta nov 08, 2007 18:20

a bem da justiça e da dignidade quero so reforçar o q o nosso presidente disse acerca da IPA do nosso confrade ptlsousa

é simplesmente uma das melhores cervejas q ja bebi, e sem duvida a melhor artesanal de todas as q provei ate agora. parabens, muito sinceros e merecidos e o meu obrigado por te lembrasres de nós qd fazes cerveja. a gente tb se lembra de ti qd a bebe :-)

queria propor aqui formalmenmte algo q ja ha muito q andamos a falar e nunca mais fazemos (por este caminho qq dia vamos pra politica):

eu tou mto interessado (e os demais confrades ontem presentes tb penso q sim) em comprar cerveja artesanal e com maioria de razao daquelas q tenho provado

se o meu confrade e amigo ptlsousa nos quiser honrar com essa venda seria de todo o agrado. é so dizer qt custa cada garrafa e arranjamos maneira de elas virem pra baixo e o cheque ir pra cima

acho engraçada a ideia (e espero q mais gente tb ache) de podermos comprar os resultados das aventuras cervejeiras de quem de factro percebe do assunto, penso q isto aceleraria o ritmo das inovaçoes, pq mais rotaçao é mais dinheiro q é mais investim ento em novos lotes e por ai fora

fico a aguardar respostas à minha proposta, se nao for pra frente o assunto fica entao encerrado por aqui, nao se fala mais nisso
e amigos como sempre

mais uma vez a referencia a uma excelente noite passada entre amigos, bem hajam

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » quinta nov 08, 2007 19:40

mitos Escreveu:a bem da justiça e da dignidade quero so reforçar o q o nosso presidente disse acerca da IPA do nosso confrade ptlsousa

é simplesmente uma das melhores cervejas q ja bebi, e sem duvida a melhor artesanal de todas as q provei ate agora. parabens, muito sinceros e merecidos e o meu obrigado por te lembrasres de nós qd fazes cerveja. a gente tb se lembra de ti qd a bebe :-)

queria propor aqui formalmenmte algo q ja ha muito q andamos a falar e nunca mais fazemos (por este caminho qq dia vamos pra politica):

eu tou mto interessado (e os demais confrades ontem presentes tb penso q sim) em comprar cerveja artesanal e com maioria de razao daquelas q tenho provado

se o meu confrade e amigo ptlsousa nos quiser honrar com essa venda seria de todo o agrado. é so dizer qt custa cada garrafa e arranjamos maneira de elas virem pra baixo e o cheque ir pra cima

acho engraçada a ideia (e espero q mais gente tb ache) de podermos comprar os resultados das aventuras cervejeiras de quem de factro percebe do assunto, penso q isto aceleraria o ritmo das inovaçoes, pq mais rotaçao é mais dinheiro q é mais investim ento em novos lotes e por ai fora

fico a aguardar respostas à minha proposta, se nao for pra frente o assunto fica entao encerrado por aqui, nao se fala mais nisso
e amigos como sempre

mais uma vez a referencia a uma excelente noite passada entre amigos, bem hajam

Podes contar comigo! :D

Abraço

Vic

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta nov 08, 2007 20:06

Boas,

Fico muito contente por terem apreciado essa cerveja tanto como eu.
Não consigo imagina-la a competir contra uma Westmalle, mas vocês lá sabem...

Gostei muito do que escreveram e sinto-me elogiado, apesar do caminho ainda ser longo até perceber alguma coisa desta arte. Agora, todo o trabalho , chatices e dinheiro que investi começam a falar por si...

Concordo com as vossas ideias e vou apoiá-las...

Em breve, trarei mais surpresas... mas deixem primeiro prová-las! :D

Gostava de saber as notas de prova da IPA e da Belgian Strong Ale, para melhorar os erros detectados.

Um grande agradecimento à malta espectacular do CdM,
P. Sousa

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quinta nov 08, 2007 23:06

A minha estreia nestas andanças não poderia ter corrido melhor (bem talvez tirando o banho iniciático de vinho no início da noite :mrgreen: ). Boa cerveja e boa companhia.

Foi também uma estreia para mim no que respeita às cervejas artesanais. E que estreia!!! Subscrevo totalmente aquilo que o Bruno e o mitos aqui disseram. A IPA foi realmente a rainha da noite. Muitos parabéns, Pedro. Tens aqui mais um potencial comprador :D

Abraço

Fernando

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quinta nov 08, 2007 23:52

Mais uma noite de muito boa cerveja e muito boa camaradagem.

Umas notas rápidas que o tempo não é muito:

1. Foi o encontro CdM mais participado até hoje: éramos 7: 5 CdM's (1 estreia, o Fernado Barbas) + 2 homebrewers (1 repetente + 1 estreante), díscipulos do Fernando Ceres;

2. Muita cerveja boa com especial destaque para as artesanais do PTL (ai aquela IPA!... racho uma grade com mais dois ou três...);

3. Alguma cerveja sofrível (má mesmo, para alguns): as Lauterbachers que se encontram agora no ECI; parece que entre os CdM's lisboetas não há apreciadores de Bocks e Doppelbocks...;

4. Algum off-topic :roll: (mais uma vez , da responsabilidade do Ceres - correm rumores de que ele, afinal, não gosta de cerveja :shock: ); Desta vez não foi o vinho: foi Whiskey, ao que parece, a grande paixão do (ex?)guru da cerveja, Michael Jackson :shock: :shock: :shock: :( ;

5. Michael Jackson que, mesmo assim, mereceu um brinde (mais de 2 meses após o seu falecimento);

6. Ficou agendada uma brewing session de Oatmeal Stout e Witbier para 16Dez. Eu e o Mitos oferecemo-nos como cobaias para deitar umas grades abaixo... Agora que todos viraram brewers, alguém tem de manter a tradição 8) :wink:...

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quinta nov 08, 2007 23:55

ptlsousa Escreveu:Gostei muito do que escreveram e sinto-me elogiado, apesar do caminho ainda ser longo até perceber alguma coisa desta arte. Agora, todo o trabalho , chatices e dinheiro que investi começam a falar por si...

E já são bastante fluentes!...

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quinta nov 08, 2007 23:58

mitos Escreveu:

Apoiado!

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta nov 09, 2007 13:30

duas notas sobre a sessao de 16 de dez:

1 - eu faço o almoço e levo pra cave do pecado ;-)

2 - seria uma optima ocasiao pra conhecermos a malta do norte, tomara q pudessem vir ate ca baixo (espero q o meu almoço esteja à altura das vossas cervejas)

chegada a altura contamos qts somos

abraços

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado dez 01, 2007 0:23

Caríssimos,

para além da sessão de 16 do corrente, que ainda está em cima da mesa, há que começar a pensar na nossa tertúlia mensal que, desta vez, ocorrerá no dia 5 de Dezembro.

Local escolhido? O British Bar, em Lisboa, como não podia deixar de ser. Aliás, até podia e, como já referi em outros posts, tinha muito prazer que se realizasse um encontro no norte, com o muito pessoal que vive por essas bandas. É preciso é haver iniciativa e participantes. Tudo o resto viria por acréscimo.

Bom, quarta-feira lá vos espero. A partir das 22h. Não podendo estar presentes, de certeza que brindarei em vossa memória, em especial à rapaziada acima do Tejo (tom_po, ptlsousa, hrguedes, emsfc, Rasec, Canecas, cervisiafilia e Ricardo Costa - estes ainda um pouco mais longe - e todo o restante pessoal que tem ajudado a cimentar esta pequena mas valorosa comunidade). Enfim, espero que na 4ª feira pelas 22h, mesmo que não seja juntos, todos possamos beber uma boa cerveja em honra disso mesmo: das boas cervejas. E, já agora, dos bons amigos.

Abraço,

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » domingo dez 02, 2007 14:57

tentarei ir mas nao posso dar 100% certeza

se por acaso nao puder ir por favor comecem voces a contabilizar as presenças previstas pro almoço de 16

tenho duas sugestoes pra ementa, uma mais leve outra assim mais à homem, peço aos convivas e sobretudo aos mais entendidos sobre o casamento comida cerveja pra se pronunciarem:

1. prato à base de bacalhau mas sem bacalhau, so com a inspiração, uma imitação diria (parece estranho mas é mto bom e acho q liga bem c degustação de varias cervejas)

2. uma feijoada carregadinha daquelas coisas q so fazem é mal (exigem umas cervejas assim mais pro encorpado, digo eu, nao sei)

escolham e pronunciem-se, claro q aceito quaisquer outras sugestoes da vossa parte, desde q eu as saiba fazer :-)

abraços

mitos

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça dez 04, 2007 14:50

mitos Escreveu:tentarei ir mas nao posso dar 100% certeza

se por acaso nao puder ir por favor comecem voces a contabilizar as presenças previstas pro almoço de 16

tenho duas sugestoes pra ementa, uma mais leve outra assim mais à homem, peço aos convivas e sobretudo aos mais entendidos sobre o casamento comida cerveja pra se pronunciarem:

1. prato à base de bacalhau mas sem bacalhau, so com a inspiração, uma imitação diria (parece estranho mas é mto bom e acho q liga bem c degustação de varias cervejas)

2. uma feijoada carregadinha daquelas coisas q so fazem é mal (exigem umas cervejas assim mais pro encorpado, digo eu, nao sei)

escolham e pronunciem-se, claro q aceito quaisquer outras sugestoes da vossa parte, desde q eu as saiba fazer :-)

abraços

mitos

Gosto das duas sugestões. Mas não sei se não me inclino para a feijoada. Mas é uma luta renhida, diga-se! (Chef)

Mas espero poder abordar esse assunto contigo amanhã. Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça dez 04, 2007 22:29

ainda não sei se posso ir amanhã ... mas vou tentar

relativamente ao dia 16 inclino-me mais para o falso bacalhau, seja isso o que for ! Combinar cerveja e feijoada não é nada fácil devido aos enchidos.

é só uma ideia.

até breve,

Fernando

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » terça dez 04, 2007 23:48

Boas

Amanhã vai ser impossível para mim :(

Bebam uma Scaldis por mim :D

Abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta dez 06, 2007 18:21

Caros amigos,

realizou-se ontem mais um encontro do CdM, o qual não foi dos mais concorridos mas que, como sempre, contou com boas conversas e cervejas. E para o ano lá estaremos novamente.

Para os mais assíduos fica marcado novo encontro para 16 deste mês.

Abraço,

Voltar para “FESTIVAIS E OUTROS EVENTOS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes