I Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

I Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 10:54

Caros confrades,

desde o início deste meu sonho de colocar a cerveja no lugar que eu acho que ela merece e que não lhe é reconhecido, que me apercebi que muito do desenvolvimento da cultura cervejeira em Portugal passaria pelo crescimento dos homebrewers, pela divulgação das suas actividades e produtos. Todavia, até existir o fórum, não tinha bem a percepção de quão atrasada estava esta actividade no nosso país. Felizmente, o pouco pessoal que produz faz essa actividade com qualidade e o número de interessados tem vindo a crescer gradativamente. Já tive oportunidade de o aferir pessoalmente, fosse pelas excelentes cervejas do ptlsousa ou do Cerevisiae ou pelas primeiras produções (bem conseguidas, diga-se), do confrade McQueen, por exemplo.

Parece-nos chegada a hora de divulgar ainda melhor esta nobre actividade, aumentando o interesse das pessoas pela produção de cerveja caseira e artesanal e chamando a atenção para um produto que tem sido constantemente arredado das luzes da ribalta, muitas das vezes imerecidamente. Por outro lado, o convívio que vamos tendo aqui no fórum é muito agradável, assim como os encontros que vamos fazendo no British Bar ou na LCC. Acho, contudo, que podemos ainda aumentar o nosso grau de coesão, o nosso espirito de grupo, e nada me parece melhor que um encontro que possa ter uma dimensão mais global e não apenas local.

Depois deste longo intróito, gostava de vos convidar a todos a participar no I Concurso Nacional de Cerveja Caseira e Artesanal.

Este Concurso terá uma componente competitiva, é certo, mas acima de tudo será uma jornada de confraternização entre cervejeiros e meros apreciadores de cerveja. Sim, porque contamos mesmo com TODOS para participarem neste evento. As coisas ainda estão muito no início e muito caminho falta ainda percorrer. Mas acho que é importante deixar já este post, nomeadamente com a data do Concurso e respectivo Regulamento. O regulamento foi elaborado pelo Fernando da LCC e por mim, com a preciosas ajuda de alguns membros da ACervA Carioca, nomeadamente o Tiago Dardeau da Confraria do Marquês, Sérgio Fraga (da Cervejaria Fraga), Bruno Stehling, Luiz Guilherme e Talita Figueiredo, pessoal que, de algum modo, já organizou ou participou nos Concursos da ACervA.

Pessoalmente, gostava de deixar um agradecimento especial ao amigo cervisiafilia, pelo empurrão que tem tentado dar para que nos organizemos, ao McQueen, pelas ideias muito boas que trouxe e, obviamente, ao meu co-organizador, o Cerevisiae, por ter acalentado esta ideia durante tanto tempo e pelo esforço que tem feito para que este evento se tornasse uma realidade.

Finalmente, uma nota para o Regulamento. É um documento com 6 páginas (se visto em Word) mas que está escrito em letra grande, com largo espaçamento, para que tudo seja bem claro e visível. Se tivéssemos escrito em arial 12 e com parágrafo simples, tinhamos apenas 3 páginas. Aliás, pelo menos 1 1/2 pagínas são com a descrição dos estilos do BJCP. Espero, pois, que o tamanho não vos faça confusão e que tudo seja claro. Caso contrário, estaremos aqui para tirar duvidas e, eventualmente, fazer melhorias no documento.

Último apontamento: gostaríamos muito que este encontro fosse não apenas dos cervejeiros caseiros mas também de todas as pessoas que, de algum modo, se interessam pela cultura da cerveja, sejam eles degustadores, coleccionadores ou apenas curiosos. Por isso, estamos a pensar organizar um almoço no dia do evento, Digam-me se acham a ideia boa e se estão interessados em participar.

Forte abraço,
Última edição por bmxutos em segunda mar 09, 2009 9:26, editado 2 vezes no total.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 11:22

Data da realização do I Concurso Nacional de Cervejas Caseira e Artesanais: 25 de Maio de 2008

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 14:15

E aqui está o Regulamento nas páginas do CdM

http://www.cervejasdomundo.com/Regulamento_Concurso.htm

Em breve estará também disponível a Ficha de inscrição.

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jan 21, 2008 14:30

Viva,

Este é um dos meus sonhos mais antigos: reunir os adeptos nacionais da Zimurgia e fazer um concurso onde possamos provar aquilo de melhor que se faz por cá.
Parece-me que este ano estão reunidas as condições para podermos sonhar um pouco mais alto e tornar o concurso de cerveja Caseira uma realidade. Espero que haja muitos participantes com muitas e boas surpresas.

Como co-organizador deste evento exorto todos os amantes da Zimurgia a meter mãos à obra e contribuir para o primeiro evento deste género em Portugal.

Saudações Cervejeiras,

Fernando

VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda jan 21, 2008 17:13

:D Uau! Grande ideia!!!
Vamos poder inscrevermo-nos como provadores? :D

Abraço e felicidades para o evento!

r3b3l
Beer Hunter
Registado: sexta dez 28, 2007 13:17

Mensagempor r3b3l » segunda jan 21, 2008 17:20

Bem, podem contar comigo pelo menos como concorrente (mas se precisarem de ajuda com alguma coisa, tenho todo o gosto em ajudar). Vou começar a planear a cervejinha!!! :D

Abraço,
Miguel
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 18:26

VicMaP Escreveu::D Uau! Grande ideia!!!
Vamos poder inscrevermo-nos como provadores? :D

Abraço e felicidades para o evento!

Bom, não estava a prever a inscrição de provadores, apenas de produtores... :D

Toda a gente está convidada a aparece. Vai ser um convívio geral de apreciadores de cerveja, sejam eles produtores ou não. Aliás, como referi, se houver interesse podemos tentar combinar um almoço antes do concurso em si.

Quanto à prova: quem produz cerveja tem sempre prazer em ver os seus produtos degustados por outros pareciadores pelo que acredito que quem concorrer, irá com certeza trazer umas cervejas a mais para os mirones experimentarem... :wink:

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jan 21, 2008 18:29

r3b3l Escreveu:Bem, podem contar comigo pelo menos como concorrente (mas se precisarem de ajuda com alguma coisa, tenho todo o gosto em ajudar). Vou começar a planear a cervejinha!!! :D

Essa vontade é que eu gosto de ver. Era bom termos um número razoável de participantes por forma a divulgarmos decentemente a nossa arte. Imaginem se, por acaso, aparece algum órgão de comunicação social e temos apenas três concorrentes...? :?

Mas tenho confiança que esse número será triplicado ou mesmo quadruplicado.

Abraço,

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » segunda jan 21, 2008 18:29

Os meus mais sinceros parabéns aos organizadores, o regulamento está muito bom!!

Adorava estar presente no evento, na pior das hipóteses como curioso e amigo da causa! Nessa impossibilidade, desejo a todos o maior sucesso!

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda jan 21, 2008 21:11

Sinceramente, estão de parabéns!
Espero que corra muito bem e que se repita por muito tempo.

Quanto ao interesse pelos media, é tudo muito relativo... Se houver um jogo de futebol nesse dia, a atenção estará toda concentrada nesse evento!

Espero poder participar, mas tudo depende do tempo disponível, de uma boa fermentação e uma receita bem desenhada.

Prevejo que este evento terá um grande impacto no futuro da cerveja em Portugal.

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda jan 21, 2008 21:31

Li, aceito o regulamento do concurso e podem contar comigo como participante.
Parabéns à organização!!

Abraço

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » segunda jan 21, 2008 22:46

Hummm concurso de cerveja caseira....
Antes de dar a provar um qualquer veneno que produza será melhor afinar o processo.... Bem, primeiro criar o processo visto que que por enquanto sé tenho a vontade :)

Força caros cervejeiros!

Vou tentar estar presente, quanto mais não seja para provar alguma :)

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » terça jan 22, 2008 7:37

Este tempo todo a falar de um Concurso de Cerveja Caseira e depois apresentam um regulamento daqueles???

Só podia sair uma coisa bem construida, atractiva e apaixonada!!!

Os meus sinceros parabéns (App)

Contém comigo para estar presente seja em que modalidade for (degustador, coleccionador, vendedor de bolachas do mitos) :D

Vão fazer algum press-release? Tenho alguns contactos na imprensa regional que posso usar.

Um abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça jan 22, 2008 10:52

barbas Escreveu:Este tempo todo a falar de um Concurso de Cerveja Caseira e depois apresentam um regulamento daqueles???

Só podia sair uma coisa bem construida, atractiva e apaixonada!!!

Os meus sinceros parabéns (App)

Contém comigo para estar presente seja em que modalidade for (degustador, coleccionador, vendedor de bolachas do mitos) :D

Vão fazer algum press-release? Tenho alguns contactos na imprensa regional que posso usar.

Um abraço

Fernando

Caro barbas, obrigado!

E é claro que contamos contigo para as funções que bem entenderes. Como já disse, o cerne da questão é mesmo termos cervejeiros em número suficiente para que possamos ter uma verdadeira competição. Mas esta será também uma jornada de confraternização e por ser a um domingo e com um feriado próximo (possível ponte), espero que pessoal doutras áreas do país se possa juntar a nós.

Relativamente à divulgação, qualquer notícia sobre o evento será óptima. Mas, ressalvo mais uma vez, temos é de incentivar os nossos confrades cervejeiros a participar, sejam eles experts ou iniciados.

Este será, de facto, um teste fulcral ao futuro de outras actividades, como sejam novos concursos de cerveja caseira, clube de cervejas, a magazine trimestral, concursos de degustação de cervejas comerciais (com todos os membros a participarem e com 30 ou 40 variedades diferentes de cerveja), etc, etc. Esperemos que tudo resulte! :):)

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça jan 22, 2008 18:48

Boas!

O nosso amigo Carlos "cervisiafilia" está a ajudar à divulgação do nosso concurso além fronteiras. Vai daí, pegou num banner que tenho "algures" no site e fez este bonito trabalho:

Imagem

que podem ver na página inicial do seu site:

http://br.geocities.com/cervisiafilia/

É uma boa oportunidade para, quem ainda não o fez, visitar o excelente site deste nosso confrade. Pessoalmente, gosto muito da parte dos rótulos e anúncios antigos. Sou um nostálgico... :D

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça jan 22, 2008 18:54

Cá pelo burgo, outros amigos se encarregam de fazer chegar esta boa nova a mais pessoas.

É o caso do nosso poeta/degustador-mor Vic, que incluiu no seu Ruivas Louras e Morenas um grande destaque ao nosso Concurso. Descobri o facto por acaso, numa das minhas várias incursões ao seu excelente blog.

http://ruivaslourasemorenas.blogspot.com/

Vejam como ficou e aproveitem para se deliciar um pouco com alguns dos textos do Vic.

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça jan 22, 2008 21:19

Temos que agradecer ao Vic a divulgação.

Também espero que "25 de Maio de 2008 marcará o início de uma nova era no modo de encarar a cerveja em Portugal"

Só tenho pena de não concorrer :-(

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quarta jan 23, 2008 10:01

Uma pergunta quanto aos estilos do BJCP, onde posso encaixar uma imperial pilsner? Nas Specialty beers? Acho que já tenho 3 cervejitas dignas de levar a concurso... :P

Abraço,

Miguel
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta jan 23, 2008 10:35

r3b3l Escreveu:Uma pergunta quanto aos estilos do BJCP, onde posso encaixar uma imperial pilsner? Nas Specialty beers? Acho que já tenho 3 cervejitas dignas de levar a concurso... :P

Boas R3b3l,

como já disse algures, os estilos definidos pelo BJCP estão bem formatados e quando surge algo fora do comum é difícil de encaixar neles. Tal acontecerá com uma Imperial Pilsner. Mas o interessante da coisa é também aproveitarmos estas definições e o regulamento.

Vou dar um exemplo: imagina que fizeste uma cerveja e a inscreves como Bitter (a definição do estilo em que a inscreveste será obrigatória e constará da ficha de inscrição). Apesar da cerveja poder estar bastante boa, não respeita completamente o estilo Bitter, pelo que levas só um 7/10. No entanto, o júri achou que se tivesses inscrito a cerveja como uma IPA, já poderia ser um 8 ou 9/10.

O que é que eu quero demonstrar com este exemplo? A tua Imperial Pilsner pode não encaixar em nenhum dos estilos clássicos do BJCP. Mas serás tu que vais definir qual será o estilo pela qual a queres ver avaliada. Se vires que ela está próxima duma Vienna Lager ou duma Marzen, por exemplo, não perdes nada em a inscrever nesse estilo. É que a categoria das Specialty Beer acaba por ser muito genérica e não possibilitam ao júri uma apreciação muito objectiva, pelo que costumam ser penalizadas em termos de pontuação. Nao digo que nós o façamos, mas em termos internacionais é o que se passa.

Não sei se fui muito claro mas o que quero dizer é que não perdes nada em trazer a tua Imperial Pilsner. nem que seja para nós a degustarmos :P

Abraço,

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quarta jan 23, 2008 11:59

Ok, obrigado! Agora uma pergunta quanto ás garrafas. O regulamento só fala em cápsulas prateadas ou douradas. Uma das cervejas que gostava de levar ao concurso já está engarrafada e em garrafas de 50cl com tampa mecânica. São admissíveis ou só mesmo cápsula metálica?

Abraço,

Miguel
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta jan 23, 2008 12:15

OOPs Não previmos esta no regulamento :shock:

Terei que falar com o Bruno, mas na minha opinião se as cápsulas "flip-top" não contiverem pinturas ou inscrições serão admissíveis.

O objectivo de serem cápsulas douradas ou prateadas é o de impedir que a garrafa seja identificável e que isso possa influenciar o júri.

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quarta jan 23, 2008 18:09

r3b3l Escreveu:Uma pergunta quanto aos estilos do BJCP, onde posso encaixar uma imperial pilsner? Nas Specialty beers?

A questão é bastante pertinente e até já foi discutida no Fórum da BJCP:
It would best be entered as a specialty beer under the BJCP styles today. Just calling it "imperial pilsner" is self-descriptive enough for most judges, I'd think. I interpret "imperial" in the same way as "double" or "extra". It doesn't necessarily imply a historical style that was created during or to be sent to an Empire, although that's what it originally meant. Mostly it's an homage to the imperial stout style. We had the debate when we created the Imperial IPA style. The notes for the style say that it totally arbitrary (look in the "history" section) and that others are equally valid. Rogue first started using it with the I2PA and I thought it sounded better than "double IPA". I would agree with you that its common usage is "a somewhat generic term for an over-the-top version of an existing style".

I think it's likely to be a specialty beer as far as the BJCP is concerned until it's clear whether it's a fad or not. In the introduction to the specialty beer style, it specifically says that the category is for "Out-of-style variations of existing styles (e.g., low alcohol versions of other styles, extra-hoppy beers, "imperial" strength beers)". The India Brown Ale beer fits here too, for example.

I would think it would likely appear in the BA style guidelines sooner since those reflect the trends craft brewers often follow. If someone writes up a style description, we would likely use it as a reference for those entering a specialty beer rather than placing it into its own category. If it does take off (like IIPA), then we'd likely do something with it but it probably won't be quickly.

Abraço

Fernando

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quarta jan 23, 2008 18:20

Mas realmente o Bruno tinha razão no que dizia, quanto ás specialty beers serem uma categoria ingrata, visto ser uma categoria tão abrangente que é difícil para o júri ter uma referencia clara em que basear a degustação, visto que vale quase tudo menos arrancar olhos.

Abraço,

Miguel
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta jan 23, 2008 19:34

r3b3l Escreveu:Ok, obrigado! Agora uma pergunta quanto ás garrafas. O regulamento só fala em cápsulas prateadas ou douradas. Uma das cervejas que gostava de levar ao concurso já está engarrafada e em garrafas de 50cl com tampa mecânica. São admissíveis ou só mesmo cápsula metálica?

Boas!

A questão não reside no facto de não ter pensado no assunto. Quem faz cerveja caseira sabe perfeitamente que as garrafas de swing-top são excelentes para engarrafar. A corrida desenfreada às Grolsch não é por acaso...

A questão é que não estava à espera que alguém já tivesse feito uma cerveja por esta altura. E, desse modo, eliminei as swing-top do regulamento pois o que se pretende é que as cervejas venham o mais descaracterizadas possíveis. É óbvio que não há limitações a quem traga cervejas em garrafas de Orval, mas parece-me algo pouco verosímel.

A questão que agora se coloca é a seguinte: sinceramente, não estava nos meus planos mudar muito o regulamento, a não ser que alguma falha importante fosse detectada. Ora, como esta situação foi propositada, mais relutante ainda fico. Por outro lado, custa-me muito eliminar uma cerveja sabendo que o número de participantes e de cervejas é essencial para que isto corra bem. Aliás, é o objectivo desta conversa toda. Por isso, estou tentando a mandar o regulamento às urtigas (leia-se alterá-lo) e admitir cápsulas swing-top. Mas vou ter de pensar nisso e dialogar com o oráculo... :wink:

Abraço,

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quarta jan 23, 2008 22:30

Compreendo perfeitamente se não for admissível... Tal como tu não estavas à espera que já houvesse cerveja para o concurso, também eu estava à espera que houvesse um concurso a onde levar esta cerveja quando a fiz, na véspera de natal. Alias, por acaso, engarrafei-a no dia que ouvi falar do concurso, na semana passada, antes da publicação do regulamento, esta segunda feira.

Ora o concurso por acaso veio aparecer numa altura em que a minha produção caseira anda em alta, a melhorar em qualidade e a aumentar em quantidade (com uns 2 a 3 lotes por mês), com alguma variedade, uma ou duas delas bem dignas (pelo menos para mim, não porque pense ganhar, apenas pelo gozo de ver o que pensariam outros apreciadores de cerveja delas, e pelo gozo de participar) de ir a concurso, e capazes de aguentar bem até lá e até melhorar com o tempo de espera até ao dito dia 25 de Maio.

Mas claro que compreendo se não for admissível, alias, um molho de garrafas flip top, numa multidão de garrafas com tampa metálica, a menos que mais alguém as utilizasse , era de facto uma marca identificativa, a quem tivesse lido este post, pelo menos.

Caso não seja admissível, não há problema, tenho tempo de sobra para refazer a mesma receita, se calhar até com algumas melhorias, e em nova garrafa, com cápsula metálica. Tenho intenção de apresentar alguma variedade a concurso, não há de ser por não levar esta que isso não acontecerá. Também planeio fazer uma ou duas propositadamente para o concurso.

De resto, quanto à garrafa em questão, só posso dizer que não é grolsch, nem de nenhuma outra marca comercial. É uma garrafa normal, sem nenhuma marca distintiva (excepto o facto de ser flip top), comprada nova, especificamente para engarrafar cerveja. Uso garrafas quer de 25cl, 33cl e 75cl com cápsula metálica, garrafas de 50cl com flip top e ainda mini barris de 5L (não se preocupem que não entrego nem nas de 25cl nem nos barris). Esta, por acaso, engarrafei nas flip top.

Abraço,

Miguel
cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » quinta jan 24, 2008 9:20

Mas, já é uma fábrica artesanal com produção maciça????
Este é um bom exemplo para os confrades que só põem dificuldades.

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quinta jan 24, 2008 10:01

Bem, não lhe chamaria tanto.... São só 3 fermentadores a debitar cerveja continuamente (desde o fim de novembro), entre os 10 e os 20 litros cada um :P De certeza que alguém aqui terá produções bem maiores.... Ainda me falta muito para ser fábrica, mesmo que artesanal....

Abraço,

Miguel
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta jan 24, 2008 16:31

Acho que seria muito mais simples regulamentar que as garrafas para concurso teriam de ser de SB ou Sagres com ou sem retorno!

Desta forma, as garrafas seriam homogéneas e evitariam identificações, suposições, etc...

Quanto às cápsulas, espero que não tenha problemas. Não escolho prateadas, douradas ou azuis! Compro as únicas que existem por aqui!

Porque não fazer uma prova cega das cervejas?
Ninguém via as garrafas ou cápsulas...

Mas, já é uma fábrica artesanal com produção maciça????
Este é um bom exemplo para os confrades que só põem dificuldades.

Ignorar as dificuldades será valentia ou ingenuidade?
Uma folha de lixa vista de longe parece apenas uma folha de papel...

No entanto, os 20 L de cerveja "a", 30 L de "b", 30 L de "c" que estão a maturar, mais os 30 L de "d" e 30 L de "e" no fermentador 1º e 2º (sem esquecer os cerca de 20 L de Pilsen que ainda devo ter para beber), mostram que, vista de perto (e agora que fiz as contas pela primeira vez), parece alguma coisa... Sem contar com as multi-tarefas que tenho no dia-dia, poucas horas de sono (poucas mesmo) e almoços por fazer, conto ainda com a elaboração de algumas cervejas, não propositadamente para o concurso, mas porque estão agendadas (alguma irá a concurso, de certeza).

Enquanto escrevia isto fui interrompido 4 vezes, por causa do trabalho (no momento que seria de pausa).

Para muitos isto é uma realidade, para outros... um devaneio!
Última edição por ptlsousa em quinta jan 24, 2008 22:47, editado 1 vez no total.

Abraço,

P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quinta jan 24, 2008 22:46

ptlsousa Escreveu:Acho que seria muito mais simples regulamentar que as garrafas para concurso teriam de ser de SB ou Sagres com ou sem retorno!

Desta forma, as garrafas seriam homogéneas e evitariam identificações, suposições, etc...

Quanto às cápsulas, espero que tenha problemas. Não escolho prateadas, douradas ou azuis! Compro as únicas que existem por aqui!

Concordo com o Pedro neste aspecto. Faria sentido homologar um modelo de garrafa que fosse acessível a todos e que pusesse de lado quaisquer sugestões sobre a sua origem. O mesmo em relação às cápsulas. Poder-se-ia, por exemplo, aumentar ligeiramente o preço da inscrição e, ao fazê-lo, fornecer um conjunto de cápsulas "oficiais".

Não podemos, no entanto, ser mais papistas que o Papa neste 1º Concurso. Os organizadores do evento fizeram um excelente e meritório trabalho, não só a elaborar o regulamento, mas a criar de raiz uma iniciativa que, estamos todos de acordo, fazia falta para agitar o mundo da cerveja. Não sei qual será a posição deles mas, pessoalmente, acho que não valerá a pena estar a alterar o regulamento por esta questão ou outras que irão certamente surgir. Vamos aprender com este 1º Concurso e melhorar as coisas para o 2º, 3º, 4º...

Abraço

Fernando

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quinta jan 24, 2008 22:50

barbas Escreveu:O mesmo em relação às cápsulas. Poder-se-ia, por exemplo, aumentar ligeiramente o preço da inscrição e, ao fazê-lo, fornecer um conjunto de cápsulas "oficiais".

Ai o único problema é o facto da inscrição ser feita a quando da entrega da cerveja engarrafada. Ai as cápsulas vinham tarde demais....

Abraço,

Miguel

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes