Quanto ao título do tópico, "Comprar cerveja nos States", creio que posso dizer que tenho a experiencia toda.
Gostaria de frisar alguns pontos curiosos acerca da compra e consumo da cerveja pelos americanos e criar também uma comparação com os portugueses, embora já não vá a Portugal á muitos anos e desconheça agora um pouco da realidade.
Nos states os locais de venda de alcoól são bem demarcados dos restantes, ou seja, nos supermercados, bombas de gasolina, centros comerciais com restaurantes, alguns restaurantes e bares não podem vender cerveja, ou outras bebidas alcoólicas.
Habitualmente encontramos a cerveja em lojas específicas para vender alcoól, as "liquor stores". Certos restaurantes e bares podem vender alcoól mediante uma "licença de alcoól". Estes locais são sujeitos a inspecções periódicas regulares pelas autoridades da divisão alimentar do departamento da agricultura dos states.
A licença de álcoól está inerente ao local comercial e se o proprietário vender esse local não pode levar a licença consigo. Essa licença reverte ao proprietário seguinte.
Bem... mas isto é muita politiquice, por isso gostaria só de salientar que a venda não é como em Portugal, onde é impensável um bar não ter umas cervejinhas.
Outro assunto tem a ver com o comportamento. Em Portugal podemos beber uma cerveja em locais públicos e na rua sem qualquer problema e á vista de todos. Aqui nos states (isto também depende de certos estados), não podemos estar a beber alcoól na rua, pelo menos com o rótulo á mostra. Então é muito comum ver certas pessoas a beber uma bebida numa esquina qualquer, de uma garrafa ou lata, mas cobertas por um pequeno saco de papel pardo. Podem constatar isso em certos filmes onde se vêem tipos sem abrigo, debaixo de pontes, ao pé de fogueiras e a beber de dentro de um saco de papel. Só estão a cumprir a lei.
Outra curiosidade que me lembre agora, tem a ver com o embalamento. Creio que para tornar as transacções e o transporte mais fácil, criaram-se aqui algumas embalagens "standart", mas para muitas marcas e variedades de cervejas diferentes.
Por exemplo posso comprar um 12 pack de garrafas da Warsteiner e outro 12 pack da Urquell ou da Stella Artois exactamente com o mesmo tamanho. Caixa de cartão com uns orifícios em cima a servir de pega de transporte. Um picotado na parte superior para abrir a caixa e retirar as garrafas por aí. Há também os six pack onde as garrafas estão livres de serem retiradas. É um avançado pedaço de cartão que se desdobra e se transforma numa caixinha para colocar seis garrafas, tendo no meio uma pega de cartão para transportar.
No liquor store onde costumo ir, felizmente posso construír o meu six pack , com as cervejas que eu quero.
Isto tudo é melhor ser retratado com fotos e espero numa próxima oportunidade mostrar algumas coisas.
Saudações do outro lado do Oceano.