barbas Escreveu:Fiz um pequeno exercício com uma loja online (
http://www.thebelgianbeershop.com).
Peguei em duas cervejas que estavam à venda e fiz as contas tendo em conta a modalidade 3 garrafas x 2 cervejas para cada sócio do clube:
Moeder Overste 8º 78€ (30 Garrafas)
Corsendonk Pater 8° 81€ (30 Garrafas)
Portes 80€ (estimativa para 40 Kg)
Total 239€
Ou seja, para 10 sócios dava cerca de 24€ por mês. Falta ainda contar com os portes e embalagens para sócios fora de Lisboa. Ao comprarmos directamente ao fabricante ou a um distribuidor as coisas poderão ficar um pouco mais baratas, mas tudo vai depender da origem e disponibilidade das cervejas. Acho que 20/25€ mês será um valor razoável a ter em conta.
Abraço
Fernando
Bom exercício do barbas. Dá-nos uma ideia mais exacta daqulo que estamos para aqui a discutir. Apesar de saber que é apenas um exemplo, vou levantar duas questões que me parecem pertinentes.
Em primeiro lugar, e como todos sabemos, comprar cervejas nestas lojas online é pouco menos do que um roubo. Tudo bem, elas estão a fazer o seu negócio mas dar 2,5€ por certas cervejas e com apenas 25cl parece-me demasiado caro. Para que conste, há alguns anos atrás, quando me apaixonei por esta história de degustar cervejas, cedo percebi a limitação do que era oferecido por cá, pelo que recorri algumas vezes a lojas online (quatro ou cinco, para ser mais preciso, uma vez a cada uma). Os preços eram quase proibitivos mas a ânsia de experimentar cervejas novas justificava tudo (bem sei, pareço um toxicodependente a falar!

). O melhor serviço foi-me prestado pela Belgian Shop e pela Beer Mania. Esta última tinha talvez os preços mais acessíveis e uma maior rapidez na entrega. Apesar disso, uma cerveja chegava a custar cerca de 3€.
Dito isto, vou retomar o exercício feito pelo barbas. Vamos lá à Beer Mania e escolhamos 2 cervejas ao acaso (mas que nos possam minimamente interessar)... Bom, pode ser uma Bush Christmas (2,26€) e uma Hommelbier (2,13€). Consideremos que temos 12 membros no nosso clube (número de pessoas que já responderam que estariam interessadas) e cada um dá 20€.
Valor em caixa: 12x20= 240€
Bush: 36x2,26€= 81,36€
Hommelbier= 36x2,13€= 76,68
As 72 garrafas (6 para cada membro) têm um custo total de 158,04.
Ou seja, para transporte sobram 240-158,04=81,96€
Na Beer Mania, enviar um pacote como este para Portugal custa a módica quantia de 190,00€. Mas adoptemos a estimativa do barbas na Belgian Beer Shop de que o custo de envio seja apenas de 80€. Sobra-nos 1,96€. Este valor terá ainda que servir para enviar as cervejas de Lisboa (ou outro qualquer destino, consoante quem fique encarregado de fazer a recepção e posterior distribuição) para os outros locais do país, algo que implica ainda comprar caixas para enviar, plástico protector, esferovite, etc.
Ponto ainda a destacar: a minha estimativa era para a Hommelbier e para a Bush Christmas, assim como a do barbas era para a Moeder Overste e a Corsedonk Pater. São cervejas que, como certeza, nenhum de nós desdenharia, mas não estamos a falar propriamente de uma Nogne Imperial Stout (com um custo aproximado de 3,5€) ou de uma Mikkeller Black Hole (cerca de 4,5€). Eu até consigo comprar estas cervejas e em número assinalável mas são por estes preços. Logicamente que os 20€ nãp seriam suficientes e mesmo os 25€ me parecem curtos.
São apenas mais umas achas para a fogueira
Apesar de, obviamente, querer que esta ideia dê certo.
Abraço,