Fazes Cerveja ???

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.

Que ideia têm da cerveja feita em casa?

Melhor que as cervejas comuns!
36
90%
Razoavel!
3
8%
Atentado à saúde pública...
1
3%

Total de votos: 40
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda out 16, 2006 11:31

Boas,

Quanto à Sidra, não desistas!

Se resultou em vinagre, significa que ocorreram duas fermentações:

- 1º - Fermentação alcoólica (anaeróbia), onde a glucose (C6H12O6) é convertida em álcool (CH3CH2OH) e dióxido de carbono (CO2 gasoso). Esta reacção, levada a cabo pelas leveduras, é bastante complexa, mas o processo principal é o seguinte:

C6H12O6 ====> 2(CH3CH2OH) + 2(CO2)
Açucar ====> Álcool + Dióxido de Carbono
(Glucose) (álcool etílico)

- 2º - Fermentação acética, (aérobia), onde o álcool é oxidado, produzindo-se ácido acético (vinagre):

CH3CH2OH + O2 ----> CH3COOH + H2O
Álcool + Ar ----> Ácido Acético + Água

Ou seja, o mosto da tua Sidra foi engarrafado tarde e/ou teve demasiado contacto com oxigênio.

Abraço,
Pedro Sousa

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda out 16, 2006 11:43

Já agora, aproveito para partilhar as fotos da cerveja (kit Ambiorix), já engarrafada.

Fermentou uma semana!

Repousou no segundo fermentador durante outra semana (para clarificar)!

E foi engarrafada!

Imagem
Garrafas vazias e sujas...

Após retirar os rótulos e desinfectar as garrafas, coloquei a cerveja (com uma pequena quantidade de açucar dissolvido, para se efectuar a 2ª fermentação):

Imagem

... e outro lote...

Imagem

A côr está espectacular, nada turvo!
Valeu a pena esperar! :D

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 16, 2006 12:02

ptlsousa Escreveu:Boas,

Quanto à Sidra, não desistas!

Se resultou em vinagre, significa que ocorreram duas fermentações.

Ou seja, o mosto da tua Sidra foi engarrafado tarde e/ou teve demasiado contacto com oxigênio.

Abraço,
Pedro Sousa

Pois, quando falámos sobre esse assunto, penso que já tinha passado o prazo para separar o líquido da polpa. Deixei essa mistura demasiado tempo a fermentar e quando decantei já cheirava um pouco a vinagre... A partir daí foi sempre a azedar... se calhar até obtive um bom vinagre de cozinha. Não sei é se será comestível.... :)

Quanto tempo achas que devo esperar depois de ter passado a fruta até separar o líquido da polpa?

Um abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

Cerbejolas
Beer Hunter
Registado: quarta mai 31, 2006 0:59

Mensagempor Cerbejolas » terça out 17, 2006 1:43

Caro Pedro,

se bem percebi, colocaste o açúcar e a cerveja ao mesmo tempo na garrafa. Presumo que isso seja para ela refermentar. Qual é o objectivo desta 2ª refermentação. Traz alguma característica especial à cerveja? Se ficasse só com a 1ª fermentação haveria algum problema? Desculpa là estas perguntas básicas mas, como podes perceber, não percebo grande coisa disto! :?

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça out 17, 2006 10:59

Boas,

se calhar até obtive um bom vinagre de cozinha. Não sei é se será comestível.... Smile

Quanto tempo achas que devo esperar depois de ter passado a fruta até separar o líquido da polpa?

Bruno, o vinagre de Sidra é espectacular para temperar frango, especialmente se o fores assar. Não o deites fora! :D

Se utilizares um "borbulhador" (aquela válvula que permite ao CO2 sair sem que o ar entre no fermentador), não precisas de te preocupar muito com o tempo de fermentação.
Sem borbulhador, deixa a tampa encostada (não apertes senão o CO2 não sai) e engarrafa logo que o mosto deixe de mostrar actividade (com o borbulhador é mais fácil de observar, pois deixa de se ver o CO2 a sair).
É dificil dizer o tempo necessário à fermentação da Sidra, depende da levedura (se foi adicionada ou se é selvagem), da temperatura, etc...

O melhor é engarrafar cedo, mas com o risco de rebentar garrafas (o que aumenta o gozo). :D

Qual é o objectivo desta 2ª refermentação. Traz alguma característica especial à cerveja? Se ficasse só com a 1ª fermentação haveria algum problema?

A 2ª Fermentação tem por principal objectivo carbonatar a cerveja (como vai ser produzido CO2 e a garrafa está fechada, este fica parcialmente dissolvido no líquido).
Se apenas fizesse a 1ª Fermentação não havia problema. Poderia engarrafar pouco antes da 1ª Fermentação terminar (esta continuaria a fermentar na garrafa, fornecendo o CO2 ao líquido).
Se engarrafasse demasiado cedo, a produção de CO2 seria crítica e a garrafa poderia ceder (partir o fundo, rebentar, etc).
Se engarrafasse no final da fermentação e não acrescentasse açucares, a cerveja teria pouco CO2. Já fiz um Ale desta forma e bebia-se bem. Mas com CO2 é melhor (sem exagerar, claro)! :D

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça out 17, 2006 18:00

ptlsousa Escreveu:Bruno, o vinagre de Sidra é espectacular para temperar frango, especialmente se o fores assar. Não o deites fora! :D

Se utilizares um "borbulhador" (aquela válvula que permite ao CO2 sair sem que o ar entre no fermentador), não precisas de te preocupar muito com o tempo de fermentação.
Sem borbulhador, deixa a tampa encostada (não apertes senão o CO2 não sai) e engarrafa logo que o mosto deixe de mostrar actividade (com o borbulhador é mais fácil de observar, pois deixa de se ver o CO2 a sair).
É dificil dizer o tempo necessário à fermentação da Sidra, depende da levedura (se foi adicionada ou se é selvagem), da temperatura, etc...

O melhor é engarrafar cedo, mas com o risco de rebentar garrafas (o que aumenta o gozo). :D

Pois... ter garrafas a rebentar um pouco por toda a casa.... é uma ideia engraçada, definitivamente!!!
Bem, pelos vistos ganhei agora um bom vinagre de cozinha e agora sim, vou-me abalançar à sidra de qualidade! :)
Infelizmente vou estar fora do país nas próximas duas semanas e meia, pelo que só deverei voltar à experiência lá para o início de Novembro. Entretanto vou ver se compro o borbulhador. Presumo que uma casa de vinhos tenha à venda tal artefacto....

A Ambiorix está, de facto, com excelente aspecto, pelo que se pode constatar pelas fotos. O resultado final andará próximo de uma dunkel ou não tem nada a ver? E agora ao colocares açucar não haverá o risco da garrafa rebentar? Ou tá tudo controlado? Já sabes: se quiseres vender uma ou duas, acho que temos mercado aqui em baixo! :wink:

Um abraço,

Bruno
CervejasdoMundo.com

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta out 18, 2006 11:59

Boas...

A quantidade de açucar a adicionar (no engarrafamento) vem referida nas instruções do Kit!

Existem tabelas na Internet para se saber a quantidade de açucar a adicionar consoante o grau de CO2 pretendido e sem o risco de ruptura do vasilhame.

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Cerbejolas
Beer Hunter
Registado: quarta mai 31, 2006 0:59

Mensagempor Cerbejolas » sexta out 20, 2006 0:37

ptlsousa Escreveu:A 2ª Fermentação tem por principal objectivo carbonatar a cerveja (como vai ser produzido CO2 e a garrafa está fechada, este fica parcialmente dissolvido no líquido).
Se apenas fizesse a 1ª Fermentação não havia problema. Poderia engarrafar pouco antes da 1ª Fermentação terminar (esta continuaria a fermentar na garrafa, fornecendo o CO2 ao líquido).
Se engarrafasse demasiado cedo, a produção de CO2 seria crítica e a garrafa poderia ceder (partir o fundo, rebentar, etc).
Se engarrafasse no final da fermentação e não acrescentasse açucares, a cerveja teria pouco CO2. Já fiz um Ale desta forma e bebia-se bem. Mas com CO2 é melhor (sem exagerar, claro)! :D

Interessantíssimo!!!! Obrigado pela explicação! nunca pensei que a 2ª fermentação tivesse como principal objectivo a formação de CO2. O que é estranhoe é que há cervejas que dizem passar por um processo de refermentação em garrafa e eu não as acho muito carbonatadas e outras que não dizem nada sobre refermentação e, como tal, suponho que não o façam, fartam-se de ter gás! Opções de fabrico, suponho!

À parte isso, parabéns pela tua produção. As garrafas têm um excelente aspecto e se o conteúdo estiver ao mesmo nível, então há de ser algo bem apetitoso. Já estou quase a salivar!!! :P :P

Fiquem bem!

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » sexta out 20, 2006 18:33

Cerbejolas Escreveu:O que é estranhoe é que há cervejas que dizem passar por um processo de refermentação em garrafa e eu não as acho muito carbonatadas e outras que não dizem nada sobre refermentação e, como tal, suponho que não o façam, fartam-se de ter gás! Opções de fabrico, suponho!

Há CO2 e CO2. Este é produzido naturalmente... e depois há o outro... introduzido à pressão...

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sexta out 20, 2006 20:17

beertruck Escreveu:
Cerbejolas Escreveu:O que é estranhoe é que há cervejas que dizem passar por um processo de refermentação em garrafa e eu não as acho muito carbonatadas e outras que não dizem nada sobre refermentação e, como tal, suponho que não o façam, fartam-se de ter gás! Opções de fabrico, suponho!

Há CO2 e CO2. Este é produzido naturalmente... e depois há o outro... introduzido à pressão...

Que não deixa de ser produzido... naturalmente!! :wink:

Brewmaster
beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » segunda out 23, 2006 10:04

Rasec Escreveu:
beertruck Escreveu:

Que não deixa de ser produzido... naturalmente!! :wink:

Imagino que sim...
Se calhar, em vez de "produzido naturalmente" devia ter dito "produzido durante o processo de fermentação", por oposição ao que é "introduzido à pressão"...

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda out 23, 2006 11:15

Boas,

Se não estou enganado, geralmente o CO2 produzido na fermentação (em grandes cervejarias) é armazenado em depósitos e posteriormente comprimido.

Este CO2 (produzido naturalmente) é depois utilizado para:
- pressurizar a cerveja (quando tirada à pressão);
- expulsar o ar das garrafas no engarrafamento (o ar contem oxigênio que pode estragar a cerveja) e
- carbonatar a cerveja, se houver necessidade disso.

A vantagem deste processo é:
- reciclar o CO2;
- uma possível redução nos custos (produzir CO2 por outro método fica mais caro) e
- o CO2 resultante da fermentação possui compostos voláteis que, ao ser introduzido na cerveja, melhoram e enriquecem o seu bouquet.

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Migas82
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda set 04, 2006 1:07

Mensagempor Migas82 » quinta nov 02, 2006 20:26

Minha gentes,

Voltando uns valentes posts atrás, quando o bmxutos falou sobre a sua tentativa de criar cidra que não correu muito bem...
Ora bem, eu por essa altura também fiz a experiência com umas maçãs que já estavam a ir para o lixo. Nessa altura deu para encher cerca de 2 garrafas d'àgua de plástico de 1/2L. Uma hora depois de ter posto a "mistela" nas garrafas, achei que tinha feito mal e separei quase toda a polpa do sumo, perfazendo então cerca de 1/2L de sumo, que dividi pelas duas garrafas (para terem espaço durante a libertação de CO2). Passados uns dias e umas leituras sobre o assunto achei que tinha feito asneira da grossa. :oops:
O tempo passou e numa das garrafas, que não era transparente, o sumo tornou-se vinagre ao que deitei fora... A outra garrafa deixei-a estar, ao que me "divertia" por vezes a libertar o gás existente...
Hoje lembrei-me de repetir a libertação do gás, pois já não o fazia à mais de 3 semanas, não é o meu espanto que o "sumo" desata a borbulhar e a formar espuma!
Resolvi provar para ver se não estaria em vinagre e não é que parecia quase um vinho espumante!?! :wink:

Bem, a questão que ponho aqui é a seguinte, será que o que fiz afinal não foi assim uma asneira tão grande e afinal produzi mesmo cidra?? :lol:

Abraços!

PS: Mal possa ponho umas fotos a demonstrar como ficou a dita cidra! :P

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta nov 03, 2006 19:41

Caro Migas,

As experiências têm destas coisas...
Como libertava o CO2 desapertando a rolha apenas um pouco, não houve grande possibilidade de entrar O2 (que fez azedar o conteúdo da outra garrafa).

Parabéns pelo sucesso!

Fiquei tentado a experimentar uma das garrafas que guardei...

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta nov 03, 2006 19:50

Boas...

Aos interessados, venho comunicar o seguinte:

- A cerveja Ambiorix, da qual publiquei o fabrico e o engarrafamento, como esperado, ficou sem turvação e com um aspecto muito atraente.

- Na questão do sabor, foi um fracasso! Com a pressa, utilizei demasiada lixívia ao desinfectar as garrafas e fermentador, o que fez com que a cerveja ficasse com uma "nota" a cloro. Apesar disto, bebe-se!

O que aprendi?
Deixar a lixívia de lado e utilizar desinfectantes especiais para cervejeiros (à base de H2O2 - água oxigenada).

Prometo fotos para breve...

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Migas82
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda set 04, 2006 1:07

Mensagempor Migas82 » sexta nov 03, 2006 21:00

Obrigado ptlsousa pelo apoio! :D

E como prometido aqui vai uma foto que mostra um pouco o estado em que está a sidra:

Imagem

Como podem ver ela está assim um pouco para o turva e duvido que venha a ficar + translúcida...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 06, 2006 12:15

Boas!

Parabéns Migas! Então quer dizer que temos uma sidra/vinho espumante para abrir na noite de Ano Novo! :wink:

Agora só falta aumentar a produção para que o pessoal aqui do fórum possa experimentar!!!

Pois... eu só consegui chegar ao vinagre mas, com tinha prometido a mim mesmo e ao Pedro Sousa, vou-me abalançar novamente nessa arrojada tarefa de produção de sidra em casa! Se calhar vou é comprar uns equipamentozitos antes de começar a experiência. Estes ficam já para quando tentar fazer cerveja.

Um Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

papa-léguas
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sexta out 13, 2006 13:02

Mensagempor papa-léguas » sexta nov 10, 2006 20:26

uma forma rapida de se ficar com uma ideia do processo de fazer cerveja:

http://www.youtube.com/watch?v=Ey1cY5M8q6o

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta nov 15, 2006 12:07

Boas...

Afinal o problema do sabor a cloro apenas foi detectado em algumas garrafas. Já bebi algumas em que não detectei nenhum sabor estranho!

Enfim....
Sempre a aprender!

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado nov 18, 2006 17:08

Boas...

Como prometido, aqui estão algumas fotos da Ambiorix (Kit Brewferm).
As fotos foram de improviso, razão pela qual o copo não é de cerveja...).

Imagem
Reparem na limpidez deste líquido!

Imagem
Uma bela espuma, persistente, espessa e ligeiramente "pesada" (2ª fermentação com açúcar amarelo).

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sábado nov 18, 2006 19:56

ptlsousa Escreveu:Boas...

Como prometido, aqui estão algumas fotos da Ambiorix (Kit Brewferm).
As fotos foram de improviso, razão pela qual o copo não é de cerveja...).

Imagem
Reparem na limpidez deste líquido!

Imagem
Uma bela espuma, persistente, espessa e ligeiramente "pesada" (2ª fermentação com açúcar amarelo).

Boas,

essa cerveja foi feita a partir de malte ou de extracto?

Está muito bonita, com uma cor muito agradável! Parabéns!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 20, 2006 12:50

Caro Pedro,

De facto a Ambiorix ficou com uma cor muito bonita. Se a tivesses que classificar em que estilo a colocarias? A cor está próxima de uma dunkel mas o sabor pode ser completamente diferente....

De resto parabens e obrigado pelas fotos.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda nov 20, 2006 13:56

Boas...

... essa cerveja foi feita a partir de malte ou de extracto?

Esta cerveja foi elaborada a partir de extracto de malte líquido.

Rasec, agradeço imenso o elogio!

Bruno, sinceramente não faço a mínima ideia do estilo desta cerveja... Sou leigo nesse campo! Tenho de provar mais cervejas... :D :D :D

Se a descrição da Ambiorix ajudar, aqui vai: "Uma cerveja de Verão, forte de cor ambar com laivos acobreados. Refrescante, com uma ligeira acidez e um bom final de prova."

Para a apreciação completa, só falta provar....

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » segunda nov 20, 2006 18:56

eh pá muitos parabens por esta maravilha

mas muuuuuitos mesmo, tá linda

eu se fizesse uma coisa assim sentia-me realizado

tou quase quase a arrancar daqui e ir ai ao norte provar essa cerveja artensanal ;-)

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça nov 21, 2006 10:44

:D :D :D

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » terça nov 21, 2006 18:35

Pois, parabéns!!! A tua cerveja tem mesmo um excelente aspecto! Não anda muito longe da abadia ou da bohemia em termos de cor. E o que impressiona é a clareza do líquido. Agora falta aumentar a produção para que a malta do fórum possa experimentar!!! :P :wink:

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado jan 06, 2007 18:00

Boas...

Tenho neste momento, no 2º fermentador, uma Stout elaborada a partir de um kit de grão comprado em http://www.cervejacaseira.com.
Aproveitei as "férias" entre o Natal e o Ano Novo para me dedicar à arte da zimurgia.

Imagem
Esta foto foi tirada durante a moagem do malte, logo no início da manhã.

Imagem
Durante a filtração, era este o aspecto do líquido.

Já efectuei uma prova à cerveja aquando da trasfega para o 2º fermentador e medição da densidade.
Apesar de ainda não estar "pronta", fiquei muito feliz... :D :D :D

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » segunda jan 08, 2007 19:22

Uhmmm... Está com óptimo aspecto. Vou já para casa beber uma...

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado mar 17, 2007 2:00

Boas,

Para completar o processo de fabrico, aqui fica uma fotografia da Stout:

Imagem
Esta cerveja soube a pouco...

Abraço,
P. Sousa

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado mar 31, 2007 19:14

Boas,

Aqui fica uma foto da HefeWeizen que ando a beber:

Imagem

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes