I BigBrew Cervejas do Mundo

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.

Qual o estilo para a nossa BigBrew?

Votação encerrada em domingo mai 31, 2009 14:49

Dubbel
7
70%
Tripel
2
20%
Quadrupel
1
10%

Total de votos: 10
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

I BigBrew Cervejas do Mundo

Mensagempor emsfc » quarta mai 13, 2009 14:29

Camaradas cervejeiros e não cervejeiros, tenho uma sugestão a fazer-vos e gostaria de saber qual a vossa opinião e receptividade.
Tal como o nome do tópico diz (não arranjei uma tradução de jeito para BigBrew) o objectivo será criar a primeira cerveja do Cervejas do Mundo. Passo a explicar.
O objectivo será criarmos uma receita com a colaboração de todos (cervejeiros e não cervejeiros) e passa-la do papel para a garrafa :D
Tudo começaria por escolher o estilo. Fazer uma sondagem, votação ou qualquer coisa do género de forma a escolhermos o estilo que mais agradaria à maioria dos membros do fórum. Também não há a necessidade de escolher um estilo específico, mas pelo menos saber o que é que cada um valoriza mais numa cerveja (ex.: mais ou menos lúpulo, mais leve ou mais encorpada, sabores a malte, levedura, caramelo, especiarias etc.).
Posto isto, a etapa seguinte seria o desenho da receita. Com a colaboração de todos criariamos uma receita original segundo as nossas preferências.
Finalmente, e com a receita criada, cada cervejeiro passaria à práctica. A ideia seria cada qual pôr em práctica a receita em casa, com os seus equipamentos, técnicas, experiência etc. A piada seria comprar as várias cervejas elaboradas a partir da mesma receita e vermos as diferenças que poderão resultar.
O grande objectivo seria partilharmos ideias, experiências, conhecimentos e criarmos algo com a colaboração de todos. Mesmo os "não-cervejeiros" poderiam participar se conseguissem juntar-se a alguém que produza.
Claro que depois poderiamos dar um nome à cerveja e fazer a grande apresentação e degustação no próximo concurso, onde poderíamos estar todos juntos.

Fica então lançada a ideia, resta saber a vossa opinião.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta mai 13, 2009 17:02

Viva,

Que ideia magnífica!
Por mim pode ser uma receita de Scotch strong ale ou de uma IRA.

Abraço,
Pedro

jfoca
Bebedor de minis!
Registado: quarta abr 01, 2009 2:21

Mensagempor jfoca » quarta mai 13, 2009 17:14

Como diria o outro: "It almost brought a tear to my eyes"!!

Nem sei o que diga... GRANDE GRANDE ideia!!!

Se eu não for capaz de contribuir com ideias, contribuirei concerteza fazendo a minha "CdM"

Cheers! (!!!C)

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quarta mai 13, 2009 17:31

Magnífico!!!!

Contem comigo naquilo (pouco) que eu puder ajudar. Entusiasmo não me falta. O que é preciso para se começar?

(App)

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta mai 13, 2009 18:07

Estou a gostar do entusiasmo! Vamos ouvir a opinião do resto da malta e depois podemos começar a escolher qual o estilo de cerveja que iremos fazer.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta mai 13, 2009 20:19

parece-me muito muito bem.

Só para esclarecer, a ideia era fazer a receita tipo

x kg disto e daquilo
y gr deste e daquele lúpulo
z levedura

E o resto, tempos de fervura, temperatura de brassagem, tempos de adicionar lupulos, estagios e temperatura de fermentação, etc, era à escolha de cada cervejeiro?
Era engraçado sim depois verificar q a partir dos mesmos ingredientes saem produtos tão díspares :)

I'm in, qq estilo me serve :)

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta mai 13, 2009 20:26

O que tinha pensado era criarmos a receita completa, desde ingredientes, temperaturas de brassagem, adições de lúpulo, temperaturas de fermentação, etc.
Acho que assim conseguíamos partilhar mais conhecimentos e aprender mais uns com os outros, já que assim teríamos que discutir todas essas etapas, o que acho bastante interessante.
Mas é importante ouvir a opinião de todos e decidiremos aquilo que todos acharmos ser o ideal, ou pelo menos a maioria, já que agradar a todos é quase impossível :D

Abraço

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta mai 13, 2009 20:34

emsfc Escreveu:O que tinha pensado era criarmos a receita completa, desde ingredientes, temperaturas de brassagem, adições de lúpulo, temperaturas de fermentação, etc.
Acho que assim conseguíamos partilhar mais conhecimentos e aprender mais uns com os outros, já que assim teríamos que discutir todas essas etapas, o que acho bastante interessante.
Mas é importante ouvir a opinião de todos e decidiremos aquilo que todos acharmos ser o ideal, ou pelo menos a maioria, já que agradar a todos é quase impossível :D

Abraço

Pois, mas aí pode haver problemas na capacidade técnica de cada um. Ou seja, pode não ser possível, por exemplo, a toda a gente fazer uma brassagem com 3 passos de temperatura, fazer fervuras completas, controlar a temperatura da fermentação, etc...
Eu, por exemplo, ainda não consigo fazer fervuras pra cima de 12L....

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta mai 13, 2009 20:44

Nesse caso tens razão. Temos então que discutir a melhor forma de dar a volta à situação.
Depois de sabermos quem quer participar acertamos todos esses pormenores.

Abraço

Dirk Naudts

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta mai 13, 2009 22:22

Beeem... esta ideia é magnífica!!!

O meu agradecimento ao Edson não só pela iniciativa como pela denominação, que é uma honra para o CdM.

Infelizmente, e como sabem, não produzo cerveja. Mas darei todo o meu apoio a esta grande ideia. E aceitando a sugestão do Edson, talvez cheteie o Cerevisiae e me junte a ele para produzir este batch.

Para começar, aqui fica um link para uma iniciativa do género, para quem ainda tiver dúvidas melhor ficar a perceber o que se pretende:

http://www.beertown.org/events/bigbrew/index.html

De seguida, e esperando que o emsfc não leve a mal, vou editar o primeiro post dele para colocar uma poll para se decidir o estilo de cerveja a produzir, o primeiro e necessário passo. Mesmo que tenhamos 4 ou 5 votos, sempre servirá para apontarmos um caminho. Bora lá pôr isto a andar!!!

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta mai 13, 2009 22:23

Entretanto, lembrei-me de enviar um mass mail ao pessoal que é membro do fórum, produtor, mas que raramente por cá aparece. Pode ser que lhes aguce o apetite.

Abraços,

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta mai 13, 2009 22:29

bmxutos Escreveu:De seguida, e esperando que o emsfc não leve a mal, vou editar o primeiro post dele para colocar uma poll para se decidir o estilo de cerveja a produzir, o primeiro e necessário passo. Mesmo que tenhamos 4 ou 5 votos, sempre servirá para apontarmos um caminho. Bora lá pôr isto a andar!!!

O importante é que isto ande para a frente. Acho uma iniciativa bastante interessante até para dinamizar mais um pouco o fórum e ao mesmo tempo fazermos qualquer coisa em conjunto... mesmo longe.

Abraço

Dirk Naudts

mmmoura
Beer Expert
Registado: domingo fev 22, 2009 23:32
Contacto:

Mensagempor mmmoura » quarta mai 13, 2009 22:40

gosto bastante da ideia! contem comigo para participar. será optimo trocar ideias, e produzirmos uma cerveja em conjunto!

Cumprimentos Cervejeiros
Manuel Moura

blog: http://sergas-aminhacerveja.blogspot.com/
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta mai 13, 2009 22:42

Epá, quem é que terá votado nas dubbel/tripel... ?~~?

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quarta mai 13, 2009 22:42

GRAANDE IDEIA!

Não sendo produtor, estou como o Bruno. Ainda me colo a alguém...

A questão do Pedro sobre a capacidade técnica parece-me relevante mas podemos optar, tal como os senhores da AHA ( http://www.beertown.org/events/bigbrew/recipes.html ), por ter uma receita de all grain e uma semelhante de extracto.

Abraço

Fernando
Última edição por barbas em quarta mai 13, 2009 22:49, editado 1 vez no total.

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta mai 13, 2009 22:45

barbas Escreveu:A questão do Pedro sobre a capacidade técnica parece-me relevante mas podemos optar, tal como os senhores da AHA ( http://www.beertown.org/events/bigbrew/recipes.html ), por ter uma receita de all grain e uma de semelhante extracto.

Eis a solução!

Votei dubbel.

Dirk Naudts

Mazer_ado
Beer Hunter
Registado: segunda jun 09, 2008 17:36

Mensagempor Mazer_ado » quarta mai 13, 2009 23:01

Cá está o empurrão que faltava para finalmente pôr a porra da torneira na geleira, contribuirei com todo o gosto com a vasta experiência artesanal que possuo, reproduzirei em meu laboratório o resultado final o qual será atestado por alquimistas independentes.
Só espero que não me levem a sério :)

é pá! isto cheira a cerveja! mesmo.
"de Kit em Kit até ao Grão final"
Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » quarta mai 13, 2009 23:09

-)00 -)00 -)00 -)00 -)00 -)00 -)00 -)00

tambem deixo os meus parabens por esta excelente ideia. também não produzo mas acho que é dauqleas coisas que fazem o movimento cervejeiro andar pra frente.

desejo a maior sorte e sucesso para este projecto.

jfoca
Bebedor de minis!

Mensagempor jfoca » quarta mai 13, 2009 23:58

Sendo eu um membro recente, há uns dias dei a minha opinião num tópico bastante antigo sobre a associação/confraria e uma das coisas que falei era Brassagem Colectiva, um pouco à imagem das AcervAs brasileiras.

Que tal se depois da produção individual, na tal churrascada ou prova... ou seja o que for... se organizasse uma Brassagem Colectiva desta cerveja?

EDIT: EHEH já sou bebedor de minis!!!!!!!!!!

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mai 14, 2009 0:54

Épa, pronto, bamos lá desenhar a coisa.

Bou botar na .......

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta mai 14, 2009 16:40

Carissimos,

eis uma boa ideia!

vou agora tecer algumas considerações:

1) uma vez que o Verão está a porta (embora n pareça) creio que este projecto só avançará lá para o início do Outono.

2) Assim, votei numa Xmas ale. Dá para fazer em Setembro/ Outubro e trocarmos antes do Natal.

3) em relação a seguirmos todos a mesma receita / procedimento parece-me bem, mas:
a) como disse o Pedro nem toda a gente tem possibilidade de aplicar as mesmas técnicas.
b) Pode haver limitações no acesso a alguns ingredientes. P. Ex. se decidirmos fazer uma IPA pode não haver em stock na Loja lúpulo (EKG) ou levedura em quantidade suficiente para todos os cervejeiros (embora sejam poucos).
c) Assim, acho bem termos uma receita padrão, mas caso alguém não consiga cumpri-la na integra será bem-vindo também. Acrescento que será até mto interessante comparar cervejas elaboradas com a mesma receita mas com leveduras diferentes.

4) As garrafas de cerveja são pesadas temos que encontrar um bom método para fazer as "trocas". O ideal era reunir várias cervejas para vários destinos, ou seja o pessoal organizar-se e fazer-se um único envio de Lx paro Porto ou Braga ou Viseu, etc. e vice -versa. Ou melhor ainda combinar um encontro nacional ... claro que só apareciam 5 ou 6 :?

Fico à espera de conhecer o estilo eleito para sugerir uma receita.

Saudações cervejeiras,

Fernando

jfoca
Bebedor de minis!

Mensagempor jfoca » quinta mai 14, 2009 21:10

Cerevisiae Escreveu: b) Pode haver limitações no acesso a alguns ingredientes. P. Ex. se decidirmos fazer uma IPA pode não haver em stock na Loja lúpulo (EKG) ou levedura em quantidade suficiente para todos os cervejeiros (embora sejam poucos).

Este problema resolve-se facilmente. Se for realmente para começar a fazer depois do verão, se ficar decidido o estilo e a receita antes do verão, se soubermos quem está interessado em participar, é só fazer uma encomenda dos ingredientes que entrem na receita.

Acho que pode até ser uma oportunidade de utilizar lúpulos e leveduras que não é fácil encontrar por cá.

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta mai 14, 2009 21:33

A ideia inicial seria aproveitar o concurso para fazer a troca e degustação das cervejas produzidas, mas pode-se pensar em outra situação para fazer a distribuição.
Quanto aos ingredientes, a sugestão que o jfoca fez seria a ideal. Saber ao certo quantas produções serão e assim podermos fazer a encomenda dos ingredientes com bastante antecedência para não falhar nada.
A ideia de criar uma receita all-grain e uma de extracto seria uma boa forma de contornar o problema da impossibilidade de toda a gente pôr em prática uma receita all-grain. Assim acho que conseguimos agradar a todos.
Relativamente à ideia do jfoca de fazer uma BigBrassagem :D , acho uma boa ideia. Aliás, o que seria fantástico era conseguirmos juntar-nos todos e pôr em prática esta receita todos juntos, mas acho que é prácticamente impossível daí a ideia de cada qual pôr em práctica a receita escolhida.
Isso não impede que se organizem várias pessoas para o fazerem em conjunto. Por exemplo o pessoal de Lisboa poderia facilmente juntar-se e fazer a receita todos juntos.
O importante é participar e entrar no espírito. Quem sabe se este não poderá ser o empurrão que alguns necessitam para avançarem para a produção.

Abraço

Dirk Naudts

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta mai 14, 2009 22:08

Boas.

Esta não será uma ideia de fácil concretização. Mas como refere o emsfc, são estes projectos que põem as pessoas a mexer, a falar e pensar sobre cerveja, que reforçam o espírito da nossa comunidade.

Relativamente às questões que o Cerevisiae levanta, são pertinentes mas não me parece que não consigamos ultrapassar. Todos sabemos o tempo que demora a pôr em prática uma ideia e correndo o tempo tão depressa, rapidamente passaremos esta fase de Verão e terá então chegado a melhor época para se produzirem cervejas.

Vejamos: se tivermos esta poll para escolher o estilo de cerveja aberta até ao fim-de-semana a seguir a este, já estaremos a falar de 24 de Maio; a decisão sobre a receita a seguir não demorará também menos de 15 dias; afinações na receita e início da reserva de alguns ingredientes...; tempo de espero por maltes e lúpulos mais específicos... . Como diz o Edson, lá para Outubro devemos ter isto concretizado. Pode parece muito longe mas já não seria nada mau. O importante é realizar. Não só isto como o Concurso e se possível a BigBrassagem. Para já, é manter o tópico vivo e ir votando (quem ainda não o fez) na sondagem.

Abraços,

Cerbejolas
Beer Hunter
Registado: quarta mai 31, 2006 0:59

Mensagempor Cerbejolas » sexta mai 15, 2009 12:50

É de facto uma grande ideia. seria um prazer poder estar num convívio onde se experimentassem todas essas irmãs gémeas, ainda que diferentes entre si. Espero poder ver a concretização deste acontecimento! :wink:

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » sexta mai 15, 2009 19:22

Já temos 16 cervejeiros??
Nice!

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta mai 15, 2009 19:36

Eh pá pelo menos 16 pessoas interessadas em participar. Acabei também de publicar um post no meu blog sobre o evento (http://brewingsessions.blogspot.com/2009/05/i-bigbrew-cerveja-do-mundo.html).
Pode ser que consiga atraír mais alguém.

Abraço

Dirk Naudts

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta mai 21, 2009 15:11

Bem, se naõ aparecer mais ninguém isto inclina-se para Dubbel / Tripel e afins.

Fazemos outra votação? ou com meia duzia de posts fixa-se o assunto ?

Tenho uma preferência pela Dubble em relação à triple. Tem uma densidade menor e logo leva menos malte e mais importante para quem faz de extracto, menos extracto. Menor densidade também facilita a vida às nossas amigas leveduras encurta um pouco os tempos de fermentação.
Outra vantagem é ser uma cerveja mais escura. Quem tentar fazer uma boa triple a partir de extracto terá algumas dificuldades com a cor.

Mais ideias?

Já tenho uma receita de Dubbel a propor, caso seja este o estilo escolhido.

saudações cervejeiras,

Fernando

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta mai 21, 2009 15:34

A actual votação encerra domingo. E julgo que com alguns posts apontaremos se é dubbel ou tripel. Também me inclino para a dubbel mas será uma questão a debatermos.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mai 25, 2009 14:46

Boas,

está na altura de encerrarmos esta sondagem e partirmos para uma nova decisão: se fazemos uma dubbel ou uma tripel ou até uma quadrupel.

Vou novamente editar o post do Edson e que se iniciem as hostilidades! :mrgreen:

A votação decorrerá até ao próximo Domingo, dia 31.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Silva e 1 visitante