Serpentina de Cobre

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Re: Serpentina de Cobre

Mensagempor d_pintassilgo » sábado nov 17, 2012 20:33

Bons post's! :):)

Obrigado. :)

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
andrferreira028
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo set 30, 2012 22:05

Mensagempor andrferreira028 » domingo nov 18, 2012 18:02

Boa Tarde, Caros Cervejeiros, peço desculpa por ter andado um bocado desaparecido, quanto ao assunto que o cerevaise está a referir que o cobre contaminar, é bem verdade, ja alguns amigos me avisaram me disso, o que pode acontecer até, é com o passar o tempo o cobre ganhar aquele "verdete", que são muitas bacterias. Posto isso, eu decidir usar um "sub-panela" em inox para nao contaminar o mosto. Deixo-vos aqui uma fotos da filtragem e do arrefecimento. Pessoal já agora alguem tem uma ideia de como fazer um mash com temperaturas regulaveis, tipo uma panela electrica, mas em vez disso uma coisa um bocado mais barato??? Pensei em arranjar um daqueles cilindros da agua, os chamados termoacumuadores, e cortar a parte de cima e usar aquilo como panela que acham?

Cumprimentos a todos,
André Ferreira
Anexos
10112012140.jpg
10112012140.jpg (164.88 KiB) Visto 1839 vezes

andrferreira028
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo set 30, 2012 22:05

Mensagempor andrferreira028 » domingo nov 18, 2012 18:03

Aqui fica uma foto da filtragem...
Anexos
10112012139.jpg
10112012139.jpg (189.96 KiB) Visto 1839 vezes

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda nov 19, 2012 10:03

andrferreira028 Escreveu:Boa Tarde, Caros Cervejeiros, peço desculpa por ter andado um bocado desaparecido, quanto ao assunto que o cerevaise está a referir que o cobre contaminar, é bem verdade, ja alguns amigos me avisaram me disso, o que pode acontecer até, é com o passar o tempo o cobre ganhar aquele "verdete", que são muitas bacterias. Posto isso, eu decidir usar um "sub-panela" em inox para nao contaminar o mosto. Deixo-vos aqui uma fotos da filtragem e do arrefecimento. Pessoal já agora alguem tem uma ideia de como fazer um mash com temperaturas regulaveis, tipo uma panela electrica, mas em vez disso uma coisa um bocado mais barato??? Pensei em arranjar um daqueles cilindros da agua, os chamados termoacumuadores, e cortar a parte de cima e usar aquilo como panela que acham?

Cumprimentos a todos,
André Ferreira

verdete são bactérias ? Essa para mim é nova.

Se bem me lembro o verdete é produto da exposição do cobre ao ar e humidade, formando uma mistura de óxidos e carbonatos com caraterística cor esverdeada. Poderá dada a irregularidade da superfície alojar microrganismos.
Se queres evitar o verdete lava bem a serpentina seca-a e guarda num local seco. Tenho uma serpentina de cobre que uso para arrefecer água e em muitos anos nada de verdete. Evita tb o contacto do cobre com soluções alcalinas: soda, lixivia, etc.

Quanto ao teu sistema de duas panelas, esás a perder tempo e dinheiro. O que determina a eficiencia de um sistema de arrefecimento é a diferença de tmperaturas e a área de transferência de calor. No teu caso, a área de trasnf. de calor resume-se à superfície da panela, faz as contas e verás que é pouquinho. As serpentinas servem exactamente para aumentar a área de transf. de calor.

Já me arrependi de ter escrito sobre o cobre. Caramba com tanta porcaria que anda no ar, água e alimentos creio que o cobre não será a mais grave. Ignora os meus posts anteriores, faz boa cerveja e vive feliz.

É curioso que a maior parte nos neofitos se preocupe imenso com controlar/regular temperatura. Acho que estás a complicar. faz a brassagem por infusão simples com um único patamar de temperatura, assim só tens que regular uma temperatura. Ganhas 10x mais se isolares a panela do que com sistemas complicados de regulação de temperatura.
Numa panela de 20 ou + litros, mesmo sem isolamento, a temp mantem-se razoavelmente estável durante toda a brassagem.

boas cervejas,

Fernando

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes