A primeira

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
NFernandes
Bebedor de minis!
Registado: domingo jan 12, 2014 21:52

A primeira

Mensagempor NFernandes » segunda jul 21, 2014 21:44

Bem, sou muito novo nisto e na 6ª às 8.00h fiz a minha 1 receita all grain. Antes já tinha efectuado 3 produções em kit (2 cervejas e 1 cidra).

No entanto, e após muita pesquisa, alguma leitura e achar que estava em condições de fazer a 1 receita all grain, errei uns pormenores e agora não sei se isto vai correr bem... fiquei um pouco aborrecido comigo, pois foram decisões a quente e que bem planeadas não teriam ocorrido. Mas exponho as situações e aguardo comentários.

A receita foi uma weissbier.

A brassagem, foi mais simples regular a temperatura do que eu estava à espera. 75min a 66,7º (pelo menos oscilou entre os 65 e 67) e depois 10min a 75º sem chegar aos 76º. Não sei se bem ou não, mas fui mexendo de vez em quando. Isto porque julgo importante homogeneizar a temperatura e não haver diferenças significativas entre o fundo e o topo.

O filtrar e o arrefecimento julgo ter corrido bem, sem nenhum contratempo, tendo baixado a temperatura rapidamente (desde a fervura até aos 50º foram 5min) o problema foi em atingir uma temperatura inferior a 25º... que não consegui, chegou aos 25º e em 20min a correr água pelo chiller e nada. ou seja, supostamente a levedura não poderia entrar a mais de 25º... foi no limite.
Cometi um erro, não sei que se passou, se pelo entusiasmo distração, mas um misto dos dois, quando vou dar inicio à fervura, eis que me lembro de abrir a levedura (seca) e respeitando as indicações... 100ml de água a 30º e aguardar 10min. Pois o problema está aqui, ou pelo menos julgo estar, é que a levedura aumentou de volume, mas só passados cerca de 90min é adicionada no fermentador. O meu receio de a levedura ter ficado inutilizada foi muito grande mas ao final do dia estava a borbulhar! Se bem que nestes ultimos 2 dias, o local onde está o fermentador estão cerca de 25º e o borbulhador não estar em grande atividade (apenas se pronuncia muito de vez em quando, ou se pressionar a tampa do fermentador).
O meu outro erro foi, quando após o arrefecimento passo o mosto para o fermentador, em vez de 20L tinha apenas 18L, com uma DO de 1.056 (esperado na receita, 1.053), mas na receita tb diz que nesta faze adicionar água até aos 20L, pelo que julguei correto ir adicionar os 2L. Meço novamente a densidade e 1.048 (abaixo do esperado).

A questão da levedura, a densidade e a temperatura de fermentação... não me estão a deixar com boas prospectivas!

isto além de partilha serve-me de desabafo...

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
figasjunior
Bebedor de minis!
Registado: segunda fev 24, 2014 0:20

Re: A primeira

Mensagempor figasjunior » segunda jul 21, 2014 22:34

Boas Nuno!

Existe aqui alguem que sempre diz uma coisa...fazer cerveja é disfrutar! Keep calm and relax. Pelo que li não vi nenhum erro demasiado grave. As leveduras deitaram fora...so waht?!?!
Apenas a questão da temperatura. Está demasiado alta, as leveduras fermentam e acredita que vai sair cerveja, apenas sem os aromas mais definidos de uma cerveja fermentada a 18-20ºC. Por isso fermenta muito rápido e daí já não ouvires os glup-glups do borbulhador...don't worry!
Quanto à densidade bem que podias ter deixado estar como está...no entanto, desde que os 2 litros de agua estivessem sem contaninantes não vai haver problema.

Antes de engarrafar vê se está tudo a cheirar bem e manda umas para o pessoal provar.

Abraço.
J.Figueiredo

NFernandes
Bebedor de minis!

Mensagempor NFernandes » segunda jul 21, 2014 23:04

E achas que com estas temperaturas mantenho os mesmos 4+10 dias conforme a receita!?
Isto foi a primeira e tinha consciencia que não iria ser fácil. Mas aborrece cometer erros básicos (quem é que se adianta a abrir o saco da levedur, só por entusiasmo). Os 2 litros de água, tal como toda a outra água foi água engarrafada aberta no momento.

Aguardar... e sim, esperar que saia cerveja! :) É experiência que se adquire :)

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta jul 24, 2014 10:02

RELAX!!!!!

Nada de grave, o que se pode estar a passar é o fermentador não estar totalmente fechado e teres uma pequena fuga, o que deixa o co2 sair sem ter de passar pelo borbulhador.
A levedura ficou bem hidratada!!! além disso a espera ajudou a baixar a temperatura para a mesma do mosto (ou mais proxima) :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quinta jul 24, 2014 18:11

Com os 1,052 podias ter deixado ficar assim, na altura de engarrafar vai adicionar água com açúcar e talvez diluir ainda mais. Fermentar a essa temperatura não tem mal, aliás, para a levedura os tais 30º C é que são bons! O sabor é que vai ficar diferente, mas não tem de ficar mau, vais ter mais ésteres, vais sentir um forte aroma a banana e talvez a cerveja fique com um sabor mais ácido (tipo vinho). Já agora, aproveito para dizer que conheço o Pinhal Novo, a minha empresa está entre o Pinhal Novo e a Jardia.

NFernandes
Bebedor de minis!

Mensagempor NFernandes » quinta jul 24, 2014 22:03

Bem, estou a começar a ficar mais "relax"... porque sinceramente, fiquei algo "triste" por achar que tinha feito asneira!
Já estou a pensar na próxima a fazer :)

A tua empresa é entre Pinhal Novo e Jardia, então sei de certeza que empresa é porque elas não são muitas, posso é não te conhecer!

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » terça ago 05, 2014 11:18

A primeira vez fica sempre marcada com alguma coisa que nos esquecemos mas isso com o tempo vai ao sítio.

dá-lhe tempo e vais ver que passa de patinho feio a cisne, não podes é desanimar ao início.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
NFernandes
Bebedor de minis!

Mensagempor NFernandes » quarta ago 06, 2014 11:22

Não desanimo... gosto demasiado de beber cerveja e artesanal é sempre melhor que outra qualquer :)

Cumprimentos,
Nuno Fernandes

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes