Jacobsen Coffe Mint Stout by Carlsberg - Limited Edition

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Jacobsen Coffe Mint Stout by Carlsberg - Limited Edition

Mensagempor Rasec » quinta set 28, 2006 21:58

Boas,

antes de mais devo confessar que me senti seriamente na dúvida em que sítio deveria fazer esta apreciação, uma vez que no meio de tanto sub-forum não me parece que exista um verdadeiramente dedicado à desgustação/apreciação de cervejas. Acabei de me decidir por este.

Agora vamos ao que interessa.

Um dos meus estilos de cerveja preferidos é o das Stouts/Porters, estilo tão incompreendido no nosso burgo. Não digo que a Super Bock Stout não seja uma boa cerveja (para mim é das melhores cervejas feitas em Portugal, e dentro das pretas, não há comparação possível), mas verdade seja dita, há coisas melhores por esse mundo fora. Hoje ao jantar, para comemorar uma excelente notícia, lembrei-me de abrir uma coisa especial. Vai daí, e quase no fim, lembrei-me de lhe tirar uma foto e de partilhar com vocês:

Imagem

Introdução à cerveja:

- como certamente saberão, o grupo Carlsberg é dos maiores grupos cervejeiros do mundo, detêm um "Know-How" fantástico do processo, tem alguns dos maiores cervejeiros do mundo, uma centro de formação fora de série... enfim, são um dos "musts" do mundo cervejeiro. Dentro do universo Carlsberg, existe uma mini fábrica, a Semper Ardens, que faz algumas obras primas de engenharia cervejeira.

Aspecto:

- cor acastanhado escura ao primeiro relance, quase preta ao longe, avermelhada ao perto. Forma uma espuma consistente de tom beje. Belíssimo aspecto. A garrafa também é muito bonita e figura muito bem no meio de qualquer colecção.

Aroma:

- ressalta imediatamente o café, algum chocolate preto, aroma poderoso a malte torrado e um breve e ténue aroma a fresco, suponho que seja do aroma a menta, é muito discreto e mal se nota, mas fica bem no meio da intensidade do café/chocolate. O equilíbro mantém-se ao longo de toda a prova.

Prova:

- a cerveja apresenta 8% (v/v) de álcool mas não se notam minimamente (quer dizer, depois de 75 cl já se notavam). Muito equilibrada, com corpo fantástico, corpo leitoso com um travo ácido. Amargo longo e equilibrado (levará lúpulos de aroma ou será só extracto?). Termina de forma equilibrada e com uma frescura pouco normal neste tipo de cervejas (suponho que seja da menta).

Conclusão:

Mais uma vez a Carlsberg Semper Ardens presenteou-nos com uma cerveja fantástica, esta edição limitada arrisca-se a ficar como edição de longa duração. Não encontrei defeitos graves, e é uma cerveja que fica na retina. Para quem gosta de Sweet (Imperial??) Stouts é definitivamente algo a experimentar, se ainda por cima gostarem de coisas novas e inovadoras, ainda mais.

-------------------------------------------//--------------------------------------

Para uma próxima altura especial tenho aqui uma outra edição limitada, proveniente da Porters House (uma das mais famosas mini cervejarias do mundo, situada em Dublin), uma "Celebration Stout" com 10% abv que foi lançada para comemorar os 10 anos daquele espaço, tenho um bom feeling em relação a ela.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta set 29, 2006 0:16

Caro Rasec,

obrigado pela fotografia e por ter partilhado esta experiência connosco. Deixou-me um pouco invejoso, devo confessar, mas estou ali a olhar para uma Nostradamus e a pensar em vingar-me! :wink: Aliás, acho que não existe grandes hipóteses de conflito pois se o seu estilo predilecto são as stouts/porters, o meu são as belgian stong ale/trapistas. Estamos, portanto, em campos diferenciados. :)

Conheço a marca Jacobsen de outros foruns e pesquisas na net mas nunca experimentei nenhuma. Aliás, cerveja com aroma a menta foi coisa que nunca experimentei, apesar de ser algo de lógico num tipo de cerveja como este, que habitualmente possui notas de café e/ou chocolate. Uma boa combinação, portanto.

Apenas uma pergunta: porque é que será uma edição limitada? Será apenas pela bonita garrafa, ou tem masi álcool que o habitual, ou então qq outro motivo?

Entretanto, fivcamos à espera da prova à Celebration Stout. E com foto, se possível!

Um abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » sexta set 29, 2006 11:36

Tb aprecio os estilos stout e porter embora não tenha muita experiência nestas mais fortes. A descrição da cerveja é óptima!. Fiquei cheio de vontade de beber uma (e ainda não é meio-dia!...).
Já agora. Pode-se comprar essa cerveja em Portugal? Eu só costumo encontrar a Carlsberg "normal" (pale lager) à venda. Mas, uma vez que a Unicer tem licença de produção (da lager) e distribuição da Carlsberg em Portugal, será que já estão a distribuir outras marcas da Carlsberg (de entre as dezenas que a Carlsberg produz)?... Ou podemos esperar que isso venha a acontecer brevemente?... Ou estamos condenados a ficar limitados ao pior produto Carlsberg?...

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » sexta set 29, 2006 12:00

Bonita cor e espuma. E bonita garrafa tb.
É sempre bom saber que as grandes empresas não se esqueceram de como fazer uma boa cerveja. Aliás, um bom exemplo é a hoegaarden, que é feita por uma das maiors companhias do mundo, a inbev.
Presumo que esta iguaria não se encontre em Portugal?...

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sexta set 29, 2006 14:34

Boas,

realmente encontrar esta pérola em Portugal não deve ser fácil. Tive acesso a ela devido a uma viagem de um amigo à Dinamarca, e à Celebration de um outro a Dublin, e acaba por funcionar tudo assim. Quando alguém, dum círculo mais ou menos curto de amigos vai a algum lado nas férias traz umas lembranças no estado liquído para os amigos, e convém ser o meis "exótico" possível.

Também não acredito que a distribuição dos produtos Carlsberg em Portugal vá nos próximos tempos para além do já existente (Carlsberg Lager e Tuborg). É pena.

Brewmaster
beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » sexta set 29, 2006 18:41

Rasec Escreveu:Quando alguém, dum círculo mais ou menos curto de amigos vai a algum lado nas férias traz umas lembranças no estado liquído para os amigos, e convém ser o meis "exótico" possível.

Também já aderi a esse método. 8)
Já me trouxeram uma Fuller's de Londres, umas Weihenstephaner Weissbier de Munique e hoje chegou qualquer coisa de Estugarda (as cervejas parece que são da Baviera...). Infelizmente o enviado aos EUA não me trouxe nada... :roll:

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » sexta set 29, 2006 18:54

canecao Escreveu:É sempre bom saber que as grandes empresas não se esqueceram de como fazer uma boa cerveja.
As grandes empresas sabem muito bem fazer grandes cervejas... Só que normalmente não querem (que é como quem diz, acham que não da dinheiro suficiente)...
canecao Escreveu:Aliás, um bom exemplo é a hoegaarden, que é feita por uma das maiors companhias do mundo, a inbev.
A InBev era, até há bem pouco tempo, uma empresa relativamente pequena (grande na Bélgica mas pequena quando comparada com os grandes tubarões mundiais). Através de sucessivas aquisições ao longo dos últimos anos tornaram-se num dos 3 ou 4 maiores produtores mundiais. Para além da Hoegaarden, têm também a Leffe, por exemplo. Até agora, e tanto quanto sei, as cervejas continuam a ser produzidas nas fábricas originais e pelo pessoal de lá. Já em Inglaterra, a Charles Wells comprou recentemente a Young's de Londres e passados poucos dias estavam a fechar a histórica fábrica da Young's e já estão a descontinuar alguns dos produtos tradicionais da Young's. Para já a InBev está-se a "portar bem". Esperemos que o dinheiro não lhes suba à cabeça.

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » sexta set 29, 2006 19:49

Não conhecia essa história da young's! É triste mas bem reveladora dos tempos que atravessamos, em que o lucro se encontra acima de qq coisa. Mas, como em tudo, á bons e maus exemplos. Por exemplo, dsde que a Scottish & Newcastle tomou conta da Sagres, as coisas não pioraram. Aliás, foi já nesse período que eles lançaram a Bohemia, que é paea mim a melhor cerveja da gama deles. Tb é verdade que a sagres já era uma empresa mto grande portanto não havia grande coisa a destruir. O problema surge quando estes gigantes deitam a mão a pequenas produtoras e querem logo lucros imediatos.
havemos de chegar ao ponto de lagum dia só existirem duas marcas globais no mundo: a inbev compra a Scottish e a anheuser busch compra a SABMiller e por aí fora.... :?

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes