... de volta do Reino Unido!

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

... de volta do Reino Unido!

Mensagempor ptlsousa » segunda fev 26, 2007 19:51

Caros amigos,

Regressei de uma bela estadia na Inglaterra, onde aproveitei todas as oportunidades para degustar as tradicionais Cask Ales.
Posso garantir que a cultura cervejeira neste país está muito à frente da nossa. Em todos os pubs há uma variedade imensa de cervejas onde a qualidade está sempre presente.

Aproveitei para provar uma grande variedade de Ales tradicionais.
Estive em algumas cervejarias como, por exemplo, a Oakham Ales e a All Saints Brewery, em Stamford.

Pude provar algumas cervejas de um festival da CAMRA que estava a decorrer no pub The Brewery Tap, em Peterborough.

De momento, a disponibilidade escasseia!

Continua...

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça fev 27, 2007 21:06

Boas Pedro!

Já estávamos com saudades das tuas experiências cervejeiras! Mas como foi para ires a Inglaterra a gente perdoa! :wink:

Imagino que tenhas gostado imenso da cultura cervejeira deste país. Eu, pelo menos, sempre que lá vou fico quase que alterado, tal é a quantidade e qualidade das cervejas. E não só: as próprias pessoas, os pubs e bares, a forma de servir, o ambiente, enfim, tudo colabora para tornar o acto de beber uma cerveja em algo inolvidável.

Fico à espera da continuação....

Um abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça mar 27, 2007 12:13

Finalmente, a continuação deste tópico...

Na minha recente e breve estadia na Inglaterra, tive oportunidade de visitar alguns Pubs e provar algumas boas cervejas que por lá se fazem.

No primeiro dia, em PeterBorough, posso dizer que não comecei da melhor forma.

Imagem
Esta Peroni foi servida no Little Frankies, bem no centro de Peterborough. Enfim, o que beber num restaurante americano, de comida italiana, em Inglaterra?

Em Londres, pude visitar vários locais magníficos, dos quais destaco o pub The Clarence (que estava encerrado para manutenção e restauro). :(

Imagem
Imagem

Como o The Clarence estava fechado (recomendado pelo meu mano), fui à concorrência, logo ali ao lado:

Imagem
Imagem
Imagem
Garrafas para a "colecção virtual"... ;) ;)

Imagem
G.King IPA e Bombardier (a minha, porque só descobri mais tarde que as IPA são deliciosas...)

Dias depois, tive a felicidade de saborear umas ale, acompanhadas com um belo caril tailandês, no Brewery Tap:

Imagem
Imagem
Imagem
Vista sobre o equipamento da da Brewery Tap.

Imagem
Ambiente no interior durante a tarde num dia da semana (reparem no cheff Tailandês no canto superior direito)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tive a sorte de visitar esta cervejaria durante um festival de Cask Beer:

Imagem
Imagem
Imagem
As que provei, deixaram saudades.... Hummm! (!!!C)

E agora a foto dos "líquidos":

Imagem
Da esquerda para a direita: Cherry, JHB, MrsLundy, Cherry, Cherry e Slaters. Não fui eu que bebi isto tudo... :D Optei por Half-Pint (para provar mais ales...)

Imagem
Archer's Best

Imagem
Slaters

Continua...

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça mar 27, 2007 12:24

Nos Hipermercados a oferta cervejeira era muito forte em Old Ale, IPA, Bitter e Sidra:

Imagem
Secção dos Ale! Um sonho...

Imagem
Secção da Sidra!

Estas fotografias deram trabalho. Como não se podia fotografar no interior do hipermercado, o meu colega estava noutro corredor com a máquina fotográfica na mão (para chamar a atenção, tipo isco...), enquanto eu, dissimuladamente, tirava as fotografias com o telemóvel...

chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Mensagempor chimay » terça mar 27, 2007 12:38

ptlsousa Escreveu: Estas fotografias deram trabalho. Como não se podia fotografar no interior do hipermercado, o meu colega estava noutro corredor com a máquina fotográfica na mão (para chamar a atenção, tipo isco...), enquanto eu, dissimuladamente, tirava as fotografias com o telemóvel...

Valeu bem a pena o esforço!!! :mrgreen:

Isto sim é variedade! Obrigado pelas fotos!

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça mar 27, 2007 12:53

Mais algumas fotos:

Imagem
Half Moon Pub em Stamford

Imagem
The Eagle Pub em Cambridge

Imagem
The Bull and Swan Pub em Stamford

Imagem
Certificação dos Pubs

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça mar 27, 2007 14:35

Boas,

isto sim é uma "Beer Trip" à maneira!! Que sede que me fizeram...

A história das fotografias no supermercado é demais! :lol: :lol: Faz lembrar um anúncio dos preços mais baixos.

Esta semana vou a Dublin outra vez, mas vai ser de fugida, vou na 5ª e volto na 6ª. Mas sempre vai dar para beber uma Smithwicks à maneira.

Já agora se alguém conhecer alguma micro cervejaria em Dublin (sem ser a Porter House) ou muito próximo de Dublin força!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mar 27, 2007 14:56

Rasec Escreveu:Boas,

isto sim é uma "Beer Trip" à maneira!! Que sede que me fizeram...

A história das fotografias no supermercado é demais! :lol: :lol: Faz lembrar um anúncio dos preços mais baixos.

Esta semana vou a Dublin outra vez, mas vai ser de fugida, vou na 5ª e volto na 6ª. Mas sempre vai dar para beber uma Smithwicks à maneira.

Já agora se alguém conhecer alguma micro cervejaria em Dublin (sem ser a Porter House) ou muito próximo de Dublin força!

Vou responder na thread sobre a Irlanda, para não criar confusão nos tópicos.

Ricardo Antunes da Costa
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta mar 01, 2007 14:33
Contacto:

Mensagempor Ricardo Antunes da Costa » terça mar 27, 2007 15:28

Belas fotos. Que inveja! :)

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » terça mar 27, 2007 15:44

essas imagens fazem mesmo inveja a qualquer um. Acaba mesmo por ser dificil decidir se ir à Alemanha, Bélgica ou Inglaterra. parece-me que qualquer um estes sítios tem excelentes percursos cerevjeiros para os seus visitantes. começo a pensar que vou ter de mudar o destino de férias para este ano!!! 8)

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça mar 27, 2007 16:14

Ainda bem que apreciaram! :D :D :D
Andava à alguns dias a querer escrever este post. Como o trabalho abrandou de repente, aqui está!

Continuando:

Em Peterborough existe também um pub muito agradável, com música ao vivo, que se chama Drapers Arms.

Imagem
Imagem

E lá, também se bebe bem...

Imagem
Da esquerda para a direita: Pedigree, Cider, duas Pedigree e Old Peculier

Imagem
Abbot Ale

Que saudades....

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mar 27, 2007 16:35

Boas Pedro!

As fotos e o relato são, novamente, excelentes. Como de costume, e com a tua autorização, gostaria de utilizar umas imagens para colocar na Galeria do CdM. Acho que as fotos dos pubs vão fazer furor!!!

Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça mar 27, 2007 18:00

E para terminar, apresento as fotos da visita à All Saints Brewery em Stamford.

A visita também tem uma história bem engraçada. Antes da viagem à Inglaterra disseram-me que seria possível visitar Stamford para observar a Burghley House (http://www.burghley.co.uk/t2_whatis.asp). A razão desta informação fora motivada pelo conhecimento geral do meu interesse pela cultura da cerveja (disseram-me que existia uma fábrica de cerveja em Stamford).
Poucos dias antes da partida para a Inglaterra, pesquisei na Internet e descobri que se tratava da All Saints Brewery.
Na chegada a Peterborough, por alteração dos planos, decidiu-se que não seria possível visitar Stamford.
Engraçado foi que, em menos de uma manhã e decidido no momento, fomos visitar a Burghley House (que eu, no momento, não relacionei com Stamford nem com a All Saints Brewery)... Talvez tenha sido efeito da falta do bom e forte café de Portugal! :D :D :D

Tal é o meu espanto, depois de uma hora em Stamford, ao ver uma torre com a palavra Brewery...

Enfim...

Marquei visita para daí a dois dias (só abriam com marcação pois o guia estava doente no momento)! Ficaram com o número de telemóvel de uma colega para avisar se não fosse possível efectuar a visita.

Voltei na data e hora marcada!
Dizem-me com muita simpatia que a visita não iria ser possível porque o guia (e cervejeiro) continuava doente! Também tentaram telefonar para anular a visita, em vão, pois o telemóvel da minha colega estava desligado à dias.
Lá convenci o funcionário do restaurante na Brewery a fazer a visita ele mesmo (função que não esperava desempenhar, mas correu lindamente).

Aqui vai:

Imagem
Entrada

Imagem
Traseira

Imagem

Imagem
A antiga caldeira a carvão

Imagem
A caldeira actual a gás

Imagem
Ryan (o nosso guia) e o, supostamente, silencioso motor a vapor que motoriza o moinho de malte e os "braços" que mexem o mosto durante a fase de Mash.

Imagem
Moinho de malte

Imagem
Mash-Tun

Imagem
Interior do Mash-Tun

Imagem
Imagem
Boil Kettle

O Boil Kettle é o recipiente onde se fez a fervura do mosto (apenas da parte líquida) e onde se adiciona o lúpulo.
O Ryan contou-me uma história bizarra acerca de um acidente que ocorreu na cervejaria.
Há algumas décadas atrás, durante a fervura do mosto, houve um ajudante que, ao descer as escadas que dão acesso à sala que vêem na foto (reparem na porta e nas escadas), escorregou e caiu no Boil Kettle com este em plena fervura. O infeliz sofreu graves queimaduras acabando por falecer.
Dias depois, houve alguém que questionou o destino do lote de cerveja azarado. Os cervejeiros responderam que foi o mesmo que os outros...

Afinal, esta cerveja teve mais "corpo"...

Imagem
Balança de Lúpulo

Imagem
Tanque de refrigeração onde, actualmente, o mosto sofre a inoculação natural de leveduras (fermentação espontânea).

Imagem
Fermentadores

Imagem
O "Anjo da Guarda" dos cervejeiros... :D

Uma boa Páscoa a todos!
Última edição por ptlsousa em sábado dez 05, 2009 1:28, editado 1 vez no total.

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça mar 27, 2007 18:41

Espectáculo!!!

Estas últimas fotos de como as coisas são feitas numa "old fashion way" deixaram-me maravilhado. Estou tão habituado a caldeiras de inox e cubas de fermentação cilindro cónicas, com chão a brilhar, lúpulo em extracto, controlo apertado de levedura e tantas outras coisas, que ver fotos destas me recordam de como deve ser ainda fascinante trabalhar num local deste género.

Decididamente tenho de tirar um tempo para ir a Inglaterra com calma.

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça mar 27, 2007 19:54

Estas últimas fotos de como as coisas são feitas numa "old fashion way" deixaram-me maravilhado.

Rasec, é mesmo verdade!
Vê-se aqui o verdadeiro significado de "Old School"...

O Ryan disse-me que iam produzir cerveja muito brevemente (umas semanas). Fiquei admirado, pois dava-me a sensação de que aqueles tubos de cobre iam pingar por todos os lados...

Abraço e boa viagem!

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quinta mar 29, 2007 12:49

Pedro, obrigado por partilhares esta experiência connosco. Espectáculo! Que vontade com que fiquei de voltar a Inglaterra... agora que olho para a cerveja de outra forma...

Brett
Bebedor de minis!
Registado: segunda dez 17, 2007 14:32

Mensagempor Brett » terça nov 25, 2008 10:36

Boas,

De entre os muitos post's existentes no fórum sobre o Reino Unido, não sabia muito bem onde deixar esta "lista telefónica" de cervejeiras de Ales. Escolhi este meio ao acaso, na esperança de que possa ser útil para algum viajante:

http://www.quaffale.org.uk/php/brewery/158

Cumprimentos,
Brettanomyces
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo jan 11, 2009 17:23

Brett Escreveu:Boas,

De entre os muitos post's existentes no fórum sobre o Reino Unido, não sabia muito bem onde deixar esta "lista telefónica" de cervejeiras de Ales. Escolhi este meio ao acaso, na esperança de que possa ser útil para algum viajante:

http://www.quaffale.org.uk/php/brewery/158

Infelizmente o link anterior está offline. Eis a mensagem que o administrador deixou online:

"It is with some regret that I announce the immediate closure of this web site. This is due to a number of reasons, but I feel that after 8 years of the site, I've had enough.
I like to take this oportunity of thanking all those who have helped with the site over the years.
Happy drinking!"

Enfim, aparecem uns, desaparecem outros. É expectável que aconteça o mesmo à Stag Brewery, de Londres, uma companhia que remonta já ao séc. XV. Parece que não é tão rentável quanto os terrenos onde está situada, razão pela qual a nova ABInBev tem um plano para a fechar até 2010. Parece que actualmente aí se fabricava a americana Bud, apesar disso não me parece motivo suficiente para se fechar a fábrica...

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » terça mai 05, 2009 23:18

A Quaffale http://www.quaffale.org.uk/ felizmente voltou no final de Janeiro e está a ser novamente actualizada regularmente. Continua a ser a referência para informação sobre Real Ales.

A vida é mesmo assim. Quem tem uma paixão por este tema, por muito que queira, não se consegue desprender dele. E ainda bem que é assim :wink:

Abraço

Fernando

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante