Aceitam-se sugestões (para França e Bélgica)

Já visitou os EUA, a Austrália ou o Japão? Vai fazer uma viagem em breve? Este é o local ideal para nos contar as suas experiências nesses países e recomendar bares e cervejas locais.
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Aceitam-se sugestões (para França e Bélgica)

Mensagempor VicMaP » sexta mar 09, 2007 16:38

Como referi na minha apresentação, não sou um grande bebedor, pelo menos, não sou bebedor em quantidade. Até porque, sendo, como sou, um apreciador das cervejas belgas, algumas bastante encorpadas, seria um atentado à carteira e à integridade física, se por exemplo, me desse para beber 4 ou 5 Scaldis ou Rochefort 10 seguidas.
Tal facto, faz com que varie pouco, (até porque se assim não fosse, e ao ritmo a que bebo, arriscava-me a estar uns tempos sem tocar nas minhas favoritas). Contudo, estou sempre aberto a sugestões. Aliás, há uns tempos comprei o livro do Francisco José Viegas (que já vi referido aí pelo fórum e através do qual cá vim parar) e de vez em quando "vou" numa das propostas dele, que sei que é uma pessoa de bom gosto (apesar de adepto do FCP, mas enfim, ninguém é perfeito :D ). Só evito algumas stout - confesso que não sou grande apreciador - além de que, por vezes, provando uma cerveja que ele refere, não concordo com a apreciação feita, mas aí nada a fazer, é o gosto de cada um, e por vezes até a circunstância em que se efectua a prova a condiciona.
Bem, mas para encurtar isto, direi que para o mês que vem estarei uns dias no norte de França e darei um pulo a Brugges. Provavelmente, e dado os condicionalismos agora postos pelas companhias aéreas, não conseguirei trazer cervejas na bagagem, mas vou tentar provar uma cerveja diferente em cada refeição efectuada durante o périplo, com especial incidência na ida à Bélgica.
Uma das que vou tentar encontrar é a Westvleteren Trappiste 12, mas sei que é algo difícil, embora um amigo que vive em Rambouillet, nos arredores de Paris, me tenha dito que nessa cidade há uma cervejaria que teria todas as melhores cervejas do mundo (será??).
Agora, se algum de vocês me quiser dar sugestões sobre algumas fora-de-série, daquelas que não encontro por cá, tenho aqui o caderno de apontamentos e a caneta a jeito.

Bom fim de semana para todos 8)

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado mar 10, 2007 2:21

Caro VicMaP,

essa ida à Bélgica é o sonho de qualquer apreciador de cerveja. E tal não é de admirar, já que existem centenas (sim, são mesmo centenas) de cervejas que vale a pena degustar. A dificuldade reside mesmo no facto de se ter que seleccionar as melhores entre tantas, principalmente quando se tem pouco tempo.

Assim sendo, vou tentar dar umas dicas sobre aquilo que acho que pode ser interessante na Bélgica. Digamos que isto tudo depende do gosto pessoal, sendo que estas opiniões se adequam ao meu. Ou seja, nada têm de científico!!! Vamos lá!

Uma das referências no que toca a cervejas belgas são as trapistas. A abadia trapista mais próxima de Bruges acaba mesmo por ser a da Westvleteren. A abadia tem um local em frente, chamado "De Vedre", onde se pode apreciar as excelentes cervejas deste mosteiro (incluindo a Westvleteren 12, claro!)

Mesmo no centro de Bruges vale a pena visitar a microcervejaria De Halve Maan, que produz a Brugse Zot. O ambiente é magnífico, tem um museu e a vista sobre Bruges é esplendorosa. Vale a pena!

Próximo de Bruges, mais propriamente em poperinge, fica o Museu nacional do lúpulo, um local interessante mas talvez mais adequado a quem tenha tempo.

Infelizmente, a zona de Bruges não é a que tem mais variedade de fábricas de cerveja. A cidade é muito bonita mas em termos cervejeiros é preferível visitar aa regiões de Bruxelas, Namur, Liége ou mesmo Antuérpia.

Independentemente disso, em Bruges há vários locais onde se pode beber cervejas de outras áreas da Bélgica. Se fosse eu, o que tentaria beber? Pois, aqui o gosto de cada um entra novamente em campo. Como eu gosto de variar de marcas e principalmente estilos, acho que experimentaria o seguinte:

- uma lambic, estilo muito característico da Bélgica. Os sabores podem ser de framboise, kriek, peche, etc. Em termos de marcas, as melhores são da Girardin, Boon ou Oud Beersel. As da 3 fontainen também são uma excelente opção.

- uma witbier, a versão belga das weisse alemãs. A Blanche des Honnelles e a brugs Witbier são um must. A Hoegaarden é um clássico mas essa já se encontra por cá.

- uma sazonal. As da Fantome, da Dupont ou da Silly são excelentes escolhas.

- uma gueuze. Digamos que isto é um sub-estilo, pois podemos considerá-las dentro das lambic. Mas sendo tão diferentes destas, vale a pena experimentar. Mais uma vez as melhores são as da Girardin ou Boon e também a da Hanssens. Mais comerciais mas com certeza mais fáceis de encontrar são as da Lindemans, De troch e Timmermans.

- uma belgian strong ale ou então uma abbey ale. Neste campo a oferta é muito grande e quase de certeza irá encontrar uma boa marca.

- um flemish sour ale. este estilop não é nada fácil numa primeira abordagem, mas aos poucos aprende-se a gostar. Destaque para a Vichtenaar, Rodenbach Grand Cru ou a Queue de Charrue Bruin.

Enfim, dezenas de estilos, centenas de marcas. A Bélgica é o paraíso das cervejas. Só para concluir, deixo apenas mais alguns nomes que, se tivesse de andar 100 kms, o faria sem olhar para trás:

-qualquer uma das trapistas (orval, westmalle, westvleteren, chimay, achel, rochefort); St. Bernardus Abt 12; Hercule Stout; Straffe Hendrik; De Dolle Mad Bitch, etc, etc.

Espero que parte destas dicas sirvam apra alguma coisa! :wink:

Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

Zizo
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta jan 19, 2007 21:51

Mensagempor Zizo » segunda mar 19, 2007 0:06

Este homem é um senhuor

:D

Aprendi coisas aqui que me vão levar à ruína :lol:

Excelente bmxutos

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mar 19, 2007 0:19

Zizo Escreveu:Este homem é um senhuor

:D

Aprendi coisas aqui que me vão levar à ruína :lol:

Excelente bmxutos

Caro Zizo,

Obrigado pelo cumprimento :mrgreen:

Mas confesso que não o mereço. Por acaso já estive algumas vezes na Bélgica e, deste modo, não custa nada partilhar algumas das coisas boas que conhecemos com pessoas que nutrem o mesmo interesse que nós.

Aliás, caso tenhas alguma questão será sempre um prazer responder, claro está, caso o saiba!

Espero que melhores da constipação e que a Rochefort te convença em definitivo!!! :wink:

Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Xiii!

Mensagempor VicMaP » quinta mar 22, 2007 22:09

Bruno
Com tanta dica vou acabar por não visitar Brugges :lol:
Bem, agradeço muito as dicas, e é claro que são muitas e como vou lá estar pouco tempo, ficam notas para a próxima visita a seguir a esta.
Para já, acho que essa microcervejaria no centro da cidade vai ser paragem obrigatória. As outras, logo se vê.
Só tenho pena que não se possa trazer cerveja, uma vez que no avião há limites...Mas como estou a pensar em ir até lá, daqui a uns tempos de carro, pode ser quue dessa vez tenha mais sorte.

Mais uma vez, grato pelas dicas

Um abraço

Vic

Zizo
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta jan 19, 2007 21:51

Re: Xiii!

Mensagempor Zizo » sexta mar 23, 2007 12:12

VicMaP Escreveu:Bruno
Bem, agradeço muito as dicas, e é claro que são muitas e como vou lá estar pouco tempo, ficam notas para a próxima visita a seguir a esta.
Para já, acho que essa microcervejaria no centro da cidade vai ser paragem obrigatória. As outras, logo se vê.
Só tenho pena que não se possa trazer cerveja, uma vez que no avião há limites...Mas como estou a pensar em ir até lá, daqui a uns tempos de carro, pode ser quue dessa vez tenha mais sorte.

Um abraço

Vic

Podes trazer a que quiseres na bagagem de porão. Na bagagem de mão é que nem uma. A não ser aquelas compradas no aeroporto já depois da alfândega.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Re: Xiii!

Mensagempor bmxutos » sábado mar 24, 2007 0:28

VicMaP Escreveu:Bruno

Um abraço

Vic

Caro Vic,

como o Zizo disse, sempre podes trazer qualquer coisa na bagagem que vem no porão. É claro quer aí corres o risco de ver alguma garrafa partida, algo que já aconteceu comigo. O melhor é envolver a garrafa em bastante jornal e em seguida imensa fita-cola, para lhe dar capacidade de absorção a choques. Aconselho também a que ponhas as garrafas separadas por uma peça de roupa, se possível, e dentro de um saco plástico fechado. No caso de se partir, talvez se consiga evitar que o líquido suje a roupa toda.

Eu tenho feito isso e, como referi, só uma vez é que abri a mala e descobri uma garrafa toda estilhaçada e a roupa encharcada de cerveja :) Nas restantes vezes, tudo correu bem.

Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com

Ricardo Antunes da Costa
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta mar 01, 2007 14:33
Contacto:

Mensagempor Ricardo Antunes da Costa » sábado mar 24, 2007 13:23

Eu normalmente enrolo a garrafa com uma toalha de banho. Até hoje nunca tive problemas.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sábado mar 24, 2007 16:14

Eu faço assim:
Envolvo as garrafas num saco plástico (para não derramar líquido ao partir e/ou com elevadas diferenças de pressão), depois cubro com uma peúga e distribuo pela mala de forma a que não fiquem perto umas das outras (para não colidirem).
Se ficar com espaço livre na mala, encho sacos plásticos com ar e distribuo estrategicamente.

O problema costuma estar no excesso de peso... :D

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça dez 23, 2008 15:46

Recupero este antigo tópico do Vic só para vos relatar uma magnífica experiência que tive em Bruxelas. Foi uma viagem de um dia, ou seja, fui e vim na sexta, mas fomos convidados por uns colegas eslovenos que por lá trabalham a irmos almoçar a um local que, segundo eles, tinha grandes cervejas (a minha fama de bêbado começa a espalhar-se... :D )

Então, não muito longe do Park van Brussel, encontra-se o Le Bier Circus. Se é verdade que o aspecto não é muito convidativo, mais parecendo um snack-bar, e se os preços também são um pouco superiores aos nossos standards, já em termos culinários e cervejeiros podemos encontrar muitas surpresas.

A começar pela ementa (retirado do site):

- Beef Carpaccio with Vieux-Bruges, Oliv Oil and Lambic Beer Emulsion
- Scampi in Honey and Lambic Beer, Thin Slices of Leek and Shrimps
- The Home-Made Spaghetti Bolognaise à la Trappiste de Chimay
- The Beef’n Beer Stew in the Westmalle Way ; Fries, Croquette Potatoes or Stoemp
- The Calf’s Kidneys in Muyshrooms, Mustard, Tarragon and Duchesse de Bourgogne ; Fries, Croquette Potatoes or Stoemp
- The Chocolate Mousse à la Chimay Trappist Beer
- The Crème Brulée à la Bière de Miel
- The Chouffe Coffee (Liqueur with a base of Chouffe Brandy, of coffee and of bruin beer from Achouffe and sugar. Served hot with whipped cream.), etc, etc.

Nas bebidas a variedade é bastante grande, com um destaque especial para algumas lambic vintage. Trouxe uma Hanssens Oudbeitj e uma Oud Beersel Oude Gueuze. Infelizmente, o tipo de viagem não dava para mais, pelo que nem máquina fotográfica levei. Mas numa próxima ida a Bruxelas, com mais tempo, não deixarei de visitar novamente o Beer Circus.

http://www.bier-circus.be/

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » terça dez 23, 2008 20:04

bmxutos Escreveu:
- Beef Carpaccio with Vieux-Bruges, Oliv Oil and Lambic Beer Emulsion
- Scampi in Honey and Lambic Beer, Thin Slices of Leek and Shrimps
- The Home-Made Spaghetti Bolognaise à la Trappiste de Chimay
- The Beef’n Beer Stew in the Westmalle Way ; Fries, Croquette Potatoes or Stoemp
- The Calf’s Kidneys in Muyshrooms, Mustard, Tarragon and Duchesse de Bourgogne ; Fries, Croquette Potatoes or Stoemp
- The Chocolate Mousse à la Chimay Trappist Beer
- The Crème Brulée à la Bière de Miel
- The Chouffe Coffee (Liqueur with a base of Chouffe Brandy, of coffee and of bruin beer from Achouffe and sugar. Served hot with whipped cream.), etc, etc.

http://www.bier-circus.be/

Meu Caro Bruno

O tempo que já lá vai sobre esta postagem!!
Entretanto, fui-me tornando fã das Stout (o que prova que até então não tinha bebido stouts decentes), e fui-me afastando cada vez mais dos gostos do FJV.
Mas com esta coisa de postares a ementa...abriste-me o apetite de voltar á Bélgica rapidamente! Vamos a ver se da próxima estou mais tempo e experimento essas maravilhas culinárias.

Um Natal muito feliz para a nossa pequena, mas entusiasta comunidade

Abração

Vic

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta dez 24, 2008 12:27

VicMaP Escreveu:Mas com esta coisa de postares a ementa...abriste-me o apetite de voltar á Bélgica rapidamente! Vamos a ver se da próxima estou mais tempo e experimento essas maravilhas culinárias.

Um Natal muito feliz para a nossa pequena, mas entusiasta comunidade

Abração

Vic

Um regresso à Bélgica é sempre um grande desejo para se concretizar no ano que aí vem!

Um excelente Natal também para ti, família, amigos, extensível a todos os membros do fórum.

Um grande abraço a todos,

chimay
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 29, 2006 14:10

Mensagempor chimay » terça jul 24, 2012 14:50

Sugestão para Paris, http://www.lafinemousse.fr/ (6 Avenue Jean Aicard, 75011 Paris). Forte aposta em cervejas artesanais francesas.

Voltar para “VIAGENS E CERVEJA”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes