Caro VicMaP,
essa ida à Bélgica é o sonho de qualquer apreciador de cerveja. E tal não é de admirar, já que existem centenas (sim, são mesmo centenas) de cervejas que vale a pena degustar. A dificuldade reside mesmo no facto de se ter que seleccionar as melhores entre tantas, principalmente quando se tem pouco tempo.
Assim sendo, vou tentar dar umas dicas sobre aquilo que acho que pode ser interessante na Bélgica. Digamos que isto tudo depende do gosto pessoal, sendo que estas opiniões se adequam ao meu. Ou seja, nada têm de científico!!! Vamos lá!
Uma das referências no que toca a cervejas belgas são as trapistas. A abadia trapista mais próxima de Bruges acaba mesmo por ser a da Westvleteren. A abadia tem um local em frente, chamado "De Vedre", onde se pode apreciar as excelentes cervejas deste mosteiro (incluindo a Westvleteren 12, claro!)
Mesmo no centro de Bruges vale a pena visitar a microcervejaria De Halve Maan, que produz a Brugse Zot. O ambiente é magnífico, tem um museu e a vista sobre Bruges é esplendorosa. Vale a pena!
Próximo de Bruges, mais propriamente em poperinge, fica o Museu nacional do lúpulo, um local interessante mas talvez mais adequado a quem tenha tempo.
Infelizmente, a zona de Bruges não é a que tem mais variedade de fábricas de cerveja. A cidade é muito bonita mas em termos cervejeiros é preferível visitar aa regiões de Bruxelas, Namur, Liége ou mesmo Antuérpia.
Independentemente disso, em Bruges há vários locais onde se pode beber cervejas de outras áreas da Bélgica. Se fosse eu, o que tentaria beber? Pois, aqui o gosto de cada um entra novamente em campo. Como eu gosto de variar de marcas e principalmente estilos, acho que experimentaria o seguinte:
- uma lambic, estilo muito característico da Bélgica. Os sabores podem ser de framboise, kriek, peche, etc. Em termos de marcas, as melhores são da Girardin, Boon ou Oud Beersel. As da 3 fontainen também são uma excelente opção.
- uma witbier, a versão belga das weisse alemãs. A Blanche des Honnelles e a brugs Witbier são um must. A Hoegaarden é um clássico mas essa já se encontra por cá.
- uma sazonal. As da Fantome, da Dupont ou da Silly são excelentes escolhas.
- uma gueuze. Digamos que isto é um sub-estilo, pois podemos considerá-las dentro das lambic. Mas sendo tão diferentes destas, vale a pena experimentar. Mais uma vez as melhores são as da Girardin ou Boon e também a da Hanssens. Mais comerciais mas com certeza mais fáceis de encontrar são as da Lindemans, De troch e Timmermans.
- uma belgian strong ale ou então uma abbey ale. Neste campo a oferta é muito grande e quase de certeza irá encontrar uma boa marca.
- um flemish sour ale. este estilop não é nada fácil numa primeira abordagem, mas aos poucos aprende-se a gostar. Destaque para a Vichtenaar, Rodenbach Grand Cru ou a Queue de Charrue Bruin.
Enfim, dezenas de estilos, centenas de marcas. A Bélgica é o paraíso das cervejas. Só para concluir, deixo apenas mais alguns nomes que, se tivesse de andar 100 kms, o faria sem olhar para trás:
-qualquer uma das trapistas (orval, westmalle, westvleteren, chimay, achel, rochefort); St. Bernardus Abt 12; Hercule Stout; Straffe Hendrik; De Dolle Mad Bitch, etc, etc.
Espero que parte destas dicas sirvam apra alguma coisa!
Abraço,
Bruno
CervejasDoMundo.com