bmxutos Escreveu:A Vintage tem, de facto, bom aspecto, mas presume-se que o preço seja a condizer....
A questão do mel na cerveja é bem interessante pois, sendo que muitas vezes se utilizam açucares, caramelo e outros xaropes para "adocicar" o produto final, porque não utilizar mel, um produto natural e com excelentes propriedades até medicinais? Presumo que a limitação esteja mesmo no preço do mel e no facto de não dar grande cor à bebida. Mas são apenas suposições!
Bom, aqui posso dar uma "achega".
Estive envolvido num projecto pessoal onde pretendia usar mel na composição de uma cerveja. Não fazer uma "Honey Beer" mas sim uma Irish Red Ale com notas de mel. entretanto comeceu a ler umas coisas e a falar com algumas pessoas. A conclusão a que cheguei é que é possível usar mel nas seguintes condições:
1) Na fase final da brassagem, em início de ebulição, em vez de usar caramelo ou mesmo açúcar (branco ou amarelo) o que é má ideia porque todos os aromas se perdem durante a ebulição.
2) Na fase final da ebulição, um pouco em jeito de lúpulo de aroma, é no entanto espectável que uma grande parte dos aromas se perca no whirpool/decantador e mesmo na fermentação. Pouco impacto terá no produto final.
3) Em início de fermentação, terá as vantagens óbvias relacionadas ao aroma, mas a desvantagem do risco de contaminação da fermentação. É obviamente necessário estudar o impacto do mel na levedura e no comportamento na fermentação. (Como se tratava de apenas um ensaio e tinha de correr MUITO bem à primeira optei por não usar.)
4) A partir daqui não faz sentido usar mel pelos motivos óbvios, temos no entanto a hipótese de utilizar aromas naturais de mel na fase pré-embalamento... é uma hipótese sempre a considerar!
5) Caso seja uma cerveja que refermente na garrafa ou em cuba, pode usar-se o mel como fonte de açúcar... mais uma vez será uma hipótese a estudar (e a provar). Tenho cá uma hipótese que gostava de tentar um dia em casa que é a adição de mel e ervas aromáticas (oregãos ou jasmim por exemplo) numa refermentação...

Mais uma vez coloca-se o risco de contaminação e do impacto na levedura.
Dadas as dificuldades a nível de operação, elevado custo, elevada reologia entre outros, torna o uso do mel pouco atraente para as grandes empresas...