Estou a ponderar utilizar uma garrafa de caramelo (400g, comprado já pronto, marca Continente) numa próxima cerveja. A ideia é fazer algo ao estilo de uma Scotch Ale/Wee Heavy, mas estou reticente quanto à minha capacidade para caramelizar o mosto recolhido; esta garrafa de caramelo está na dispensa há algum tempo e lembrei-me de lhe dar uso. Sei que há sempre a possibilidade de fazer eu mesmo o caramelo numa panela à parte... Mas em todo o caso, gostava de saber se já alguém aqui fez alguma coisa do género daquilo que estou a propor (utilização do caramelo comercial) e se me pode aconselhar em algumas questões, nomeadamente:
1) efeito sobre a fermentação de possíveis conservantes utilizados pelo fabricante (o rótulo da embalagem não refere nenhum, mas acredito que possa lá estar qualquer coisa...);
2) isto vai efectivamente passar algum sabor para a cerveja final, ou o efeito será negligenciável? (Trata-se de uma experiência e por isso pretendo obter um volume final de apenas 6-6,5 L.);
3) O que devo esperar em termos de S.G.? Alguém tem noção de qual é a contribuição do caramelo ("PPG") para a densidade do mosto? Por muito que pesquise online, não tenho conseguido encontrar dados concretos para este ingrediente...
Obrigado desde já por qualquer ajuda que me possam dar