Molho de Francesinha
- Subbuteiro
- Bebedor de minis!
- Registado: quarta nov 06, 2013 12:00
Molho de Francesinha
Esta é a receita do meu molho de francesinha, que eu fui adaptando de uma receita de família, ao meu gosto e ao da minha patroa. Mas pode-se sempre alterar ou mudar as quantidades dos ingredientes.
Com estes ingredientes, temos uma receita com um sabor mais "acervejado" e menos a "polpa de tomate" como vemos nas maiorias dos sítios.
Ingredientes:
- 1 litro de cerveja
- 1 pacote de Sopa de Rabo de Boi instantânea
- 1 cenoura
- 2 cebolas pequenas
- 6 dentes de alho
- 250 ml de polpa de tomate
- 1 colher de chá de cominhos
- 3 folhas de louro
- 1/2 cálice de vinho do Porto
- sal qb
- piri-piri qb
- pimenta preta qb
- água qb
Colocar a cerveja a cozer todos os ingredientes, excepto a água e o pacote de sopa. Com um pouco de água fria, à parte, dissolvemos o pacote de sopa com água, de modo a evitar grumos, e depois dissolvemos este preparado aos restantes ingredientes.
Deixar cozinhar cerca de 30 minutos. Retirar as folhas de louro e reduzir tudo com a varinha mágica. Recolocar as folhas de louro e deixar apurar de 1 a 2 horas, até ganhar consistência.
Pode-se substituir a sopa de rabo de boi por uma de sopa de marisco, que també, fica bom.
Não uso maizena para engrossar pois o pacote de sopa já engrossa bem.
Dá para 4 pessoas.
Se quiserem, e eu também costumo fazer isso, é colocar umas 2 ou 3 fatias de fiambre no início, e dá um sabor interessante.
Com estes ingredientes, temos uma receita com um sabor mais "acervejado" e menos a "polpa de tomate" como vemos nas maiorias dos sítios.
Ingredientes:
- 1 litro de cerveja
- 1 pacote de Sopa de Rabo de Boi instantânea
- 1 cenoura
- 2 cebolas pequenas
- 6 dentes de alho
- 250 ml de polpa de tomate
- 1 colher de chá de cominhos
- 3 folhas de louro
- 1/2 cálice de vinho do Porto
- sal qb
- piri-piri qb
- pimenta preta qb
- água qb
Colocar a cerveja a cozer todos os ingredientes, excepto a água e o pacote de sopa. Com um pouco de água fria, à parte, dissolvemos o pacote de sopa com água, de modo a evitar grumos, e depois dissolvemos este preparado aos restantes ingredientes.
Deixar cozinhar cerca de 30 minutos. Retirar as folhas de louro e reduzir tudo com a varinha mágica. Recolocar as folhas de louro e deixar apurar de 1 a 2 horas, até ganhar consistência.
Pode-se substituir a sopa de rabo de boi por uma de sopa de marisco, que també, fica bom.
Não uso maizena para engrossar pois o pacote de sopa já engrossa bem.
Dá para 4 pessoas.
Se quiserem, e eu também costumo fazer isso, é colocar umas 2 ou 3 fatias de fiambre no início, e dá um sabor interessante.
- Subbuteiro
- Bebedor de minis!
Re: Molho de Francesinha
Esqueci-me de referir que sim, é mesmo uma cenoura no molho de francesinha. A razão dela é que a cenoura cozida fica doce, dando um toque adocicado e viciante ao molho... 

-
- BeerMaster
- Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
- Contacto:
-
- BeerMaster
- Registado: sábado dez 01, 2012 14:13
- Subbuteiro
- Bebedor de minis!
seriuskiller Escreveu:Essa da cenoura não sabia!
Tal como muitos pratos que levam tomate levam uma colher de sopa de açúcar para cortar a acidez do tomate, aqui a cenoura vai cortar alguma acidez da cerveja e do rabo de boi, suavizando o molho.
Ainda ontem, para o jantar fiz carne à bolonhesa e também junto cenoura ralada com a cozedura da carne, e esta ajuda a tornar o molho menos amargo.

-
- BeerMaster
- Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
- Contacto:
A minha questão é mais existencial do que propriamente uma dúvida. Sempre ouvi dizer que quando se cozinha, deve-se utilizar um bom vinho ou pelo menos o vinho que também iremos beber à mesa. pergunto-me portanto se caso utilizássemos uma boa cerveja, em vez das litrosas nacionais, o resultado final refletiria essa qualidade.
Resta-me experimentar, presumo
Resta-me experimentar, presumo

- Subbuteiro
- Bebedor de minis!
É uma questão daqui a umas semanas experimentar com a minha própria cerveja. Mas como ainda sou novato na arte cervejeira, vou usando as litrosas da Sagres, e dada a percentagem da cerveja no total do molho, não duvide que influencie bastante.
Tal como nos pratos que levam vinho em grande quantidade, nomeadamente em pratos de carnes francesas, como Coq au Vin ou Carne à Borgonha, a qualidade do vinho influencia, e bastante...
Ou a nossa Vinha d'Alhos...
Tal como nos pratos que levam vinho em grande quantidade, nomeadamente em pratos de carnes francesas, como Coq au Vin ou Carne à Borgonha, a qualidade do vinho influencia, e bastante...
Ou a nossa Vinha d'Alhos...

Vou experimentar esta receita nos próximos tempos.
Há algum tempo que ando para experimentar fazer uma francesinha em casa e nunca o fiz...
Depois digo os resultados.
Relativamente à cerveja, muito honestamente, parece-me que as lagers portuguesas devem-se adequar melhor a uma francesinha. Caso contrário será deturpar o sabor a que estamos habituados e será uma versão diferente.
Há algum tempo que ando para experimentar fazer uma francesinha em casa e nunca o fiz...
Depois digo os resultados.
Relativamente à cerveja, muito honestamente, parece-me que as lagers portuguesas devem-se adequar melhor a uma francesinha. Caso contrário será deturpar o sabor a que estamos habituados e será uma versão diferente.
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Atenção fazer este molho com uma Russian Imperial Stout deve ficar muito estranho!!! 

nogueiraf Escreveu:Atenção fazer este molho com uma Russian Imperial Stout deve ficar muito estranho!!!
Uma Imperial Stout? Se é para inovar apostemos numa Lambic Kriek!

- Subbuteiro
- Bebedor de minis!
A próxima vez que fizer molho de francesinha, vou fazer com uma westvleteren xii... 

bom poste, andava a procura de uma receita de molho de francesinha que parecesse bom, e este parece ser bom não muito "artificial" como o que costumo ver por ai, e essa da cenoura nunca tinha visto mas tem toda a logica.
Voltar para “CERVEJA, COMIDA & OUTRAS IGUARIAS”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante