Frango com cerveja

Cozinhar com cerveja ou acompanhar uma refeição com cerveja. O que vai bem com o quê? Cocktails, Sidra, Sake, Café, Chá. Partilhe com o fórum as suas bebidas preferidas.
mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Frango com cerveja

Mensagempor mitos » quarta ago 23, 2006 14:51

bem acho q vou ter a honra de estrear este topico com uma excelente (acho eu) receita c cerveja.

como solteirao q sou e a viver sozinho (espero q por mtos e bons anos) vou optar por uma bem simples de fazer:

1. pegar num frango, parti-lo aos bocados e enfiar c ele dentro duma panela

2. deitar-lhe por cima uma sopa de cebola em pacote

3. deitar em seguida uma cerveja 33cl, qq marca, e nao mexer

4. deixar estufar umns 30 min

5. acompanhar c arroz branco

fica excelente e é optimo pra impressionar namoradas (acho q pra mulheres tb deve dar ;-) )

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quarta ago 23, 2006 19:36

Caro Mitos,

A minha mulher tb faz um frango com cerveja e a receita dela (se não é a mesma) não deve andar longe da sua. A ser a mesma, é, de facto, uma óptima receita.
Já agora: o que bebe a acompanhar o frango? Eu diria que Bohemia não vai mal, pois não?

Abraço.

PS: Se houver senhoras entre os membros deste fórum: esta receita tb impressiona maridos (tb deve dar para namorados)!

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta ago 24, 2006 12:15

ola

sim sem duvida q entre as nacionais a bohemia é a mais adequada, nao arriscaria uma stout (geral/ reservo-as p/ bife c/ pimenta) e as louras parecem-me demasiado leves e frescas pra pratos de carne como este

nas estrangeiras acho q um trappiste de maior graduação ou as belgas rubi, de dupla ou tripla fermentação seriam uma boa escolha

o prato fica de facto c um sabor intenso e portanto a cerveja tem q estar à altura

e bom proveito ;-)

Cerbejolas
Beer Hunter
Registado: quarta mai 31, 2006 0:59

Mensagempor Cerbejolas » quinta ago 24, 2006 12:36

É pa! Vocês com esta conversa já me estão a deixar com fome (e sede!!!) :lol:

Tb sei uma ou duas receitinhas onde uma cerveja não vai nada mal. Mas ficam para depois do almoço, que agora já tou com o apetite muito apurado :wink:

Cerbejolas
Beer Hunter
Registado: quarta mai 31, 2006 0:59

Bolo de cerveja preta

Mensagempor Cerbejolas » quinta ago 24, 2006 15:37

Como prometido aki fica 1 receita de 1 excelente bolo de cerveja preta. É algo elaborado mas excelente:

6 ovos
2,5 dl de leite
550 gr de açucar
250 gr de manteiga
2 dl banha
600 gr de farinha de trigo
20 cl de cerveja preta
3 colheres de sopa de mel
frutos secos q.b.
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
raspa de casca de limão q.b.
1 cálice de vinho do porto ou da madeira

Primeiro mistura-se o leite com a cerveja e o vinho do porto e em seguida o mel. A este preparado adicionam-se os ovos e a banha e manteiga previamente derretidas. Mistura-se tudo muito bem. à parte junta-se a farinha com o bicarbonato de sódio, o açucar, os frutos secos, a raspa de casca de limão. Junta-se a primeira mistura com esta e envolve-se bem.
A mistela que se obtiver deita-se numa forma redonda e de chaminé, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. vai a forno bem quente durante 45 minutos. Desenforma-se e está pronto a acompanhar um chazinho ou mesmo uma cerveja!!! :P

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta ago 24, 2006 17:52

eh pa esta receita deve ser um luxo comparada c aquelas mais vulgares q so levam o vinho do porto

e como so leva 20cl de cerveja ainda se pode aproveitar os 13 cl q sobram :-)

ja ta impressa p se experimentar um fds destes

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta ago 25, 2006 1:28

Só por curiosidade e porque achei interessante terem mencionado qual o tipo de cerveja que vai bem com determinado prato, deixo aqui um link que faz o emparelhamento entre diversas comidas e diferentes estilos de cerveja.

http://www.beertown.org/education/pairing.html

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sábado set 09, 2006 2:57

Boas...

Pessoalmente, não tenho muitas regras quanto ao tipo de cerveja e a comida que a acompanha, ou vice-versa. :D
Gosto de experimentar!

Num destes dias, provei uma cerveja alemã muito barata (comprada pelos meus pais, por ser deconhecida e para experimentar) e aprendi uma lição importante.
A cerveja vinha numa garrafa muito foleira com um rótulo a condizer. Era uma loira comum (não me recordo da marca), suponho que era Lager, sofria de excesso de CO2 e lúpulo. Era amarga e com uma espuma muito leve.
O amargor era o sabor dominante.

Não gostei!

No entanto, como tinha mais algumas no frigorífico, lembrei-me de experimentar outra ao jantar.

Porreiro!
O excesso de lúpulo fez dessa cerveja um com acompanhamento para comida.

Belo contraste!

Abraço,
P. Sousa

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta jan 03, 2007 0:03

Eis um artigo que achei interessante e que indica algumas receitas que são elaboradas recorrendo a diversos tipos de álcool, desde a nossa cerveja, passando por gin, vodka, champanhe ou Grand Marnier.

http://www.pe.com/lifestyles/stories/PE ... 1025b.html

dinho
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta set 06, 2006 14:43

Mensagempor dinho » quarta abr 18, 2007 0:12

Outra receita para o pessoal

Estrogonofe na cerveja

Ingredientes:

1/2 kg de filé mignon
2 tomates médios sem pele e sem sementes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1/2 xícara (chá) de cerveja
1 colher (sopa) de ketchup
1 caixinha (200 g) de creme de leite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

Limpe a carne, lave, seque com toalha de papel e pique-a em tiras pequenas e finas de 1 cm x 5 cm. Reserve. Pique os tomates em cubos pequenos e reserve. Leve ao fogo uma panela com o azeite de oliva e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola dourar. Adicione a carne e frite, mexendo de vez em quando, por 15 minutos, ou até dourar de maneira uniforme e não ter mais líquido. Junte a metade da cerveja e mexa delicadamente. Em seguida, incorpore o tomate, o ketchup, o sal, a pimenta e o restante da cerveja. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 minutos, ou até a carne ficar macia. Misture o creme de leite, acerte o sal e cozinhe, sem parar de mexer, até ferver. Retire do fogo e sirva em seguida. Se preferir, sirva o estrogonofe dentro de miniabóboras pré-cozidas no vapor.

Voltar para “CERVEJA, COMIDA & OUTRAS IGUARIAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante