KaYs3r Escreveu:Qual é o diâmetro do tubo de cobre?
se não estou em erro é 15,3 mm, sim é uma medida estranha mas era o tubo que o meu cunhado tinha disponivel
KaYs3r Escreveu:Qual é o diâmetro do tubo de cobre?
KaYs3r Escreveu:Precisava da opinião dos "experts" do all-grain.
Estou a fazer o software para controlar a produção automática de cerveja, e precisava de saber ao certo, todos os passos necessários à produção.
Para já pus assim:
1. Brassagem (na brassagem é preciso manter a temperatura, ou ir baixando em algumas temperaturas?)
2. Pausas para adicionar ingredientes (é necessário? quantas?)
3. Filtragem
4. Sparging
5. Fervura
6. Pausas para adicionar ingredientes (quantas acham necessárias?)
7. Arrefecimento
Que acham? Está correcto assim?
Obrigado a todos
KaYs3r Escreveu:Para automatizar a produção
KaYs3r Escreveu:Para automatizar a produção
KaYs3r Escreveu:Também já conhecia, mas decidi pôr as mãos ao trabalho, e aprender algumas coisas durante o processo, e assim fico com um coisa personalizada e ao meu gosto
Estou a fazer o software para controlar a produção automática de cerveja, e precisava de saber ao certo, todos os passos necessários à produção.
Para já pus assim:
1. Brassagem (na brassagem é preciso manter a temperatura, ou ir baixando em algumas temperaturas?)
3. Filtragem
4. Sparging
5. Fervura
7. Arrefecimento
Obrigado a todos
KaYs3r Escreveu:Esses projectos têm painéis enormes, o que estou a fazer vai ter um coisa minúscula. Como vai ser automatizado não precisa desses botões todos, sou capaz de por algum, só por segurança, tenho que pensar nisso.
nogueiraf Escreveu:KaYs3r Escreveu:Esses projectos têm painéis enormes, o que estou a fazer vai ter um coisa minúscula. Como vai ser automatizado não precisa desses botões todos, sou capaz de por algum, só por segurança, tenho que pensar nisso.
Existem outros projecto mais pequenos estilo ecrã digital e 5 botões para aceder as funções com base em arduino se encontrar os links coloca aqui
telmott Escreveu:das produções all-grain que já fiz os passos foram esses mesmos, se bem que a filtragem e o sparging não são bem passos diferentes, acontece tudo ao mesmo tempo, e o sparging não é obrigatório em todas as receitas.
Mas a sequência é essa mesma.
KaYs3r Escreveu:É isso que estou a fazer, 3 ou 4 botoes, um lcd e um arduino![]()
Mas ainda ninguem me conseguiu explicar quais os passos para a produçao all-grain
nogueiraf Escreveu:KaYs3r Escreveu:É isso que estou a fazer, 3 ou 4 botoes, um lcd e um arduino![]()
Mas ainda ninguem me conseguiu explicar quais os passos para a produçao all-grain
Epaaaa abre um tópico sobre isso para a malta tentar ajudar e aprender!!!
Para já pus assim:
3. Filtragem
4. Sparging
5. Fervura
7. Arrefecimento
Obrigado a todos
seriuskiller Escreveu:1-Na brassagem era fixe poderes defenir 3 temperaturas e 3 intervalos de tempo nessa temperatura (contando apartir do momento em que a temperatura é atingida). Para controlar a temperatura usa a fórmula do PID, boa sorte depois para calibrar os K. Pausas para adicionar tens uma quando a primeira temperatura de brassagem é atingida e tens quando adicionas o lúpulo (mais uma ou duas). Podes defenir aqui mais 2 tempos. Se quiseres podes adicionar uma pedra difusora em INOX e fazes a oxigenação do mosto tambem. Quanto à resistencia, 3kw dá perfeitamente para a brassagem, não sei se não vais ter stress na fervura de 20L ou mais de mosto. Uma pergunta, o que vais usar como driver enter o PIC e a resistencia?
KaYs3r Escreveu:seriuskiller Escreveu:1-Na brassagem era fixe poderes defenir 3 temperaturas e 3 intervalos de tempo nessa temperatura (contando apartir do momento em que a temperatura é atingida). Para controlar a temperatura usa a fórmula do PID, boa sorte depois para calibrar os K. Pausas para adicionar tens uma quando a primeira temperatura de brassagem é atingida e tens quando adicionas o lúpulo (mais uma ou duas). Podes defenir aqui mais 2 tempos. Se quiseres podes adicionar uma pedra difusora em INOX e fazes a oxigenação do mosto tambem. Quanto à resistencia, 3kw dá perfeitamente para a brassagem, não sei se não vais ter stress na fervura de 20L ou mais de mosto. Uma pergunta, o que vais usar como driver enter o PIC e a resistencia?
Boas,
Não vou PID nem K. Vou usar um Arduino com um sensor de temperatura DS18S20.
Para controlar a resistência estou a estudar um circuito com um opto-acoplador e um triac, qualquer coisa dentro disto:
A parte da resistência vai ficar para mais tarde, ainda não sei qual vai ser o consumo dela, e se compensa em relação ao gás.
Se alguém tiver valores sobre isto agradecia que partilhassem
Nos projectos que vejo todos usam pelo menos 4kw, isto deve gastar bastante durante a subida de temperatura :\
lupulado Escreveu:Não percebo puto do que estás para aí a fazer, mas tem muito bom aspecto.
E sim, uma panela que permita etapas controladas para a brassagem e com sistema brew in a bag ao estilo braumeister, é sempre muito bem vinda! Já tens um cliente
seriuskiller Escreveu:Ok, o controlo vai ser do tipo ON\OFF. Mas mesmo assim vais precisar de algum programa de controlo de temperatura, pode ser do tipo curva de histerese (como um termostato real) ou um PID (é só colocar uma formula no programa). Depois com o valor do PID podes usar para controlar o TOn de um PWM, por exemplo. Talvez o mais simples para já seja a curva de histerese, se fixas 60º por exemplo, podes tipo desligar aos 63 e ligar aos 57, algo deste género.
nogueiraf Escreveu:Grandes avanços!!!
Quanto ao arduino, cheguei a ver uns tutoriais bem fixes sobre a modulação/transformação de dados analógicos em digitais para o arduino se encontrar ponho aqui.
Em termos de custos esses 4Kw são 4000 watts por hora, logo amigos dos senhores da EDP, mas dependendo do lugar onde irá ser feita a cerveja pode ser a única solução, seja como for deves tentar fazer de maneira a conseguires ajustar quer para gás quer para electricidade, assim não ficas limitado.
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes