Equipamento de fabrico.
Equipamento de fabrico.
Boas pessoal,
No momento em que decidi efectuar a primeira produção, verifiquei que o meu fogão eléctrico não conseguia aquecer a minha panela (avariado ou falta de potência???).
Devido a este problema, só tinha duas soluções comprar um fogão novo (eléctrico ou gás???) ou acoplar uma resistência eléctrica à minha panela. Optei pela segunda hipótese e acabei por construir “um clone da braumeister speidel” (feito apenas de material reciclado, excepto a panela), ao qual apresento e peço a vossa opinião.
No momento em que decidi efectuar a primeira produção, verifiquei que o meu fogão eléctrico não conseguia aquecer a minha panela (avariado ou falta de potência???).
Devido a este problema, só tinha duas soluções comprar um fogão novo (eléctrico ou gás???) ou acoplar uma resistência eléctrica à minha panela. Optei pela segunda hipótese e acabei por construir “um clone da braumeister speidel” (feito apenas de material reciclado, excepto a panela), ao qual apresento e peço a vossa opinião.
- Anexos
-
- O material de construção, panela nº42 de alumínio o restante em aço inox 304 e latão ( o ideal seria tudo 316l).
- DSCF0197.JPG (55.31 KiB) Visto 21645 vezes
-
- Parte de fundo
- DSCF0205.JPG (66.09 KiB) Visto 21645 vezes
-
- Resistência 3000W
- DSCF0202.JPG (62.33 KiB) Visto 21645 vezes
Re: Equipamento de fabrico.
Interior
- Anexos
-
- DSCF0199.JPG (81.33 KiB) Visto 21644 vezes
-
- DSCF0206.JPG (62.99 KiB) Visto 21644 vezes
Equipamento de fabrico.
Fabrico.
- Anexos
-
- Início do processo
- DSCF0231.JPG (56.79 KiB) Visto 21643 vezes
-
- Durante a fervura.
- DSCF0235.JPG (49.65 KiB) Visto 21643 vezes
-
- Conclusões:
O equipamento funcionou bem, mas ainda pode ser melhorado, através da aplicação de um revestimento na panela de modo melhorar a sua eficiência, substituir a torneira por um passador esférico, aplicação de escala de medida e qualquer coisa mais que possa surgir. - DSCF0237.JPG (59.98 KiB) Visto 21643 vezes
-
- BeerMaster
- Registado: sábado dez 01, 2012 14:13
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Excelente!!!
tens de colocar estilo passo a passo para a malta ver isso com detalhe e quem sabe fazer igual!!
Quanto ficou a brincadeira?
tens de colocar estilo passo a passo para a malta ver isso com detalhe e quem sabe fazer igual!!
Quanto ficou a brincadeira?
Boa noite,
Está com bastante bom aspeto! Não pensaste na hipótese de colocar 2 pequenos fogareiros elétricos em vez de um?
Qual a potência do que tu tens?
Arranjei um programinho básico que mostra o tempo necessário VS potência para aquecer água. Exemplo (para eficiências de 95%):
1) Para 20L de água com uma Temp inicial de 20ºC chegarem a fervura, necessitam de 59m a 2000W
2) Para 20L de água com uma Temp inicial de 20ºC chegarem a fervura, necessitam de 47m a 2500W
Isolares a panela com um isolamento térmico também ajudará naturalmente.
Estou com um problema parecido na minha brewroom.
Visto que não queria muito andar com gás, a minha ideia seria manter-me no elétrico, portanto estou a pensar em comprar 2 pequenos fogões elétricos, se bem que gostei da tua ideia. Q potência têm essa resistência?
cumps
Está com bastante bom aspeto! Não pensaste na hipótese de colocar 2 pequenos fogareiros elétricos em vez de um?
Qual a potência do que tu tens?
Arranjei um programinho básico que mostra o tempo necessário VS potência para aquecer água. Exemplo (para eficiências de 95%):
1) Para 20L de água com uma Temp inicial de 20ºC chegarem a fervura, necessitam de 59m a 2000W
2) Para 20L de água com uma Temp inicial de 20ºC chegarem a fervura, necessitam de 47m a 2500W
Isolares a panela com um isolamento térmico também ajudará naturalmente.
Estou com um problema parecido na minha brewroom.
Visto que não queria muito andar com gás, a minha ideia seria manter-me no elétrico, portanto estou a pensar em comprar 2 pequenos fogões elétricos, se bem que gostei da tua ideia. Q potência têm essa resistência?
cumps
Boa noite,
Não nunca pensei na colocação de dois pequenos fogões eléctricos, quanto à eficiência da resistência eléctrica no interior da panela é superior ao de um fogão eléctrico com a mesma potência, no caso da minha panela vai ser aplicado um isolamento térmico o que vai aumentar a sua eficiência.
O que me levou à construção do meu equipamento desta forma foi a preferência da energia eléctrica em relação ao gás (Instalando um controlador permite um controlo eficaz da temperatura), Instalei uma resistência de 3000W.
Como a maior parte dos componentes são reciclados gastei cerca de 150€.
HAMR quanto ao software podes indicar-me o nome?
Cumprimentos
Não nunca pensei na colocação de dois pequenos fogões eléctricos, quanto à eficiência da resistência eléctrica no interior da panela é superior ao de um fogão eléctrico com a mesma potência, no caso da minha panela vai ser aplicado um isolamento térmico o que vai aumentar a sua eficiência.
O que me levou à construção do meu equipamento desta forma foi a preferência da energia eléctrica em relação ao gás (Instalando um controlador permite um controlo eficaz da temperatura), Instalei uma resistência de 3000W.
Como a maior parte dos componentes são reciclados gastei cerca de 150€.
HAMR quanto ao software podes indicar-me o nome?
Cumprimentos
-
- BeerMaster
Sem usar programas sei que:
1Caloria é a energia gasta em 1g de água para subir 1ºC. Para 20L e fazendo a densidade da água =1 temos 20Kg, ou seja, 20000g. Se queremos subir 80ºC (porque está a 20º e queremos a 100º ) necessitamos de 20000 * 80 calorias, ou seja, 1600000. Convertendo para Joule (1cal= 4,1868J) ficamos com 6698880J de energia necessária. Podemos ainda converter em kWh o que dá, 1,86kWh. Isto significa que um aquecedor de 1860W demorava 1h a colocar a água em ebulição, caso todo o calor fosse para a água. Fazendo as contas ao contrário podemos saber quanto tempo devia demorar o nosso aquecedor de 2000W ou 2500W a aquecer a água. A diferença de tempo dá-nos o valor da energia que se desperdiçou e podemos saber assim a potencia que está a ser perdida. Esta potencia perdida provavelmente não será constante e deve variar conforme a potencia aumenta.
1Caloria é a energia gasta em 1g de água para subir 1ºC. Para 20L e fazendo a densidade da água =1 temos 20Kg, ou seja, 20000g. Se queremos subir 80ºC (porque está a 20º e queremos a 100º ) necessitamos de 20000 * 80 calorias, ou seja, 1600000. Convertendo para Joule (1cal= 4,1868J) ficamos com 6698880J de energia necessária. Podemos ainda converter em kWh o que dá, 1,86kWh. Isto significa que um aquecedor de 1860W demorava 1h a colocar a água em ebulição, caso todo o calor fosse para a água. Fazendo as contas ao contrário podemos saber quanto tempo devia demorar o nosso aquecedor de 2000W ou 2500W a aquecer a água. A diferença de tempo dá-nos o valor da energia que se desperdiçou e podemos saber assim a potencia que está a ser perdida. Esta potencia perdida provavelmente não será constante e deve variar conforme a potencia aumenta.
Boa explicação que ajuda a perceber o cálculo.
1860W -> 1hora
Eu cheguei a 2000W -> 59m com 95% para perdas, o que comprova que isto deve estar +- correto.
Posso apenas deixar o link para fazeres download, porque não sei onde encontrei isto (foi num forum qq).
https://www.dropbox.com/s/122d9q3tx36y9 ... 20Heat.xls
1860W -> 1hora
Eu cheguei a 2000W -> 59m com 95% para perdas, o que comprova que isto deve estar +- correto.
Posso apenas deixar o link para fazeres download, porque não sei onde encontrei isto (foi num forum qq).
https://www.dropbox.com/s/122d9q3tx36y9 ... 20Heat.xls
-
- BeerMaster
- Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
- Contacto:
Eu admiro essa vossa capacidade para contas mas gosto de ver um pouco de lume na panela, mais rude e mais artesanal lol
Mas está um optimo trabalho, estou a ver que vamos ter que pensar num brew weekend, estilo os dos jogos que a malta leva os computadores pra jogarem em rede, nos levamos as nossas obras primas e passamos o fim de semana a criar cervejas lol
Mas está um optimo trabalho, estou a ver que vamos ter que pensar num brew weekend, estilo os dos jogos que a malta leva os computadores pra jogarem em rede, nos levamos as nossas obras primas e passamos o fim de semana a criar cervejas lol
- nogueiraf
- BeerMaster
brunosoliveia Escreveu:Eu admiro essa vossa capacidade para contas mas gosto de ver um pouco de lume na panela, mais rude e mais artesanal lol
Andas com umas ideias!!!!
-
- BeerMaster
- Contacto:
Apoio!
Fermentador:
# RISpect 833
Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
# RISpect 833
Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
-
- Bebedor de minis!
- Registado: quarta mar 06, 2013 1:01
Parabéns! Está um mimo...Andava à procura de ideias para fazer uma coisa parecida. Uma descrição detalhada da engenhoca era muito agradecida e bem vinda pelo resto da malta 

-
- BeerMaster
Gosto muito da ideia do Bruno, no próximo fim de semana vou fazer uma abadia ("trapista"), se alguém me quiser acompanhar é bem vindo, ou se houver um sítio onde possa levar as tralhas é na boa na mesma! Nunca fiz cerveja com companhia entendida no assunto. Quanto a filosofias sou um pouco diferente do Bruno, gosto de ter as coisas bem medidas, para obter consistência de resultados e poder melhorar com o tempo.
-
- BeerMaster
- Contacto:
Eu em termos de receitas gosto de medir tudo direitinho e apontar as falhas, em termos de receitas não facilito muito.
Agora saber perdas de calor e cenas assim tão viradas pras contas é um ponto fraco porque também não tenho equipamento pronto para isso lol.
Eu bem que me candidatava a te acompanhar.
Agora saber perdas de calor e cenas assim tão viradas pras contas é um ponto fraco porque também não tenho equipamento pronto para isso lol.
Eu bem que me candidatava a te acompanhar.
-
- BeerMaster
-
- BeerMaster
É, ja tenho o starter feito, ainda não vi foi actividade. Vou fazer uns 2,5L de starter.
-
- BeerMaster
- Contacto:
Tens que experimentar com as leveduras liquidas da White Labs k ne chegaram...
- nogueiraf
- BeerMaster
seriuskiller Escreveu:É, ja tenho o starter feito, ainda não vi foi actividade. Vou fazer uns 2,5L de starter.
Se calhar ainda me "colo" ao grupo

É no sábado?
-
- BeerMaster
- Contacto:
Sim é, e parece k ha mais um que gostava de ir...
Na sexta ja se conversa melhor sobre isso, porque da sempre pra se fazer na loja...
Na sexta ja se conversa melhor sobre isso, porque da sempre pra se fazer na loja...
-
- BeerMaster
Uma clonagem brasileira do "Braumeister" da Speidel, talvez da umas pequenas ideias ao teu equipamento, campos?
http://www.youtube.com/watch?v=jqDpkszUtIE
http://www.youtube.com/watch?v=jqDpkszUtIE
Boas, o link enviado foi um dos pontos de inspiração, mais http://www.homebrewtalk.com/f51/single- ... ne-311273/ .
Eu gostava de fazer uma descrição detalhada da máquina, o ideal seria desmontar o equipamento por completo e fazer um registo fotográfico da montagem. Só que isso não é possível pois acabei de aplicar um isolamento térmico. Posso é tirar mais fotos pormenorizadas e fazer a explicação.
Eu gostava de fazer uma descrição detalhada da máquina, o ideal seria desmontar o equipamento por completo e fazer um registo fotográfico da montagem. Só que isso não é possível pois acabei de aplicar um isolamento térmico. Posso é tirar mais fotos pormenorizadas e fazer a explicação.
-
- Aprendiz de Cervejeiro
- Registado: terça ago 21, 2012 13:15
Parabéns está com um aspecto fantástico
Já a meteste à prova? como é que correu?
com essa menina 2014 vai ser um ano de muita produção
Abraços,

Já a meteste à prova? como é que correu?
com essa menina 2014 vai ser um ano de muita produção

Abraços,
- nogueiraf
- BeerMaster
Que bomba utilizaste?
Que controlador utilizaste?
dá algumas informações sobre os materiais!!!
Que controlador utilizaste?
dá algumas informações sobre os materiais!!!
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes