KaYs3r Escreveu:Aqui fica o meu último projeto
Comentários?
Boas!
Nunca vais conseguir algo 100% sem gravidade, a não ser que uses umas escadinhas! Tens de ter 4 níveis diferentes, HLT, MT, BK, Fermentador.
Eu também já pensei um pouco sobre o design dessas bancadas e sem bomba, atualmente o que eu faço é usar 2 níveis apenas e uso os bracinhos!

De acordo com os teus esquemas um barril dos que pretendes usar terá aprox 60cm (já com uma margem para cima), o que daria para ter três níveis diferentes alimentados por gravidade: um no chão que não precise de aquecimento (fermentador), um aos 60cm e um aos 120cm, que já ficava um bocado puxado, pois chegaria aos 180cm na parte superior.
Conclusão: precisas de usar os braços na mesma!

Com uma bomba eu não complicaria tanto, punha a HLT em cima de todo (porque não precisa de tanta monitorização nem intervenção humana) a transferir por gravidade para a MT, tanto para encher como no sparging. Da MT para o BK usava uma bomba e do BK para o fermentador por gravidade outra vez. Se quiseres recircular na MT, é só trocar as mangueiras da bomba durante a brassagem.
Basicamente é o teu último esquema mas as panelas ficariam com a ordem trocada (HLT>MT>BK)