a minha panela eletrica para BIAB
- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
- Registado: quinta jan 16, 2014 17:29
a minha panela eletrica para BIAB
bom dia
já ando a quase 3 messes a pensar passar para o grão, comecei por comprar uma panela eléctrica de 27 litros usada no olx e depois comecei por arranjar os restantes materiais.
decidi incorporar uma bomba de maquina de lavar roupa que me cederam e pus um chiveiro na ponto no interior da panela para fazer a lavagens do grão constante.
Gostava de ouvir opiniões para perceber se falta alguma coisa
já ando a quase 3 messes a pensar passar para o grão, comecei por comprar uma panela eléctrica de 27 litros usada no olx e depois comecei por arranjar os restantes materiais.
decidi incorporar uma bomba de maquina de lavar roupa que me cederam e pus um chiveiro na ponto no interior da panela para fazer a lavagens do grão constante.
Gostava de ouvir opiniões para perceber se falta alguma coisa
- Anexos
-
- panela3.gif (126.48 KiB) Visto 18537 vezes
-
- panela2.gif (130.47 KiB) Visto 18537 vezes
-
- panela1.gif (135.06 KiB) Visto 18537 vezes
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Re: a minha panela eletrica para BIAB
Essa mangueira.... parece mesmo a mangueira das maquinas de lavar, tens de ver se aguentam altas temperaturas e se não dão sabor ao liquido!!!
Se calhar compravas mangueira alimentar (não é para comer
) desde que aguente com alta temperatura
Se calhar compravas mangueira alimentar (não é para comer

- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
nogueiraf Escreveu:Essa mangueira.... parece mesmo a mangueira das maquinas de lavar, tens de ver se aguentam altas temperaturas e se não dão sabor ao liquido!!!
Se calhar compravas mangueira alimentar (não é para comer) desde que aguente com alta temperatura
a mangueira que tou a usar e de maquinas de lavar aguenta ate aos 80º a bomba e so na brasagem na fervura ta off/ mas poderei mudar para alimentar se houver problema
Do alto da minha pequena sabedoria nestas coisas, a mim parece-me bem. Só fiquei com a mesma dúvida do nosso colega nogueiraf quanto ao tubo. Parece-me, que por ser um tubo anelado, pode acumular resíduos que poderão ser prejudiciais.. Mas como digo ainda sou muito novo nisto.
Por outro lado, a panela elétrica de 27 litros parece-me uma excelente ideia e uma excelente adaptação
parabéns!! Já agora, mudas-te a resistência ou a resistência que trazia é suficiente para fazer a fervura?
Por outro lado, a panela elétrica de 27 litros parece-me uma excelente ideia e uma excelente adaptação

=================================================
Beer is proof that God loves us and wants us to be happy.
Benjamin Franklin
A Fermentar:
A Maturar : Midland Mild Ale - Muntons
Benjamin Franklin
A Fermentar:
- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
fmartins Escreveu:Do alto da minha pequena sabedoria nestas coisas, a mim parece-me bem. Só fiquei com a mesma dúvida do nosso colega nogueiraf quanto ao tubo. Parece-me, que por ser um tubo anelado, pode acumular resíduos que poderão ser prejudiciais.. Mas como digo ainda sou muito novo nisto.
Por outro lado, a panela elétrica de 27 litros parece-me uma excelente ideia e uma excelente adaptação![]()
![]()
![]()
parabéns!! Já agora, mudas-te a resistência ou a resistência que trazia é suficiente para fazer a fervura?
o tubo e anelado por fora e recto por dentro
a panela que comprei faz a fervura sem qualquer problema cheia tem uma resistência de 1800W
cervejeiroanonimo Escreveu:fmartins Escreveu:Do alto da minha pequena sabedoria nestas coisas, a mim parece-me bem. Só fiquei com a mesma dúvida do nosso colega nogueiraf quanto ao tubo. Parece-me, que por ser um tubo anelado, pode acumular resíduos que poderão ser prejudiciais.. Mas como digo ainda sou muito novo nisto.
Por outro lado, a panela elétrica de 27 litros parece-me uma excelente ideia e uma excelente adaptação![]()
![]()
![]()
a panela que comprei faz a fervura sem qualquer problema cheia tem uma resistência de 1800W
Muito bom! bom trabalho!
O caudal da bomba é suficiente para a recirculação?
Benjamin Franklin
A Fermentar:
Benjamin Franklin
A Fermentar:
- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
fmartins Escreveu:cervejeiroanonimo Escreveu:fmartins Escreveu:Do alto da minha pequena sabedoria nestas coisas, a mim parece-me bem. Só fiquei com a mesma dúvida do nosso colega nogueiraf quanto ao tubo. Parece-me, que por ser um tubo anelado, pode acumular resíduos que poderão ser prejudiciais.. Mas como digo ainda sou muito novo nisto.
![]()
![]()
Muito bom! bom trabalho!
O caudal da bomba é suficiente para a recirculação?
a bomba tem ate potencia a mais acho eu aquilo parece um chuveiro a serio
não tenho grande experiência nisso, mas a ser assim talvez seja muito
.. talvez se resolva com um chuveiro com mais buracos
Mas este conjunto que montas-te é interessante.. e uma boa solução para fazer cerveja em casa.
Acho que vou pensar num sistema assim

Mas este conjunto que montas-te é interessante.. e uma boa solução para fazer cerveja em casa.
Acho que vou pensar num sistema assim

Benjamin Franklin
A Fermentar:
Benjamin Franklin
A Fermentar:
- nogueiraf
- BeerMaster
Já agora mostra mais fotos/info sobre a panela e já agora a bomba 

- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
nogueiraf Escreveu:Já agora mostra mais fotos/info sobre a panela e já agora a bomba
amanha ja o vou testar na produção mas ja a testei com 25 litros em fervura e tudo ok
quanto a panela tem uma resistência de 1800w e esmaltada capacidade 27 litros temperatura regulável de 30 a 100 graus e mantém constante fiz teste a 65º durante 70 min
quanto a bomba e uma bomba de maquina de lavar roupa que aguenta bem ate 70º tem 90w e e de 220v ligar corrente directo
- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
ja gora uma pergunta estive a testar de novo a panela na fervura so consegui 99º burbulha muito em baixo mas em cima nada com 25 litros serve ou nao?
cervejeiroanonimo Escreveu:ja gora uma pergunta estive a testar de novo a panela na fervura so consegui 99º burbulha muito em baixo mas em cima nada com 25 litros serve ou nao?
os 99º era no fundo da panela ou junto a superfície da água?
Benjamin Franklin
A Fermentar:
Benjamin Franklin
A Fermentar:
- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
fmartins Escreveu:cervejeiroanonimo Escreveu:ja gora uma pergunta estive a testar de novo a panela na fervura so consegui 99º burbulha muito em baixo mas em cima nada com 25 litros serve ou nao?
os 99º era no fundo da panela ou junto a superfície da água?
fundo mas já consegui hoje tive a dar folga no termostato e consegui 102º a ferver top
-
- BeerMaster
- Registado: sábado dez 01, 2012 14:13
- Nucleum
- Beer Expert
- Registado: terça mai 06, 2014 2:35
- Untappd: Nucleum
Esse material não foi feito para aplicações alimentares, vai fragmentando e soltando pequenos pedaços de plástico, quer a mangueira quer a bomba podem estar a contaminar a cerveja.
Até os biberões de plástico das crianças se foram fervidos várias vezes começam a soltar fragmentos, imaginem algo que não foi feita para a indústria alimentar. Pode fazer mal, muito mal à saúde.
Até os biberões de plástico das crianças se foram fervidos várias vezes começam a soltar fragmentos, imaginem algo que não foi feita para a indústria alimentar. Pode fazer mal, muito mal à saúde.
Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont

Quanto à temperatura, pode ser erro do termometro dar 102. A água pura ferve (entra em ebuilição) a 100° desde que a 1 atmosfera. O mosto não ferverá a 100.
Quanto ao caudal, mais furos só diminuem a pressão, mas sai a mesma quantidade por minuto. Para se diminuir o caudal podes aumentar a altura.
Concordo com o siriuskiller esse material é de evitar.
Mangueiras, bomba e chuveiro não vão durar muito a essas temperaturas e a pH tão baixo sem deixar resíduos e sabores/aromas. Cuidado.
- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
ao fim de 10 produções não notei qualquer problema a nível de saber aroma etc com os materiais que usei mas brevemente irei fazerumas miodificações e irei postar
- pedrovieira41
- Beer Expert
- Registado: quarta abr 22, 2015 10:20
Boas! Parece-me uma excelente solução, realmente! Eu estou para comprar uma panela similar a essa e parece-me uma adaptação porreira!
Eu nunca li muito sobre recirculação no mash, é possível darem-me assim uns básicos sobre o funcionamento, vantagens e desvantagens do processo? Estimo que melhorará a eficiência do mash, mas por outro lado deve aumentar as perdas de calor, não?
Quanto à bomba, alguém me sabe dizer as especificações de uma com o caudal ideal para que possa procurar? Se calhar caudal a mais pode pressionar demais os grãos, correndo o risco de libertar taninos.
Eu nunca li muito sobre recirculação no mash, é possível darem-me assim uns básicos sobre o funcionamento, vantagens e desvantagens do processo? Estimo que melhorará a eficiência do mash, mas por outro lado deve aumentar as perdas de calor, não?
Quanto à bomba, alguém me sabe dizer as especificações de uma com o caudal ideal para que possa procurar? Se calhar caudal a mais pode pressionar demais os grãos, correndo o risco de libertar taninos.
"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King
Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
pedrovieira41 Escreveu:Boas! Parece-me uma excelente solução, realmente! Eu estou para comprar uma panela similar a essa e parece-me uma adaptação porreira!
e assim a recirculação do mash ajuda ao aumento de eficiência sim/ perde de calor não faz e uma coisa muito boa que não existe estratificação da agua ta na panela toda a mesma temperatura
quanto a bomba como a minha e potente demais tive de aplicar um chuveiro para ter menos pressão nos grãos
a uma bomba bem porreira que o ppl ta a usar nos clones da Braumeister que custa 15 euros e nice mas a minha como me ofereceram serve.
- pedrovieira41
- Beer Expert
- Registado: quarta abr 22, 2015 10:20
cervejeiroanonimo Escreveu:e assim a recirculação do mash ajuda ao aumento de eficiência sim/ perde de calor não faz e uma coisa muito boa que não existe estratificação da agua ta na panela toda a mesma temperatura
quanto a bomba como a minha e potente demais tive de aplicar um chuveiro para ter menos pressão nos grãos
a uma bomba bem porreira que o ppl ta a usar nos clones da Braumeister que custa 15 euros e nice mas a minha como me ofereceram serve.
Parece-me bem! Vou pesquisar sobre essa bomba!

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
- cervejeiroanonimo
- Beer Hunter
o projecto já mudou de mao agora vai ser postado o novo sistema de 100 litros
- nogueiraf
- BeerMaster
cervejeiroanonimo Escreveu:o projecto já mudou de mao agora vai ser postado o novo sistema de 100 litros
Boa Boa!!!
Já faltam as fotos

Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes