a minha panela eletrica para BIAB

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

a minha panela eletrica para BIAB

Mensagempor cervejeiroanonimo » terça jan 20, 2015 10:57

bom dia

já ando a quase 3 messes a pensar passar para o grão, comecei por comprar uma panela eléctrica de 27 litros usada no olx e depois comecei por arranjar os restantes materiais.
decidi incorporar uma bomba de maquina de lavar roupa que me cederam e pus um chiveiro na ponto no interior da panela para fazer a lavagens do grão constante.

Gostava de ouvir opiniões para perceber se falta alguma coisa
Anexos
panela3.gif
panela3.gif (126.48 KiB) Visto 18537 vezes
panela2.gif
panela2.gif (130.47 KiB) Visto 18537 vezes
panela1.gif
panela1.gif (135.06 KiB) Visto 18537 vezes

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: a minha panela eletrica para BIAB

Mensagempor nogueiraf » terça jan 20, 2015 14:21

Essa mangueira.... parece mesmo a mangueira das maquinas de lavar, tens de ver se aguentam altas temperaturas e se não dão sabor ao liquido!!!
Se calhar compravas mangueira alimentar (não é para comer ;) ) desde que aguente com alta temperatura

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » terça jan 20, 2015 14:52

nogueiraf Escreveu:Essa mangueira.... parece mesmo a mangueira das maquinas de lavar, tens de ver se aguentam altas temperaturas e se não dão sabor ao liquido!!!
Se calhar compravas mangueira alimentar (não é para comer ;) ) desde que aguente com alta temperatura

a mangueira que tou a usar e de maquinas de lavar aguenta ate aos 80º a bomba e so na brasagem na fervura ta off/ mas poderei mudar para alimentar se houver problema

fmartins
Beer Hunter
Registado: domingo abr 06, 2014 1:34

Mensagempor fmartins » terça jan 20, 2015 17:40

Do alto da minha pequena sabedoria nestas coisas, a mim parece-me bem. Só fiquei com a mesma dúvida do nosso colega nogueiraf quanto ao tubo. Parece-me, que por ser um tubo anelado, pode acumular resíduos que poderão ser prejudiciais.. Mas como digo ainda sou muito novo nisto.

Por outro lado, a panela elétrica de 27 litros parece-me uma excelente ideia e uma excelente adaptação :):) :):) :):) :):) parabéns!! Já agora, mudas-te a resistência ou a resistência que trazia é suficiente para fazer a fervura?

=================================================
Beer is proof that God loves us and wants us to be happy.
Benjamin Franklin
A Fermentar:
A Maturar : Midland Mild Ale - Muntons
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » terça jan 20, 2015 21:15

fmartins Escreveu:Do alto da minha pequena sabedoria nestas coisas, a mim parece-me bem. Só fiquei com a mesma dúvida do nosso colega nogueiraf quanto ao tubo. Parece-me, que por ser um tubo anelado, pode acumular resíduos que poderão ser prejudiciais.. Mas como digo ainda sou muito novo nisto.

Por outro lado, a panela elétrica de 27 litros parece-me uma excelente ideia e uma excelente adaptação :):) :):) :):) :):) parabéns!! Já agora, mudas-te a resistência ou a resistência que trazia é suficiente para fazer a fervura?

o tubo e anelado por fora e recto por dentro

a panela que comprei faz a fervura sem qualquer problema cheia tem uma resistência de 1800W

fmartins
Beer Hunter

Mensagempor fmartins » quarta jan 21, 2015 12:45

cervejeiroanonimo Escreveu:
fmartins Escreveu:Do alto da minha pequena sabedoria nestas coisas, a mim parece-me bem. Só fiquei com a mesma dúvida do nosso colega nogueiraf quanto ao tubo. Parece-me, que por ser um tubo anelado, pode acumular resíduos que poderão ser prejudiciais.. Mas como digo ainda sou muito novo nisto.

a panela que comprei faz a fervura sem qualquer problema cheia tem uma resistência de 1800W

Muito bom! bom trabalho!

O caudal da bomba é suficiente para a recirculação?

Benjamin Franklin
A Fermentar:
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quarta jan 21, 2015 13:50

fmartins Escreveu:
cervejeiroanonimo Escreveu:

Muito bom! bom trabalho!

O caudal da bomba é suficiente para a recirculação?

a bomba tem ate potencia a mais acho eu aquilo parece um chuveiro a serio

fmartins
Beer Hunter

Mensagempor fmartins » quinta jan 22, 2015 12:17

não tenho grande experiência nisso, mas a ser assim talvez seja muito :) :) .. talvez se resolva com um chuveiro com mais buracos

Mas este conjunto que montas-te é interessante.. e uma boa solução para fazer cerveja em casa.

Acho que vou pensar num sistema assim :)

Benjamin Franklin
A Fermentar:
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta jan 22, 2015 15:04

Já agora mostra mais fotos/info sobre a panela e já agora a bomba :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta jan 22, 2015 15:24

nogueiraf Escreveu:Já agora mostra mais fotos/info sobre a panela e já agora a bomba :):)

amanha ja o vou testar na produção mas ja a testei com 25 litros em fervura e tudo ok

quanto a panela tem uma resistência de 1800w e esmaltada capacidade 27 litros temperatura regulável de 30 a 100 graus e mantém constante fiz teste a 65º durante 70 min

quanto a bomba e uma bomba de maquina de lavar roupa que aguenta bem ate 70º tem 90w e e de 220v ligar corrente directo

cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta jan 22, 2015 18:46

ja gora uma pergunta estive a testar de novo a panela na fervura so consegui 99º burbulha muito em baixo mas em cima nada com 25 litros serve ou nao?

fmartins
Beer Hunter

Mensagempor fmartins » sexta jan 23, 2015 10:44

cervejeiroanonimo Escreveu:ja gora uma pergunta estive a testar de novo a panela na fervura so consegui 99º burbulha muito em baixo mas em cima nada com 25 litros serve ou nao?

os 99º era no fundo da panela ou junto a superfície da água?

Benjamin Franklin
A Fermentar:
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » sexta jan 23, 2015 21:50

fmartins Escreveu:
cervejeiroanonimo Escreveu:ja gora uma pergunta estive a testar de novo a panela na fervura so consegui 99º burbulha muito em baixo mas em cima nada com 25 litros serve ou nao?

os 99º era no fundo da panela ou junto a superfície da água?

fundo mas já consegui hoje tive a dar folga no termostato e consegui 102º a ferver top

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » domingo jan 25, 2015 19:56

Cuidado com esse material que não é para uso alimentar!

Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » terça jan 27, 2015 23:54

Esse material não foi feito para aplicações alimentares, vai fragmentando e soltando pequenos pedaços de plástico, quer a mangueira quer a bomba podem estar a contaminar a cerveja.

Até os biberões de plástico das crianças se foram fervidos várias vezes começam a soltar fragmentos, imaginem algo que não foi feita para a indústria alimentar. Pode fazer mal, muito mal à saúde.

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
dgmr
Beer Hunter
Registado: quinta set 11, 2014 14:59

Mensagempor dgmr » terça jan 27, 2015 23:56

:):)

Quanto à temperatura, pode ser erro do termometro dar 102. A água pura ferve (entra em ebuilição) a 100° desde que a 1 atmosfera. O mosto não ferverá a 100.

Quanto ao caudal, mais furos só diminuem a pressão, mas sai a mesma quantidade por minuto. Para se diminuir o caudal podes aumentar a altura.

Concordo com o siriuskiller esse material é de evitar.

Mangueiras, bomba e chuveiro não vão durar muito a essas temperaturas e a pH tão baixo sem deixar resíduos e sabores/aromas. Cuidado.

cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta mai 21, 2015 21:01

ao fim de 10 produções não notei qualquer problema a nível de saber aroma etc com os materiais que usei mas brevemente irei fazerumas miodificações e irei postar

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » sexta mai 22, 2015 14:15

Boas! Parece-me uma excelente solução, realmente! Eu estou para comprar uma panela similar a essa e parece-me uma adaptação porreira!
Eu nunca li muito sobre recirculação no mash, é possível darem-me assim uns básicos sobre o funcionamento, vantagens e desvantagens do processo? Estimo que melhorará a eficiência do mash, mas por outro lado deve aumentar as perdas de calor, não?
Quanto à bomba, alguém me sabe dizer as especificações de uma com o caudal ideal para que possa procurar? Se calhar caudal a mais pode pressionar demais os grãos, correndo o risco de libertar taninos.

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » sexta mai 22, 2015 18:56

pedrovieira41 Escreveu:Boas! Parece-me uma excelente solução, realmente! Eu estou para comprar uma panela similar a essa e parece-me uma adaptação porreira!
Eu nunca li muito sobre recirculação no mash, é possível darem-me assim uns básicos sobre o funcionamento, vantagens e desvantagens do processo? Estimo que melhorará a eficiência do mash, mas por outro lado deve aumentar as perdas de calor, não?
Quanto à bomba, alguém me sabe dizer as especificações de uma com o caudal ideal para que possa procurar? Se calhar caudal a mais pode pressionar demais os grãos, correndo o risco de libertar taninos.

e assim a recirculação do mash ajuda ao aumento de eficiência sim/ perde de calor não faz e uma coisa muito boa que não existe estratificação da agua ta na panela toda a mesma temperatura

quanto a bomba como a minha e potente demais tive de aplicar um chuveiro para ter menos pressão nos grãos

a uma bomba bem porreira que o ppl ta a usar nos clones da Braumeister que custa 15 euros e nice mas a minha como me ofereceram serve.

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » sexta mai 22, 2015 21:12

cervejeiroanonimo Escreveu:e assim a recirculação do mash ajuda ao aumento de eficiência sim/ perde de calor não faz e uma coisa muito boa que não existe estratificação da agua ta na panela toda a mesma temperatura

quanto a bomba como a minha e potente demais tive de aplicar um chuveiro para ter menos pressão nos grãos

a uma bomba bem porreira que o ppl ta a usar nos clones da Braumeister que custa 15 euros e nice mas a minha como me ofereceram serve.

Parece-me bem! Vou pesquisar sobre essa bomba! :):)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » segunda set 07, 2015 19:11

o projecto já mudou de mao agora vai ser postado o novo sistema de 100 litros

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta set 10, 2015 18:02

cervejeiroanonimo Escreveu:o projecto já mudou de mao agora vai ser postado o novo sistema de 100 litros

Boa Boa!!!
Já faltam as fotos :mrgreen:

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes