Clone Braumeister do dgmr

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Re: Clone Braumeister do dgmr

Mensagempor pedro.m.reis » terça mai 26, 2015 17:21

cervejeiroanonimo Escreveu:tens notado alguma diferença significativa entre o termómetro analógico e a temperatura do pid achas necessário o uso dos 2

tas a perder tanta agua de tampa aberta

No meu caso, uso uma RTD com o PID e a temperatura é "spot on" comparando com um termómetro analógico. Tive de calibrar o PID+sonda antes.. deu 1.5º ou 2º de diferença se bem me lembro. Depois testei a 35º 45º 65º 75º e dava correcto.

Eu tb tenho esses níveis de evaporação...

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
dgmr
Beer Hunter
Registado: quinta set 11, 2014 14:59

Mensagempor dgmr » terça mai 26, 2015 17:24

É como te digo é a minha estimativa.

Chego a usar 3 termómetros e acho que nenhum está correcto.

Da sonda para o analógico a baixas temperaturas tenho 2ºc de erro amais no analógico. A ferver o sensor e PID dá 93,5 o analógico 101/102

Na brassagem uso um de vidro com plástico que flutua e o valor fica no meio.

Tenho de trazer a minha sonda para calibrar.

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » terça mai 26, 2015 17:27

Há que diga que moer a 2ª vez aumenta a eficiência.

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » terça mai 26, 2015 17:28

Eu também o vou calibar, e também o consigo acertar com o analógico porém não acredito nos valores do analógico.

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça mai 26, 2015 17:31

dgmr Escreveu:É como te digo é a minha estimativa.

Chego a usar 3 termómetros e acho que nenhum está correcto.

Da sonda para o analógico a baixas temperaturas tenho 2ºc de erro amais no analógico. A ferver o sensor e PID dá 93,5 o analógico 101/102

Na brassagem uso um de vidro com plástico que flutua e o valor fica no meio.

Tenho de trazer a minha sonda para calibrar.

Tens primeiro que calibrar o termómetro ;) Faz com o truque da água com gelo moído (pesquisa na net), mas basicamente metes num copo água + gelo moido, esperas uns minutos e no centro do copo (a sonda não pode tocar nas paredes do copo) deveriam estar +- 0ºC. Pelo menos foi assim que calibrei os meus termómetros, o analógico tava a <0.5ºC do 0 e o digital ficou também +- com esse erro...

Edit: eu comprei os meus termómetros analógicos numa loja de material de laboratório, mas não comprei os "pro". Creio que me custaram uns 15€/cada. Na altura comprei um -30, 30 e um -10, 100. Têm os dois basicamente o mesmo "erro". Um termómetro analógico "lab grade" custa entre 40€ e 60€ se bem me lembro. Achei na altura (há uns 5 anos) que não valia a pena.

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » terça mai 26, 2015 17:39

Para a semana já digo ao certo quanto perco. Mas dá-me essa ideia e faço a fervura com o regulador de tensão no mínimo.

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » terça mai 26, 2015 17:40

Vou experimentar.

cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

Mensagempor cervejeiroanonimo » terça mai 26, 2015 19:08

eu uso um termómetro em vidro pro que que custou 50 euros e uso um analógico com uma sonda de 1 metros em cobre a diferença e sempre 2º a qualquer temperatura

quanto a evaporação deve ser o normal eu perco 2 litros na minha de 20 litros aproximadamente por hora de fervura tampa fechada mas como e de plástico sobe e liberta o vapor

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » terça mai 26, 2015 19:15

cervejeiroanonimo Escreveu:eu uso um termómetro em vidro pro que que custou 50 euros e uso um analógico com uma sonda de 1 metros em cobre a diferença e sempre 2º a qualquer temperatura

quanto a evaporação deve ser o normal eu perco 2 litros na minha de 20 litros aproximadamente por hora de fervura tampa fechada mas como e de plástico sobe e liberta o vapor

Tu ferves de tampa fechada?

cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » terça mai 26, 2015 19:17

dgmr Escreveu:
cervejeiroanonimo Escreveu:eu uso um termómetro em vidro pro que que custou 50 euros e uso um analógico com uma sonda de 1 metros em cobre a diferença e sempre 2º a qualquer temperatura

sim a minha panela e desenhada para isso e estranho mas e assim
e devido a falta de potencia de certeza como só tem 1800w e não esta no interior da panela

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça mai 26, 2015 19:30

cervejeiroanonimo Escreveu:
dgmr Escreveu:

e devido a falta de potencia de certeza como só tem 1800w e não esta no interior da panela

Tenho de ir rever a(s) biblia(s) mas creio que se deve ferver sempre sem tampa para evitar um offlavour qq... Mas se não te queixas é pq se calhar é mito urbano :)

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » terça mai 26, 2015 19:34

e devido a falta de potencia de certeza como só tem 1800w e não esta no interior da panela[/quote]

Tenho de ir rever a(s) biblia(s) mas creio que se deve ferver sempre sem tampa para evitar um offlavour qq... Mas se não te queixas é pq se calhar é mito urbano :)[/quote]

nunca tive qualquer tipo de problema e a assim conheço algumas gente que usa este tipo e de panelas e tem de ser porque de tampa aberta ele ferve para ferve para não tem potencia para isso e o fabricante fala no manual em panela fechada

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça mai 26, 2015 19:52

cervejeiroanonimo Escreveu:sim a minha panela e desenhada para isso e estranho mas e assim

Tenho de ir rever a(s) biblia(s) mas creio que se deve ferver sempre sem tampa para evitar um offlavour qq... Mas se não te queixas é pq se calhar é mito urbano :)[/quote]

nunca tive qualquer tipo de problema e a assim conheço algumas gente que usa este tipo e de panelas e tem de ser porque de tampa aberta ele ferve para ferve para não tem potencia para isso e o fabricante fala no manual em panela fechada[/quote]

Que panela é? tens link para isso? Fiquei curioso

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta mai 27, 2015 14:24

UI o que vai para aqui!!!!

malta sou leigo na parte de electricidade pedia para se possivel colocarem os esquemas de segurança eléctricos, estou a tentar desenvolver um sistema de controlo de temperatura de fermentação e a parte eléctrica é o calcanhar de aquiles

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta mai 27, 2015 14:41

nogueiraf Escreveu:UI o que vai para aqui!!!!

malta sou leigo na parte de electricidade pedia para se possivel colocarem os esquemas de segurança eléctricos, estou a tentar desenvolver um sistema de controlo de temperatura de fermentação e a parte eléctrica é o calcanhar de aquiles

Pá, electricidade mata.
Se não estás à vontade pede ajuda a quem esteja para te montar isso.
Nestes circuitos estamos a falar de correntes elevadas (>10A) em ambientes potencialmente perigosos (com líquidos à mistura), não é uma coisa para se brincar. Com 0.5A já podes apanhar um "esticão" fatal.
Assim de repente:
- Usa sempre terra e disjuntor, se possível disjuntor diferencial (<= 30mA "de casa de banho"), eu tenho um de 30mA. Não se vê nas minhas imagens pq está instalado no quadro.
- Aprende a usar um multímetro e compra um decente, esses "chineses" que se vêem por aí não são seguros para trabalhares de 240V/16A.
- Usa cabos com secção apropriada para 16A. Pede ajuda na loja. Caso contrario podem derreter com o calor.
- Usa conectores apropriados para 16A. Solda ou crava os cabos nos conectores. Garante que todos os parafusos estão bem apertados!
- A electricidade mata. Se não estás à vontade pede ajuda a quem esteja para te montar isso!

:)

EDIT: alterei os valores do disjuntor diferencial porque me enganei :P

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta mai 27, 2015 15:08

pedro.m.reis Escreveu:
Pá, electricidade mata.
Se não estás à vontade pede ajuda a quem esteja para te montar isso.
Nestes circuitos estamos a falar de correntes elevadas (>10A) em ambientes potencialmente perigosos (com líquidos à mistura), não é uma coisa para se brincar. Com 0.5A já podes apanhar um "esticão" fatal.
Assim de repente:
- Usa sempre terra e disjuntor, se possível disjuntor diferencial (<= 30mA "de casa de banho"), eu tenho um de 30mA. Não se vê nas minhas imagens pq está instalado no quadro.
- Aprende a usar um multímetro e compra um decente, esses "chineses" que se vêem por aí não são seguros para trabalhares de 240V/16A.
- Usa cabos com secção apropriada para 16A. Pede ajuda na loja. Caso contrario podem derreter com o calor.
- Usa conectores apropriados para 16A. Solda ou crava os cabos nos conectores. Garante que todos os parafusos estão bem apertados!
- A electricidade mata. Se não estás à vontade pede ajuda a quem esteja para te montar isso!

:)

EDIT: alterei os valores do disjuntor diferencial porque me enganei :P

Já comprei cabo, recomendado pelo vendedor do leroy indicando o que seria para ligar (fonte de pc e resistencia) tendo recomendado 1 com terra e uma tomada com umas patilhas metalicas (disse ser o indicado se iria ter água à mistura)
Tenho 1 multimetro comprado no de borla
conectores tenho aqueles "normais"
Imagem

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta mai 27, 2015 15:43

Multímetro do "De Borla" não conheço, mas imagino que deve ser uma chinesisse :). Usa-o apenas sem ligares nada à corrente.... Tipo só pra veres se há curtos e afins e eventualmente para verificares a tensão de saida da fonte do PC. PF não ligues isso à "parede".

Esses conectores "normais" parecem-me bem se forem bem usados :) Se o cabo que vais usar for multifilar aconselho estanhares os cabos (meter solda na parte que vai dentro do conector) ou cravar um conector apropriado. E apertar bem os parafusos. PF não uses conectores da loja do chinês :).

Posso parecer paranoico mas meteres uma resistência a puxar 10A-16A desse circuito não é brincadeira!

E.. antes de testares a resistência a aquecer água faz um teste de estanquicidade a sério! Tipo um hora no mínimo... No meu primeiro teste passado uns 40m já se via água a passar (umas gotas) na resistência...

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quarta mai 27, 2015 16:27

pedro.m.reis Escreveu:
cervejeiroanonimo Escreveu:sim a minha panela e desenhada para isso e estranho mas e assim

Tenho de ir rever a(s) biblia(s) mas creio que se deve ferver sempre sem tampa para evitar um offlavour qq... Mas se não te queixas é pq se calhar é mito urbano :)

nunca tive qualquer tipo de problema e a assim conheço algumas gente que usa este tipo e de panelas e tem de ser porque de tampa aberta ele ferve para ferve para não tem potencia para isso e o fabricante fala no manual em panela fechada[/quote]

Que panela é? tens link para isso? Fiquei curioso[/quote]

a minha panela e uma panela em esmalte de 27 litros com uma resistência de 1800 w tipo esta http://www.tucervezacasera.com/Olla+el- ... W24,i3.htm

cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quarta mai 27, 2015 16:29

pedro.m.reis Escreveu:Multímetro do "De Borla" não conheço, mas imagino que deve ser uma chinesisse :). Usa-o apenas sem ligares nada à corrente.... Tipo só pra veres se há curtos e afins e eventualmente para verificares a tensão de saida da fonte do PC. PF não ligues isso à "parede".

Esses conectores "normais" parecem-me bem se forem bem usados :) Se o cabo que vais usar for multifilar aconselho estanhares os cabos (meter solda na parte que vai dentro do conector) ou cravar um conector apropriado. E apertar bem os parafusos. PF não uses conectores da loja do chinês :).

Posso parecer paranoico mas meteres uma resistência a puxar 10A-16A desse circuito não é brincadeira!

E.. antes de testares a resistência a aquecer água faz um teste de estanquicidade a sério! Tipo um hora no mínimo... No meu primeiro teste passado uns 40m já se via água a passar (umas gotas) na resistência...

pois e bem verdade quanto aos conectores vou ver os melhores que andam ai que vou por 35 amperes de resistência e que cabo e melhor usar os de cobro mono-filar

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta mai 27, 2015 16:37

pedro.m.reis Escreveu:Multímetro do "De Borla" não conheço, mas imagino que deve ser uma chinesisse :). Usa-o apenas sem ligares nada à corrente.... Tipo só pra veres se há curtos e afins e eventualmente para verificares a tensão de saida da fonte do PC. PF não ligues isso à "parede".

pois e bem verdade quanto aos conectores vou ver os melhores que andam ai que vou por 35 amperes de resistência e que cabo e melhor usar os de cobro mono-filar

35A?! vais fazer o quê com 8.4kW de resistência?! Damn isso já ferve uns 100L de cada vêz não? :)

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quarta mai 27, 2015 16:46

pedro.m.reis Escreveu:

35A?! vais fazer o quê com 8.4kW de resistência?! Damn isso já ferve uns 100L de cada vêz não? :)

vou fazer uma panela de 100 litros sim com 2 resistências de 4KW cada

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta mai 27, 2015 16:49

pedro.m.reis Escreveu:

vou fazer uma panela de 100 litros sim com 2 resistências de 4KW cada

Ok! O teu quadro aguenta isso? Acho que na minha casa tinha de fazer um projecto só para instalar essa potência :).
Com esses níveis de corrente espero que saibas bem o que estás a fazer :). Eu não me arriscava ;)
Boa sorte!

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quarta mai 27, 2015 17:04

Ok! O teu quadro aguenta isso? Acho que na minha casa tinha de fazer um projecto só para instalar essa potência :).
Com esses níveis de corrente espero que saibas bem o que estás a fazer :). Eu não me arriscava ;)
Boa sorte![/quote]

o meu quadro tem 15.6KW de entrada tenho motores com 2 cavalos eléctricos e não a stress

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta mai 27, 2015 17:29

ok :)
Boa sorte :)

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta mai 28, 2015 11:34

Não vamos dispersar o tópico é sobre a panela electrica (vulgo Bimby) do dgmr :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
daniel.colaço
Beer Hunter
Registado: quarta set 21, 2016 11:10

Mensagempor daniel.colaço » sexta out 07, 2016 15:53

Caro DGMR, conta lá uma coisa, que tal funcionam essas panelas da Águinox com o fundo falso? Na tua fotografia fica-me a sensação de que o fundo falso não ajusta muito bem à panela e fica uma folga um pouco grande à volta, é ilusão? Em funcionamento consegues uma boa retenção das cascas e das partículas do malte quando fazes a brassagem?

Cumprimentos... (!!!C)

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » sexta out 07, 2016 16:05

Olá,

O método que uso é BIAB por isso não tem grande importância a folga porque a retenção é feita no saco. O fundo falso só está lá para evitar que o saco toque na resistência.
Porém, quando andava a testar vários tecidos para o saco deparei-me com a necessidade de tirar o saco e usar o fundo falso para separa o grão, devo dizer que não foram as melhores cervejas que fiz mas também não foram as piores.

RAPOZINHO
Beer Hunter
Registado: sábado ago 27, 2016 18:30

Mensagempor RAPOZINHO » sexta out 07, 2016 19:22

Biba!

DGMR, que PID usas? Chinoca de 20 euros ou algo melhor com rampas?

E o que dizem disto:
http://www.cerveja-magazine.pt/2016/08/ ... ecipiente/

dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » sábado out 08, 2016 15:29

Boas,
Eu uso um PID com rampas, embora reconheça que não é o mais fácil de usar/programar.

Quanto ao artigo do STC-1000 é um caso de experimentar pese embora não use o arduino.

RAPOZINHO
Beer Hunter
Registado: sábado ago 27, 2016 18:30

Mensagempor RAPOZINHO » sábado out 08, 2016 21:09

E qual será a melhor alternativa para um "maçarico" como eu?

Usar um PID stc1000 e fazer as rampas manualmente?!

Eu estou agora a começar mas tenho algumas ideias definidas; não sou fã do conceito BIAB, prefiro mash tun eletrico e panela de fervura a gas!
Isto porque possuo dois fogões que uso para destilações, um de 7kw e outro de 13kw (que faz ferver um alambique de 180 litros);
E tb porque o biab tem a desvantagem (na minha opinião de caloiro) de ser limitado na quantidade final de cerveja produzida de cada vez.

Sigo este tópico com o objectivo construir um mash tun de 50 litros a partir de um barril!
Já possuo outro barril 50l como panela de fervura, mas o objectivo é aumentar para 75 ou 100 no futuro, usando na mesma a MT de 50 para a brassagem!!!

Já encomendei uma resistência de 3000w, uma bomba de 24v, mas gostaria de automatizar a brassagem!
Por isso gostaria de saber onde investir! Qual o pid mais indicado, tendo em conta que todos acabamos por fazer tb multi-step mash!

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes