nogueiraf Escreveu:UI o que vai para aqui!!!!
malta sou leigo na parte de electricidade pedia para se possivel colocarem os esquemas de segurança eléctricos, estou a tentar desenvolver um sistema de controlo de temperatura de fermentação e a parte eléctrica é o calcanhar de aquiles
Pá, electricidade mata.
Se não estás à vontade pede ajuda a quem esteja para te montar isso.
Nestes circuitos estamos a falar de correntes elevadas (>10A) em ambientes potencialmente perigosos (com líquidos à mistura), não é uma coisa para se brincar. Com 0.5A já podes apanhar um "esticão" fatal.
Assim de repente:
- Usa sempre terra e disjuntor, se possível disjuntor diferencial (<= 30mA "de casa de banho"), eu tenho um de 30mA. Não se vê nas minhas imagens pq está instalado no quadro.
- Aprende a usar um multímetro e compra um decente, esses "chineses" que se vêem por aí não são seguros para trabalhares de 240V/16A.
- Usa cabos com secção apropriada para 16A. Pede ajuda na loja. Caso contrario podem derreter com o calor.
- Usa conectores apropriados para 16A. Solda ou crava os cabos nos conectores. Garante que todos os parafusos estão bem apertados!
- A electricidade mata. Se não estás à vontade pede ajuda a quem esteja para te montar isso!

EDIT: alterei os valores do disjuntor diferencial porque me enganei