brew from start, cheap mod

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
freskhu
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta jun 18, 2015 15:50

brew from start, cheap mod

Mensagempor freskhu » domingo jun 21, 2015 19:43

Boas,
Sou novo por aqui, tenho pensado iniciar a fabricar uma loiras e vou postando o material que vou comprando; pode ser que ajude a malta que queira iniciar. O meu target é <50€

Para brassagem:
Comprei uma geladeira de 42 litros no Jumbo por 20€.
Comprei um termometro digital no ebay por 2,42€ ja com portes
Estou a procura de uma valvula com tubo roscado ao melhor preço e de uma promoção de artigos de casa de banho para comprar a "bicha" para filtragem.

Para fervura:
Ja tenho uma panela de 50 litros, contudo encontrei barris de cerveja a 30 euros, estou a tentar negociar para 15; em atualização
Para arrefecimento encontrei tubos de cobre a 9€/metro, queria fazer uma serpentina de 2m, quero tentar encontrar por 15€. Para fazer a serpentina aqueço com um maçarico com propano ou acetilenio e oxigenio e dobro...

Para fermentação:
Comprei 2 controladores de temperatura com display digital por 7,13€
Comprei 1 aquecedor 300 watt por 8,62€

Preço total ate agora: 38,17€

PS - ainda faltam uns tubos e tal, vou atualizando.

Abraço

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: brew from start, cheap mod

Mensagempor nogueiraf » segunda jun 22, 2015 11:13

Boas!!!

serpentina de 2m :shock: esquece não vai dar para nada, no minimo necessitas de 5m para uma serpentina decente, o tubo se for até 15mm de diâmetro não o tens de aquecer, é arranjar um molde e ir dobrando com jeito.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
rodrigodias
Beer Hunter
Registado: segunda jun 01, 2015 18:18

Mensagempor rodrigodias » segunda jun 22, 2015 17:12

TAMBÉM ME ESTOU A INICIAR NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ME DIZ ONDE COMPROU O SEU CONTROLADOR SE TEMPERATURA

freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » segunda jun 22, 2015 18:16

nogueiraf Escreveu:Boas!!!

serpentina de 2m :shock: esquece não vai dar para nada, no minimo necessitas de 5m para uma serpentina decente, o tubo se for até 15mm de diâmetro não o tens de aquecer, é arranjar um molde e ir dobrando com jeito.

Eu estava a pensar num calibre maior, encher de agua dentro e meter no congelador! Com gelo dentro arrefecerá mais rapido. Este choque termico é maléfico?

freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » segunda jun 22, 2015 18:16

rodrigodias Escreveu:TAMBÉM ME ESTOU A INICIAR NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ME DIZ ONDE COMPROU O SEU CONTROLADOR SE TEMPERATURA

Boas, no ebay tem milhares de escolhas!!!
Caso tenhas um arduino em casa fica muito mais barato!

freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » segunda jun 22, 2015 21:51

Consegui arranjar um barril de cerveja já com a picagem da torneira feita de borla num conhecido que usava para fazer vinho! Vou lavar bem e já tenho panela para a fervura!
Esta quase:) mas não vou cumprir os 50€ :(

rui_monteiro
Bebedor de minis!
Registado: segunda jun 22, 2015 9:58

Mensagempor rui_monteiro » terça jun 23, 2015 10:33

Quanto à serpentina, concordo com o Nogueira, é muito pequena. Eu fiz essa experiência. Coloca-la no congelador e depois aplica-la na panela não vai resolver-te o problema já que é muito litro para arrefecer...:) É a mesma coisa que meter uma pedra de gelo numa caneca de água acabada de ferver.

A melhor técnica que fiz foi criar um circuito fechado com essa serpentina. Ligava-a a uma bomba de água que estava dentro de um balde e ligava o circuito. Gastar água de forma desnecessária faz-me muita comichão :)) . Sempre que a temperatura da água subia, despejava a água e metia água fresca. Para os primeiros graus de arrefecimento nem valia a pena fazer o circuito, tinha de ser directo.

Com a tampa da panela fechada demorava sensivelmente 45 min para baixar os +- 100ºC para 27ºC.

Quanto ao controlador, tenho o STC-1000 com controlo de frio e quente. Tens esquemas muito simples no homebrewtalk. Funciona que é um espectáculo, embora nunca tenha dado uso ao "quente". Depois lembra-te de uma coisa importante. Dá no mínimo uns 10 min antes do controlador reagir, senão vais estar com aquilo sempre a alternar entre frio e quente feito maluco...

Quanto aos tubos para a geleira, tenho em inox. É sempre uma despesa mas pronto. Agora outra coisa. Se fores para o inox, tem atenção aos "conectores" pois possuem alguns vestígios de chumbo na sua composição. Embora sejam níveis teoricamente aceitáveis para os humanos, existem soluções à base de vinagre e água oxigenada para remove-lo.

Ab.

Rui
Anexos
IMG_20150308_222455 (Medium).jpg
IMG_20150308_222455 (Medium).jpg (117.71 KiB) Visto 19243 vezes
IMG_20150308_222440 (Medium).jpg
IMG_20150308_222440 (Medium).jpg (114.85 KiB) Visto 19243 vezes

freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » terça jun 23, 2015 18:54

Boas Rui! Esses tubos em inox para a geladeira é para a filtragem ou para o arrefecimento?
Quanto ao chumbo no inox depende do inox que estejas a falar e depende de onde compras. Costumo comprar o 316L com certificado 3.1 na jacket e nada de chumbo! Agora se comprares na drogaria da esquina acredito que aconteça.
Tens dificuldade em manter a temp na geladeira?
Abraço e obrigado

freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » quarta jun 24, 2015 22:09

rui_monteiro Escreveu:Quanto à serpentina, concordo com o Nogueira, é muito pequena. Eu fiz essa experiência. Coloca-la no congelador e depois aplica-la na panela não vai resolver-te o problema já que é muito litro para arrefecer...:) É a mesma coisa que meter uma pedra de gelo numa caneca de água acabada de ferver.

A melhor técnica que fiz foi criar um circuito fechado com essa serpentina. Ligava-a a uma bomba de água que estava dentro de um balde e ligava o circuito. Gastar água de forma desnecessária faz-me muita comichão :)) . Sempre que a temperatura da água subia, despejava a água e metia água fresca. Para os primeiros graus de arrefecimento nem valia a pena fazer o circuito, tinha de ser directo.

Comprei 15 metros de tubo de cobre por 20€, mas so tem 1/4'' diametro :S só me lembrei desse pormenor depois ^^ será que dá?
abraço

rui_monteiro
Bebedor de minis!

Mensagempor rui_monteiro » quarta jun 24, 2015 22:31

freskhu Escreveu:Boas Rui! Esses tubos em inox para a geladeira é para a filtragem ou para o arrefecimento?
Quanto ao chumbo no inox depende do inox que estejas a falar e depende de onde compras. Costumo comprar o 316L com certificado 3.1 na jacket e nada de chumbo! Agora se comprares na drogaria da esquina acredito que aconteça.
Abraço e obrigado

Viva,

Os tubos que tenho na geladeira são para a filtragem. Para já só fiz um lote mas a temperatura na geladeira foi muito mais estável do que na panela. Agora, é preciso de acertar as temperaturas, ou seja, aplicar água X graus acima do pretendido porque existe sempre uma perda quando se aplica.

ab.

freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » quarta jun 24, 2015 22:48

rui_monteiro Escreveu:
freskhu Escreveu:Boas Rui! Esses tubos em inox para a geladeira é para a filtragem ou para o arrefecimento?
Abraço e obrigado

Viva,

Os tubos que tenho na geladeira são para a filtragem. Para já só fiz um lote mas a temperatura na geladeira foi muito mais estável do que na panela. Agora, é preciso de acertar as temperaturas, ou seja, aplicar água X graus acima do pretendido porque existe sempre uma perda quando se aplica.

ab.

Boas! e quanto ao tubo de cobre, 1/4'' nao será muito pequeno? Estou a pensar em vez de usar como serpentina, meter dentro de uma mangueira e passar agua por ela, deve arrefecer mais rapido! Mas o diametro do tubo esta a deixar-me nervoso, devo comprar um mais grosso?
abraço

rui_monteiro
Bebedor de minis!

Mensagempor rui_monteiro » quinta jun 25, 2015 9:17

freskhu Escreveu:
rui_monteiro Escreveu:
Abraço e obrigado

Viva,

ab.

Boas! e quanto ao tubo de cobre, 1/4'' nao será muito pequeno? Estou a pensar em vez de usar como serpentina, meter dentro de uma mangueira e passar agua por ela, deve arrefecer mais rapido! Mas o diametro do tubo esta a deixar-me nervoso, devo comprar um mais grosso?
abraço

Meu caro,

É um diâmetro bastante reduzido. O que pode acontecer é demorar simplesmente mais tempo a arrefecer. Se não o podes devolver, experimenta e vê quanto tempo demora a baixar.

freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » quinta jun 25, 2015 12:04

Meu caro,

É um diâmetro bastante reduzido. O que pode acontecer é demorar simplesmente mais tempo a arrefecer. Se não o podes devolver, experimenta e vê quanto tempo demora a baixar.[/quote]

Tens razão, mas se for a fazer um permutador de calor com uma mangueira por fora, quanto mais lento for, mais arrefece nao?

Abraço

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta jun 25, 2015 16:46

Se utilizares um reservatório de água coloca garrafas com água congelada sempre ajuda a baixa a temp mais rapido

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » quinta jun 25, 2015 23:49

o que eu estava a pensar fazer era o seguinte:
- meter o tubo de cobre dentro de uma mangueira, ligar o tubo de cobre a saida da filtragem e a mangueira com agua corrente para arrefecer...
Depois, com uma bomba que tenho para ca de aquario em vez de mandar agua da torneira para a mangueira meto agua com sacos de gelo dentro de uma bacia e bombeio para o "permutador". Penso que assim irá arrefecer bem.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta jul 02, 2015 9:29

isso é um counterflow chiller :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » quinta jul 09, 2015 15:12

é isso!
Ja estou muito para alem do orçamento, mas ja optimizei muita coisa... segue a lista:

Panela de brassagem:
- 20 euros: geladeira
- 20 euros: por 15m tubo cobre
- 42 euros: malha filtragem, canhoes, valvulas, t's, O rings, nipples, counterflow chiller (15m mangueira, 2 T's, redutores, casquilhos)
- 8 euros: tubo silicone para alta temperatura
- 40 euros: material para recirculação e controlador da brassagem para efetuar os patamares (bomba, controlador temperatura PID, botões, leds, sensores temp PT100, resistencia 3000 watt

Panela fervura:
- barril de cerveja de borla
- 3 euros: valvula

Panela aquecimento agua:
- barril de cerveja de borla
- 3 euros: valvula

Fermentação:
- frigorifico de borla
- 3 euros: sondas temperatura
- arduino de borla
- pc de borla

Ora bem, vou em 136 euros, mas com um sistema muito mais complexo e completo do que estava a pensar... Vou ser capaz de fazer exactamente o mesmo do que aqueles sistemas completos e caríssimos.
Aidna faltam umas coisas pequenas, talvez ande a volta dos 150€ o sistema completo! Penso que é um valor fantastico para uma coisa tão completa! É certo que consegui alguns items de borla, mas foi preciso suar para os encontrar...

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda jul 13, 2015 11:23

Sim, o problema são as ofertas e as coisas que já se tem em casa, porque se não a conta sobre logo!!!
Estou a desenvolver um sistema low cost :)) de fermentação (standby devido a mudança de casa) e o objectivo é não passar os 100€

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » segunda jul 13, 2015 11:45

nogueiraf Escreveu:Sim, o problema são as ofertas e as coisas que já se tem em casa, porque se não a conta sobre logo!!!
Estou a desenvolver um sistema low cost :)) de fermentação (standby devido a mudança de casa) e o objectivo é não passar os 100€

sim! apareceu-me muita coisa vinda do tecto!
Mas quando a camara de fermentação creio que se faz baratinha mesmo... Em sucatas arranjas frigorificos velhos, normalmente a refrigeração funciona minimamente e consegues refrigerar o suficiente... Fazes uma caixa mais pequena em material isolante e usas o sistema de refrigeração do frigorífico ou da arca que poderas encontrar em lixeiras...

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta jul 15, 2015 10:08

freskhu Escreveu:
nogueiraf Escreveu:Sim, o problema são as ofertas e as coisas que já se tem em casa, porque se não a conta sobre logo!!!

sim! apareceu-me muita coisa vinda do tecto!
Mas quando a camara de fermentação creio que se faz baratinha mesmo... Em sucatas arranjas frigorificos velhos, normalmente a refrigeração funciona minimamente e consegues refrigerar o suficiente... Fazes uma caixa mais pequena em material isolante e usas o sistema de refrigeração do frigorífico ou da arca que poderas encontrar em lixeiras...

Pois isso é optimo quando vivemos sozinhos ou em casa dos pais :oops:

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » quarta jul 15, 2015 21:57

:)) Como eu te entendo Filipe hehehe

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta jul 16, 2015 15:32

KaYs3r Escreveu::)) Como eu te entendo Filipe hehehe

Agora entendo um conselho que o Michael Dawson recebeu que era mais ao menos isto:
"Se existe algum equipamento para fazer/beber cerveja que achas que vais usar no futuro, compra-o antes de casares" :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
freskhu
Já saca as caricas fora!

Mensagempor freskhu » segunda jul 20, 2015 10:18

nogueiraf Escreveu:
KaYs3r Escreveu::)) Como eu te entendo Filipe hehehe

Agora entendo um conselho que o Michael Dawson recebeu que era mais ao menos isto:
"Se existe algum equipamento para fazer/beber cerveja que achas que vais usar no futuro, compra-o antes de casares" :):)

Isso depende... Depende da forma como as familias estão organizadas. Eu por exemplo, cada um tem o seu ordenado e as contas de casa é a dividir... eu nao me meto nos cremes, nas bases, nas roupas, joias e coisas de mulher e ela nao se mete no futebol, nos hobbies e coisas de homem...
Só ha um problema, se estas coisas fazem lixeira la em casa temos um problema!!!
Aqui entra a casa dos pais, levo a tralha toda para lá e fica toda a gente contente :D
Estou a montar o meu rig em casa e a levar aos poucos para casa dos meus pais; A casa é enorme e ja tem la um cantinho para a cerveja :D

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes