brew from start, cheap mod
brew from start, cheap mod
Boas,
Sou novo por aqui, tenho pensado iniciar a fabricar uma loiras e vou postando o material que vou comprando; pode ser que ajude a malta que queira iniciar. O meu target é <50€
Para brassagem:
Comprei uma geladeira de 42 litros no Jumbo por 20€.
Comprei um termometro digital no ebay por 2,42€ ja com portes
Estou a procura de uma valvula com tubo roscado ao melhor preço e de uma promoção de artigos de casa de banho para comprar a "bicha" para filtragem.
Para fervura:
Ja tenho uma panela de 50 litros, contudo encontrei barris de cerveja a 30 euros, estou a tentar negociar para 15; em atualização
Para arrefecimento encontrei tubos de cobre a 9€/metro, queria fazer uma serpentina de 2m, quero tentar encontrar por 15€. Para fazer a serpentina aqueço com um maçarico com propano ou acetilenio e oxigenio e dobro...
Para fermentação:
Comprei 2 controladores de temperatura com display digital por 7,13€
Comprei 1 aquecedor 300 watt por 8,62€
Preço total ate agora: 38,17€
PS - ainda faltam uns tubos e tal, vou atualizando.
Abraço
Sou novo por aqui, tenho pensado iniciar a fabricar uma loiras e vou postando o material que vou comprando; pode ser que ajude a malta que queira iniciar. O meu target é <50€
Para brassagem:
Comprei uma geladeira de 42 litros no Jumbo por 20€.
Comprei um termometro digital no ebay por 2,42€ ja com portes
Estou a procura de uma valvula com tubo roscado ao melhor preço e de uma promoção de artigos de casa de banho para comprar a "bicha" para filtragem.
Para fervura:
Ja tenho uma panela de 50 litros, contudo encontrei barris de cerveja a 30 euros, estou a tentar negociar para 15; em atualização
Para arrefecimento encontrei tubos de cobre a 9€/metro, queria fazer uma serpentina de 2m, quero tentar encontrar por 15€. Para fazer a serpentina aqueço com um maçarico com propano ou acetilenio e oxigenio e dobro...
Para fermentação:
Comprei 2 controladores de temperatura com display digital por 7,13€
Comprei 1 aquecedor 300 watt por 8,62€
Preço total ate agora: 38,17€
PS - ainda faltam uns tubos e tal, vou atualizando.
Abraço
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Re: brew from start, cheap mod
Boas!!!
serpentina de 2m
esquece não vai dar para nada, no minimo necessitas de 5m para uma serpentina decente, o tubo se for até 15mm de diâmetro não o tens de aquecer, é arranjar um molde e ir dobrando com jeito.
serpentina de 2m

-
- Beer Hunter
- Registado: segunda jun 01, 2015 18:18
TAMBÉM ME ESTOU A INICIAR NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ME DIZ ONDE COMPROU O SEU CONTROLADOR SE TEMPERATURA
nogueiraf Escreveu:Boas!!!
serpentina de 2mesquece não vai dar para nada, no minimo necessitas de 5m para uma serpentina decente, o tubo se for até 15mm de diâmetro não o tens de aquecer, é arranjar um molde e ir dobrando com jeito.
Eu estava a pensar num calibre maior, encher de agua dentro e meter no congelador! Com gelo dentro arrefecerá mais rapido. Este choque termico é maléfico?
rodrigodias Escreveu:TAMBÉM ME ESTOU A INICIAR NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ME DIZ ONDE COMPROU O SEU CONTROLADOR SE TEMPERATURA
Boas, no ebay tem milhares de escolhas!!!
Caso tenhas um arduino em casa fica muito mais barato!
Consegui arranjar um barril de cerveja já com a picagem da torneira feita de borla num conhecido que usava para fazer vinho! Vou lavar bem e já tenho panela para a fervura!
Esta quase:) mas não vou cumprir os 50€
Esta quase:) mas não vou cumprir os 50€

-
- Bebedor de minis!
- Registado: segunda jun 22, 2015 9:58
Quanto à serpentina, concordo com o Nogueira, é muito pequena. Eu fiz essa experiência. Coloca-la no congelador e depois aplica-la na panela não vai resolver-te o problema já que é muito litro para arrefecer...
É a mesma coisa que meter uma pedra de gelo numa caneca de água acabada de ferver.
A melhor técnica que fiz foi criar um circuito fechado com essa serpentina. Ligava-a a uma bomba de água que estava dentro de um balde e ligava o circuito. Gastar água de forma desnecessária faz-me muita comichão
. Sempre que a temperatura da água subia, despejava a água e metia água fresca. Para os primeiros graus de arrefecimento nem valia a pena fazer o circuito, tinha de ser directo.
Com a tampa da panela fechada demorava sensivelmente 45 min para baixar os +- 100ºC para 27ºC.
Quanto ao controlador, tenho o STC-1000 com controlo de frio e quente. Tens esquemas muito simples no homebrewtalk. Funciona que é um espectáculo, embora nunca tenha dado uso ao "quente". Depois lembra-te de uma coisa importante. Dá no mínimo uns 10 min antes do controlador reagir, senão vais estar com aquilo sempre a alternar entre frio e quente feito maluco...
Quanto aos tubos para a geleira, tenho em inox. É sempre uma despesa mas pronto. Agora outra coisa. Se fores para o inox, tem atenção aos "conectores" pois possuem alguns vestígios de chumbo na sua composição. Embora sejam níveis teoricamente aceitáveis para os humanos, existem soluções à base de vinagre e água oxigenada para remove-lo.
Ab.
Rui

A melhor técnica que fiz foi criar um circuito fechado com essa serpentina. Ligava-a a uma bomba de água que estava dentro de um balde e ligava o circuito. Gastar água de forma desnecessária faz-me muita comichão

Com a tampa da panela fechada demorava sensivelmente 45 min para baixar os +- 100ºC para 27ºC.
Quanto ao controlador, tenho o STC-1000 com controlo de frio e quente. Tens esquemas muito simples no homebrewtalk. Funciona que é um espectáculo, embora nunca tenha dado uso ao "quente". Depois lembra-te de uma coisa importante. Dá no mínimo uns 10 min antes do controlador reagir, senão vais estar com aquilo sempre a alternar entre frio e quente feito maluco...
Quanto aos tubos para a geleira, tenho em inox. É sempre uma despesa mas pronto. Agora outra coisa. Se fores para o inox, tem atenção aos "conectores" pois possuem alguns vestígios de chumbo na sua composição. Embora sejam níveis teoricamente aceitáveis para os humanos, existem soluções à base de vinagre e água oxigenada para remove-lo.
Ab.
Rui
- Anexos
-
- IMG_20150308_222455 (Medium).jpg (117.71 KiB) Visto 19243 vezes
-
- IMG_20150308_222440 (Medium).jpg (114.85 KiB) Visto 19243 vezes
Boas Rui! Esses tubos em inox para a geladeira é para a filtragem ou para o arrefecimento?
Quanto ao chumbo no inox depende do inox que estejas a falar e depende de onde compras. Costumo comprar o 316L com certificado 3.1 na jacket e nada de chumbo! Agora se comprares na drogaria da esquina acredito que aconteça.
Tens dificuldade em manter a temp na geladeira?
Abraço e obrigado
Quanto ao chumbo no inox depende do inox que estejas a falar e depende de onde compras. Costumo comprar o 316L com certificado 3.1 na jacket e nada de chumbo! Agora se comprares na drogaria da esquina acredito que aconteça.
Abraço e obrigado
rui_monteiro Escreveu:Quanto à serpentina, concordo com o Nogueira, é muito pequena. Eu fiz essa experiência. Coloca-la no congelador e depois aplica-la na panela não vai resolver-te o problema já que é muito litro para arrefecer...É a mesma coisa que meter uma pedra de gelo numa caneca de água acabada de ferver.
A melhor técnica que fiz foi criar um circuito fechado com essa serpentina. Ligava-a a uma bomba de água que estava dentro de um balde e ligava o circuito. Gastar água de forma desnecessária faz-me muita comichão. Sempre que a temperatura da água subia, despejava a água e metia água fresca. Para os primeiros graus de arrefecimento nem valia a pena fazer o circuito, tinha de ser directo.
Comprei 15 metros de tubo de cobre por 20€, mas so tem 1/4'' diametro :S só me lembrei desse pormenor depois ^^ será que dá?
abraço
-
- Bebedor de minis!
freskhu Escreveu:Boas Rui! Esses tubos em inox para a geladeira é para a filtragem ou para o arrefecimento?
Abraço e obrigado
Viva,
Os tubos que tenho na geladeira são para a filtragem. Para já só fiz um lote mas a temperatura na geladeira foi muito mais estável do que na panela. Agora, é preciso de acertar as temperaturas, ou seja, aplicar água X graus acima do pretendido porque existe sempre uma perda quando se aplica.
ab.
rui_monteiro Escreveu:freskhu Escreveu:Boas Rui! Esses tubos em inox para a geladeira é para a filtragem ou para o arrefecimento?
Abraço e obrigado
Viva,
Os tubos que tenho na geladeira são para a filtragem. Para já só fiz um lote mas a temperatura na geladeira foi muito mais estável do que na panela. Agora, é preciso de acertar as temperaturas, ou seja, aplicar água X graus acima do pretendido porque existe sempre uma perda quando se aplica.
ab.
Boas! e quanto ao tubo de cobre, 1/4'' nao será muito pequeno? Estou a pensar em vez de usar como serpentina, meter dentro de uma mangueira e passar agua por ela, deve arrefecer mais rapido! Mas o diametro do tubo esta a deixar-me nervoso, devo comprar um mais grosso?
abraço
-
- Bebedor de minis!
freskhu Escreveu:rui_monteiro Escreveu:freskhu Escreveu:Boas Rui! Esses tubos em inox para a geladeira é para a filtragem ou para o arrefecimento?
Abraço e obrigado
Viva,
ab.
Boas! e quanto ao tubo de cobre, 1/4'' nao será muito pequeno? Estou a pensar em vez de usar como serpentina, meter dentro de uma mangueira e passar agua por ela, deve arrefecer mais rapido! Mas o diametro do tubo esta a deixar-me nervoso, devo comprar um mais grosso?
abraço
Meu caro,
É um diâmetro bastante reduzido. O que pode acontecer é demorar simplesmente mais tempo a arrefecer. Se não o podes devolver, experimenta e vê quanto tempo demora a baixar.
Meu caro,
É um diâmetro bastante reduzido. O que pode acontecer é demorar simplesmente mais tempo a arrefecer. Se não o podes devolver, experimenta e vê quanto tempo demora a baixar.[/quote]
Tens razão, mas se for a fazer um permutador de calor com uma mangueira por fora, quanto mais lento for, mais arrefece nao?
Abraço
É um diâmetro bastante reduzido. O que pode acontecer é demorar simplesmente mais tempo a arrefecer. Se não o podes devolver, experimenta e vê quanto tempo demora a baixar.[/quote]
Tens razão, mas se for a fazer um permutador de calor com uma mangueira por fora, quanto mais lento for, mais arrefece nao?
Abraço
- nogueiraf
- BeerMaster
Se utilizares um reservatório de água coloca garrafas com água congelada sempre ajuda a baixa a temp mais rapido
o que eu estava a pensar fazer era o seguinte:
- meter o tubo de cobre dentro de uma mangueira, ligar o tubo de cobre a saida da filtragem e a mangueira com agua corrente para arrefecer...
Depois, com uma bomba que tenho para ca de aquario em vez de mandar agua da torneira para a mangueira meto agua com sacos de gelo dentro de uma bacia e bombeio para o "permutador". Penso que assim irá arrefecer bem.
- meter o tubo de cobre dentro de uma mangueira, ligar o tubo de cobre a saida da filtragem e a mangueira com agua corrente para arrefecer...
Depois, com uma bomba que tenho para ca de aquario em vez de mandar agua da torneira para a mangueira meto agua com sacos de gelo dentro de uma bacia e bombeio para o "permutador". Penso que assim irá arrefecer bem.
é isso!
Ja estou muito para alem do orçamento, mas ja optimizei muita coisa... segue a lista:
Panela de brassagem:
- 20 euros: geladeira
- 20 euros: por 15m tubo cobre
- 42 euros: malha filtragem, canhoes, valvulas, t's, O rings, nipples, counterflow chiller (15m mangueira, 2 T's, redutores, casquilhos)
- 8 euros: tubo silicone para alta temperatura
- 40 euros: material para recirculação e controlador da brassagem para efetuar os patamares (bomba, controlador temperatura PID, botões, leds, sensores temp PT100, resistencia 3000 watt
Panela fervura:
- barril de cerveja de borla
- 3 euros: valvula
Panela aquecimento agua:
Fermentação:
- frigorifico de borla
- 3 euros: sondas temperatura
- arduino de borla
- pc de borla
Ora bem, vou em 136 euros, mas com um sistema muito mais complexo e completo do que estava a pensar... Vou ser capaz de fazer exactamente o mesmo do que aqueles sistemas completos e caríssimos.
Aidna faltam umas coisas pequenas, talvez ande a volta dos 150€ o sistema completo! Penso que é um valor fantastico para uma coisa tão completa! É certo que consegui alguns items de borla, mas foi preciso suar para os encontrar...
Ja estou muito para alem do orçamento, mas ja optimizei muita coisa... segue a lista:
Panela de brassagem:
- 20 euros: geladeira
- 20 euros: por 15m tubo cobre
- 42 euros: malha filtragem, canhoes, valvulas, t's, O rings, nipples, counterflow chiller (15m mangueira, 2 T's, redutores, casquilhos)
- 8 euros: tubo silicone para alta temperatura
- 40 euros: material para recirculação e controlador da brassagem para efetuar os patamares (bomba, controlador temperatura PID, botões, leds, sensores temp PT100, resistencia 3000 watt
Panela fervura:
Panela aquecimento agua:
Fermentação:
- frigorifico de borla
- 3 euros: sondas temperatura
- arduino de borla
- pc de borla
Ora bem, vou em 136 euros, mas com um sistema muito mais complexo e completo do que estava a pensar... Vou ser capaz de fazer exactamente o mesmo do que aqueles sistemas completos e caríssimos.
Aidna faltam umas coisas pequenas, talvez ande a volta dos 150€ o sistema completo! Penso que é um valor fantastico para uma coisa tão completa! É certo que consegui alguns items de borla, mas foi preciso suar para os encontrar...
- nogueiraf
- BeerMaster
Sim, o problema são as ofertas e as coisas que já se tem em casa, porque se não a conta sobre logo!!!
Estou a desenvolver um sistema low cost
de fermentação (standby devido a mudança de casa) e o objectivo é não passar os 100€
Estou a desenvolver um sistema low cost

nogueiraf Escreveu:Sim, o problema são as ofertas e as coisas que já se tem em casa, porque se não a conta sobre logo!!!
Estou a desenvolver um sistema low costde fermentação (standby devido a mudança de casa) e o objectivo é não passar os 100€
sim! apareceu-me muita coisa vinda do tecto!
Mas quando a camara de fermentação creio que se faz baratinha mesmo... Em sucatas arranjas frigorificos velhos, normalmente a refrigeração funciona minimamente e consegues refrigerar o suficiente... Fazes uma caixa mais pequena em material isolante e usas o sistema de refrigeração do frigorífico ou da arca que poderas encontrar em lixeiras...
- nogueiraf
- BeerMaster
freskhu Escreveu:nogueiraf Escreveu:Sim, o problema são as ofertas e as coisas que já se tem em casa, porque se não a conta sobre logo!!!
Estou a desenvolver um sistema low costde fermentação (standby devido a mudança de casa) e o objectivo é não passar os 100€
sim! apareceu-me muita coisa vinda do tecto!
Mas quando a camara de fermentação creio que se faz baratinha mesmo... Em sucatas arranjas frigorificos velhos, normalmente a refrigeração funciona minimamente e consegues refrigerar o suficiente... Fazes uma caixa mais pequena em material isolante e usas o sistema de refrigeração do frigorífico ou da arca que poderas encontrar em lixeiras...
Pois isso é optimo quando vivemos sozinhos ou em casa dos pais

- KaYs3r
- BeerMaster
- Registado: terça set 11, 2012 1:15
- Untappd: KaYs3r

César Veloso
Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
- nogueiraf
- BeerMaster
KaYs3r Escreveu::)) Como eu te entendo Filipe hehehe
Agora entendo um conselho que o Michael Dawson recebeu que era mais ao menos isto:
"Se existe algum equipamento para fazer/beber cerveja que achas que vais usar no futuro, compra-o antes de casares"

nogueiraf Escreveu:KaYs3r Escreveu::)) Como eu te entendo Filipe hehehe
Agora entendo um conselho que o Michael Dawson recebeu que era mais ao menos isto:
"Se existe algum equipamento para fazer/beber cerveja que achas que vais usar no futuro, compra-o antes de casares"
Isso depende... Depende da forma como as familias estão organizadas. Eu por exemplo, cada um tem o seu ordenado e as contas de casa é a dividir... eu nao me meto nos cremes, nas bases, nas roupas, joias e coisas de mulher e ela nao se mete no futebol, nos hobbies e coisas de homem...
Só ha um problema, se estas coisas fazem lixeira la em casa temos um problema!!!
Aqui entra a casa dos pais, levo a tralha toda para lá e fica toda a gente contente

Estou a montar o meu rig em casa e a levar aos poucos para casa dos meus pais; A casa é enorme e ja tem la um cantinho para a cerveja

Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes