Então surgiu-me a ideia (se calhar totalmente disparatada) de fazer ao contrário, assim entre a braumaister e o biab.
Peço desculpa pela qualidade dos rabiscos e vou tentar explicar a minha ideia.
A intenção era colocar uma panela dentro de outra, sendo de tamanho próximos. A panela interior teria uns pés e uns buracos no fundo e eventualmente lateralmente junto ao fundo, dentro desta seria colocado o saco de brassagem e dentro deste o malte. Na panela exterior na saída 1 seria ligada á bomba que recolhia o mosto do fundo o bombearia por um tubo para o topo do saco de bassagem, e ai seria colocado tipo chuveirinho, mas submerso. Forçando assim a circulação por dentro do saco. No final da brassagem levantar-se-ia a panela interior e completava-se a receita com a restante agua introduzida pelo chuveirinho de forma a fazer uma lavagem.
Em primeiro lugar, isto faz algum sentido? Ou seria melhor manter as duas panelas independentes, uma para bassagem outra para fervura?
O saco de brassagem com o malte daria vasão ao liquido injetado pela bomba de forma a mantar um fluxo constante e que nunca falta-se liquido na panela exterior ou a interior transborde?
Para um lote de até 50l uma panela exterior de 70l seria suficiente? Qual recomendariam.
A boca nº2 na panela exterior iria servir de retorno da bomba após a fervura, durante o arrefecimento, injectando o mosto junto á parede lateral, criando um redemoinho para omogenezar a temperatura e acelarar o prasseço de arrefecimento através da serpentina, paralelamente juntaria o lúpulo e outras partículas no fundo ao centro da panela. Algúem tentou este esquema? Funciona?
Deculpa por mais um testamento, obrigado a todos pelas respostas.
Tudo o que poder ajudar é bem vindo

