equipamento para all grain

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
paulito
Bebedor de minis!
Registado: sexta mai 16, 2008 20:24

equipamento para all grain

Mensagempor paulito » segunda ago 03, 2015 20:41

Na busca de informação para montar o meu equipamento tenho visto coisas que me tem interessado bastante, nomeadamente uns clones da braumaister, para mim não seriam o mais fácil de executar porque como já referi noutro tópico a minha principal fonte de calor terá de ser o gás visto a instalação elétrica não ter já grande margem de manobra. E a entrada de mosto pelo ficaria inviabilizada.
Então surgiu-me a ideia (se calhar totalmente disparatada) de fazer ao contrário, assim entre a braumaister e o biab.
Peço desculpa pela qualidade dos rabiscos e vou tentar explicar a minha ideia.
A intenção era colocar uma panela dentro de outra, sendo de tamanho próximos. A panela interior teria uns pés e uns buracos no fundo e eventualmente lateralmente junto ao fundo, dentro desta seria colocado o saco de brassagem e dentro deste o malte. Na panela exterior na saída 1 seria ligada á bomba que recolhia o mosto do fundo o bombearia por um tubo para o topo do saco de bassagem, e ai seria colocado tipo chuveirinho, mas submerso. Forçando assim a circulação por dentro do saco. No final da brassagem levantar-se-ia a panela interior e completava-se a receita com a restante agua introduzida pelo chuveirinho de forma a fazer uma lavagem.
Em primeiro lugar, isto faz algum sentido? Ou seria melhor manter as duas panelas independentes, uma para bassagem outra para fervura?
O saco de brassagem com o malte daria vasão ao liquido injetado pela bomba de forma a mantar um fluxo constante e que nunca falta-se liquido na panela exterior ou a interior transborde?
Para um lote de até 50l uma panela exterior de 70l seria suficiente? Qual recomendariam.
A boca nº2 na panela exterior iria servir de retorno da bomba após a fervura, durante o arrefecimento, injectando o mosto junto á parede lateral, criando um redemoinho para omogenezar a temperatura e acelarar o prasseço de arrefecimento através da serpentina, paralelamente juntaria o lúpulo e outras partículas no fundo ao centro da panela. Algúem tentou este esquema? Funciona?
Deculpa por mais um testamento, obrigado a todos pelas respostas.
Tudo o que poder ajudar é bem vindo
Imagem

Imagem

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: equipamento para all grain

Mensagempor goaman » segunda ago 03, 2015 21:15

Keep it simple.

Um processo básico de BIAB faz maravilhas, e a eficiência e recirculação neste momento certamente são as menores das tuas preocupações. O meu conselho é meteres mãos á obra. Compra o essencial que te falta e começa a fazer experiências.

Esquece por enquanto as coisas complicadas como bombas e afins...

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça ago 04, 2015 15:46

basicamente é o sistema da braumeister mas com saida lateral em vez de fundo :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Paulo AG
BeerMaster
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » quinta nov 12, 2015 20:52

Eu estou a usar a Grainfather que custa menos de metade da braumeister. Estou muito satisfeito. Esse esquema parece precisamente o conceito da Grainfather

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo nov 15, 2015 11:39

Paulo AG Escreveu:Eu estou a usar a Grainfather que custa menos de metade da braumeister

Qual o tamanho dos lotes na Grainfather?

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » domingo nov 15, 2015 13:41

A panela tem capacidade para 30lt. Tenho cerca 2 a 2,5lt de evaporação por hora. Resumindo, para jogar fácil e seguro é apontar para 24/25lt.

goaman
Amnesia Brewery
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo nov 15, 2015 18:45

A minha questão foi só para comparar os valores que mencionaste. A Brau (20l) ronda os €1500, e essa os €900. Não é bem menos de metade, mas é bem menos de qualquer maneira! A diferença dá para comprar muita matéria prima!

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » domingo nov 15, 2015 21:41

Eu vivo na Bélgica e qd a comprei custou cerca de 750. Sei que cá já subiu para 780+-. Em Portugal é bastante mais cara pelo que me parece!
De facto a diferença é enorme entre as duas. Dá para comprar grão/lupulo/levedura para muita cerveja e o processo é muito previsível.
Vou ver se faço um video detalhado da próxima vez. Só temos que andar a controlar o tempo e dar as temperaturas(ao contrario a BMeister que faz tudo sozinha)
Cumes

aneker
Beer Expert
Registado: sexta out 31, 2014 23:18

Mensagempor aneker » quarta dez 23, 2015 19:19

Paulo AG Escreveu:Eu estou a usar a Grainfather que custa menos de metade da braumeister. Estou muito satisfeito. Esse esquema parece precisamente o conceito da Grainfather

Custa menos de metade mas também só faz aproximadamente metade da cerveja estamos a falar de 30 litros contra uns 50 litros....

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » quarta dez 23, 2015 21:03

aneker Escreveu:
Paulo AG Escreveu:Eu estou a usar a Grainfather que custa menos de metade da braumeister. Estou muito satisfeito. Esse esquema parece precisamente o conceito da Grainfather

Custa menos de metade mas também só faz aproximadamente metade da cerveja estamos a falar de 30 litros contra uns 50 litros....

referia-me À braumeister 20l :wink: Pelo menos na Bélgica, onde moro.

aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » quinta dez 24, 2015 19:08

Claro. Mas então não custa menos de metade...
Eu já andei de volta deste tipo de panelas e estive quase com uma braumeister de 50L comprada e ainda bem que me arrependi a tempo.
pode facilitar em algumas etapas o trabalho mas em relação à manutenção penso que dá muito mais trabalho do que uma simples panela ao lume...

Mas, na escolha entre uma braumeister de 20L ou uma graifather de 30L optaria pela graifather... por várias razões e não só pela diferença de capacidade. Mesmo conhecendo umas reviews e um comparativo que anda para aí no youtube que parece que dá a vitória à braumeister. Não sei até que ponto essa vitória da braumeister não será tendenciosa ou mesmo comprada.

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » sábado dez 26, 2015 18:34

aneker Escreveu:Claro. Mas então não custa menos de metade...
Eu já andei de volta deste tipo de panelas e estive quase com uma braumeister de 50L comprada e ainda bem que me arrependi a tempo.
pode facilitar em algumas etapas o trabalho mas em relação à manutenção penso que dá muito mais trabalho do que uma simples panela ao lume...

Mas, na escolha entre uma braumeister de 20L ou uma graifather de 30L optaria pela graifather... por várias razões e não só pela diferença de capacidade. Mesmo conhecendo umas reviews e um comparativo que anda para aí no youtube que parece que dá a vitória à braumeister. Não sei até que ponto essa vitória da braumeister não será tendenciosa ou mesmo comprada.

No fundo a braumeister é mais completa/automática mas não justifica o preço. Certamente não faz melhor ser cerveja que a outra.
Eu paguei 750 euros pela grainfather há 6 meses (na Bélgica) a braumeister custa 1597 euros cá. Sei que a grainrather aumentou de preço para 790euros, entretanto. Em Portugal não sei qual é a diferença.

aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » sábado dez 26, 2015 18:57

Eu penso que as duas panelas nem sequer são comparáveis.

A grainfather em portugal anda à volta dos 900 € a braumeister de 20L cerca de 1600€ (eu até tinha a ideia que a de 20L andava à volta dos 1200€, sendo assim, é mesmo metade) e neste momento deve ser a maior dor de cabeça da braumeister que, para mim não vale o dinheiro que custa.

A Grainfather está muito bem pensada... desde o formato até à capacidade de 30L, se se perder entre 8 a 10% durante uma hora de fervura mais 2 L no final da panela, de acordo com as instruções do manual, temos cerca de 25L no final, entre muitas outras vantagens... Por isso digo que o comparativo de um profissional que está no youtube parece-me tendencioso e cheira-me a fake.

O computador evoluído da braumeister (nada que o telemóvel não faça), do meu ponto de vista, não tem interesse nenhum relativamente ao da Grainfather.

Para mim fizeste uma boa compra.

Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Mensagempor Melanoidin » domingo dez 27, 2015 3:17

Não conheço bem a Grainfather mas sou fã da Braumeister. Claro que não consigo justificar o que custa para ter em casa mas a grande mais valia que vejo na BM é mesmo o tempo.

Como tenho o tempo bastante limitado ao fds é normal os meus BrewDays serem em "pós-laboral" e aí logicamente o tempo também não abunda daí valorizar muito esta questão. Com essa limitação tornei-me fã do BIAB e vejo a BM quase como um BIAB bastante avançado e automatizado.

Se vale o que custa? Isso acho que depende mais da carteira de cada um e no meu caso a minha panela e o saco valem milhões xD

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » domingo dez 27, 2015 15:00

Espero, dentro de 2 semanas, publicar um video com uma sessão na grainfather. Vai ser extenso mas vai focar o processo completo. Quanto à limpeza, acho que talvez seja mais demorada mas mais fácil, uma vez que é por agua com PBW e deixa-la a trabalhar.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » terça dez 29, 2015 11:53

Eu muitas vezes não faço cerveja de grão por clara falta de tempo e nesse aspecto a Braumeister seria algo ideal para libertar de certas funções e em especial controlo de várias variaveis, que me permitiriam fazer cerveja mais vezes. O preço é claramente proibitivo mas com um pouco de imaginação e orçamento limitado consegue-se fazer um espécie de grainfather em casa!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » terça dez 29, 2015 20:38

nogueiraf Escreveu:Eu muitas vezes não faço cerveja de grão por clara falta de tempo e nesse aspecto a Braumeister seria algo ideal para libertar de certas funções e em especial controlo de várias variaveis, que me permitiriam fazer cerveja mais vezes. O preço é claramente proibitivo mas com um pouco de imaginação e orçamento limitado consegue-se fazer um espécie de grainfather em casa!!!

Há uns vídeos dum brasileiro que faz umas coisas desse tipo no youtube. Se encontrar isso ponho aqui. Dá que fazer!

aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » quinta dez 31, 2015 2:57

Pessoal, cheguei a uma conclusão!

Depois de me ter passado a loucura de uma Braumeister de 50L que compromete qualquer um devido ao preço e não é assim tão versátil, ponderei novamente, e vou adquirir uma grainfather que pelo preço que pedem não vale a pena andar com bricolagens nem a acender ou a apagar o lume para se manter a temperatura certa...

Aliás, para quem considerar o computador limitado da grainfather informo que existem soluções equivalentes no Alibaba que igualam o computador da Braumeister por apenas 12€. Feito precisamente para encaixar no lugar do da grainfather...

Obrigado,

E boas cervejas para todos...

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta dez 31, 2015 16:07

Paulo AG Escreveu:Há uns vídeos dum brasileiro que faz umas coisas desse tipo no youtube. Se encontrar isso ponho aqui. Dá que fazer!

Já os vi, mas acho que se consegue fazer isso fácil em teoria :~~
basicamente necessitam de:
-1 panela;
-1 fundo falso;
-1 torneira de esfera (preferencialmente full port) e acessórios;
-1 elemento de aquecimento;
-1 PID, sonda e termowell;

e está feito, ok têm de definir manualmente as rampas de temperatura mas não podemos ter tudo por uns tostões :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » segunda jan 11, 2016 20:41

Conforme prometi uns posts acima deixo aqui também um link para o video que fiz usando a grainfather. Duvidas é só perguntar.
https://www.youtube.com/watch?v=wZ85aM7v1LY

Samarra
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda fev 02, 2015 21:16

Mensagempor Samarra » domingo set 18, 2016 15:37

aneker Escreveu:Pessoal, cheguei a uma conclusão!

Depois de me ter passado a loucura de uma Braumeister de 50L que compromete qualquer um devido ao preço e não é assim tão versátil, ponderei novamente, e vou adquirir uma grainfather que pelo preço que pedem não vale a pena andar com bricolagens nem a acender ou a apagar o lume para se manter a temperatura certa...

Aliás, para quem considerar o computador limitado da grainfather informo que existem soluções equivalentes no Alibaba que igualam o computador da Braumeister por apenas 12€. Feito precisamente para encaixar no lugar do da grainfather...

Obrigado,

aneker procurei no Alibaba e nada. Consegue colocar aqui o link para o computador?

cristianot
O que é uma cerveja?
Registado: sábado abr 02, 2016 7:14

Re: RE: Re: equipamento para all grain

Mensagempor cristianot » quinta out 06, 2016 16:21

Samarra Escreveu:
aneker Escreveu:Pessoal, cheguei a uma conclusão!

Obrigado,

aneker procurei no Alibaba e nada. Consegue colocar aqui o link para o computador?

Pelo que andei a investigar, durante este mês irá sair um upgrade da Grainfather que automatiza todo o processo, autónoma ou por ligação Bluetooth.

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

RAPOZINHO
Beer Hunter
Registado: sábado ago 27, 2016 18:30

Mensagempor RAPOZINHO » quinta out 13, 2016 20:39

Biba!

Vejam esta obra:
http://homedistiller.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=4767

Grande trabalho, e grande ideia!

Estou registado neste fórum há uns anos, embora pouco activo por causa do meu limitado inglês, e não há duvida que há muita boa informação por aqui! o Forum é enorme!!!
É virado para destilações e construções de alambiques (foi com ideias daqui que construi o meu, e foi aqui que aprendi as primeiras coisas sobre all grain; afinal, o whiskey é feito de cerveja sem lúpulo, sem maturação, e destilado duas vezes!)!

O site principal é uma obra compilada ao nível do How to brew - John Palmer, ou talvez superior dada a quantidade de informação!
Tem a particularidade de ter um alambique português na pagina principal:
www.homedistiller.org

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sexta out 21, 2016 15:43

Grande projecto!!!

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”