Moagem de malte com uma Bimby?
Moagem de malte com uma Bimby?
Olá,
Peço desculpa pela pergunta que pode parece parola mas estou para fazer a minha primeira cerveja que será uma clone da Pikantus, mas como ainda não comprei o moinho de malte gostava de perguntar se acham possível usar uma bimby para esse efeito? Tenho receio de moer demais, talvez já alguém tenha testado...
Obrigado
Peço desculpa pela pergunta que pode parece parola mas estou para fazer a minha primeira cerveja que será uma clone da Pikantus, mas como ainda não comprei o moinho de malte gostava de perguntar se acham possível usar uma bimby para esse efeito? Tenho receio de moer demais, talvez já alguém tenha testado...
Obrigado
- daniel.colaço
- Beer Hunter
- Registado: quarta set 21, 2016 11:10
Re: Moagem de malte com uma Bimby?
Nunca usei uma Bimby mas, tanto quanto sei, uma das suas virtudes é moer muito eficientemente... no caso dos grãos de malte o que se pretente é "abri-los", mais do que moê-los, de forma a expor o endoesperma sem danificar grandemente as cascas. A Bimby é bem capaz de reduzir tudo a átomos, à primeira vista não me parece uma boa opção.
Sim ela é capaz de reduzir tudo a pó mas como tem regulação de tempo e de velocidade pensei que talvez fosse possível e que até talvez já alguém tivesse testado
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
No outro dia a minha esposa perguntou porque não usar a bimby para moer o malte em vez do moinho, resposta pronta porque não quero farinha!!!
Sinceramente mais vale comprares o malte moído que andares a fazer isso.
Sinceramente mais vale comprares o malte moído que andares a fazer isso.
talvez se encontrar um ponto de equilíbrio entre o tempo e a velocidade não fique em farinha. E como vou usar o BIAB se ficar só uma muito pequena quantidade de farinha não deverá ser grave. penso...
- daniel.colaço
- Beer Hunter
- Registado: quarta set 21, 2016 11:10
- nogueiraf
- BeerMaster
Sim um dos truques de BIAB é uma moagem mais fina para obter boa eficiência, mas depois conta como correu (tens uma TM5 ou anterior?)
tenho uma TM5. Espero não fazer farinha mas assim que tiver "verba" para os ingredientes vou testar
Experimenta aos poucos e tenta ver qual a velocidade/tempo que seja melhor.
Uma pergunta de quem não tem uma coisa dessas mas já ouviu falar, as lâminas têm gume dos dois lados? Da para meter a girar ao contrário?
Uma pergunta de quem não tem uma coisa dessas mas já ouviu falar, as lâminas têm gume dos dois lados? Da para meter a girar ao contrário?
Em garrafa Dubbel
Re: RE: Re: Moagem de malte com uma Bimby?
Silva Escreveu:Experimenta aos poucos e tenta ver qual a velocidade/tempo que seja melhor.
Só têm gume de um lado, dá para colocar a girar no sentido inverso e mexer.
Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
carstein Escreveu:Silva Escreveu:Experimenta aos poucos e tenta ver qual a velocidade/tempo que seja melhor.
Podes sempre experimentar desse modo para ver se parte mais o grão sem o fazer em pó.
O maior problema vai ser mesmo a quantidade de grão que vais conseguir meter de uma vez, andei a perguntar e pelos vistos as lâminas não são muito altas.
Em garrafa Dubbel
Re: RE: Re: RE: Re: Moagem de malte com uma Bimby?
Silva Escreveu:carstein Escreveu:Silva Escreveu:Experimenta aos poucos e tenta ver qual a velocidade/tempo que seja melhor.
Podes sempre experimentar desse modo para ver se parte mais o grão sem o fazer em pó.
O maior problema vai ser mesmo a quantidade de grão que vais conseguir meter de uma vez, andei a perguntar e pelos vistos as lâminas não são muito altas.
Viva, fiz esse teste este fim de semana, coloquei meio litro de cada vez, cerca de 10 segundos velocidade 5,5 ficou TOP. Como faço pelo processo BIAB, ficou no ponto.
ppecas Escreveu:Viva, fiz esse teste este fim de semana, coloquei meio litro de cada vez, cerca de 10 segundos velocidade 5,5 ficou TOP. Como faço pelo processo BIAB, ficou no ponto.
Boa!

carstein Escreveu:ppecas Escreveu:Viva, fiz esse teste este fim de semana, coloquei meio litro de cada vez, cerca de 10 segundos velocidade 5,5 ficou TOP. Como faço pelo processo BIAB, ficou no ponto.
Boa!agora só falta mandar vir Liquid Yeast WLP300 e a roasted wheat e estou pronto para fazer a minha primeira cerveja! o resto do ingredientes já cá estão. só é pena só arranjar este yeast na brouwlandcom e só de portes quererem 34€...
Mas tens controlo da temperatura de fermentação?
É que para aproveitar o máximo das características de uma levedura vais precisar, sem falar que é aconselhável fazer starters para as leveduras líquidas.
Em garrafa Dubbel
Silva Escreveu:Mas tens controlo da temperatura de fermentação?
É que para aproveitar o máximo das características de uma levedura vais precisar, sem falar que é aconselhável fazer starters para as leveduras líquidas.
para já estou a trabalhar no controlo de temperatura para a panela, logo de seguida vou tratar do controlo de temperatura da fermentação mas não estava a contar em fazer starter, pensei que por ser purepitch não fosse necessário.
carstein Escreveu:Silva Escreveu:Mas tens controlo da temperatura de fermentação?
para já estou a trabalhar no controlo de temperatura para a panela, logo de seguida vou tratar do controlo de temperatura da fermentação mas não estava a contar em fazer starter, pensei que por ser purepitch não fosse necessário.
Nem sabia dessa designação de purepitch, não te posso dizer nada sobre se seria melhor fazer starter ou não porque não sei, e quando não sei estou calado.

Percebi que vais fazer por BIAB, ecléctico ou gás???
Em garrafa Dubbel
Silva Escreveu:Percebi que vais fazer por BIAB, ecléctico ou gás???
aqui está a foto da panela ainda sem o controlador que ainda está a ser montado e como estraguei sem querer o SSR está à espera que chegue um novo.
- Anexos
-
- ainda sem o controlador
- p2.JPG (67.18 KiB) Visto 17780 vezes
- nogueiraf
- BeerMaster
Bem não vamos dissipar, podes mostrar foto de como ficou a moagem?
nogueiraf Escreveu:Bem não vamos dissipar, podes mostrar foto de como ficou a moagem?
Só vou moer quando tiver a panela pronta e para isso primeiro tenho de esperar pelas peças
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante