Keezer / câmara de fermetação

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
pedro.neves
Bebedor de minis!
Registado: quinta abr 20, 2017 15:39

Keezer / câmara de fermetação

Mensagempor pedro.neves » domingo jul 23, 2017 15:59

Olá pessoal, vou começar a construir um Keezer para ter cerveja à pressão em casa que será também câmara de fermentação no verão (*se não houver cerveja lá dentro xD)

Vou atualizando o projeto conforme for fazendo, fica aqui uma foto do "Antes" e vou colocando atualizações do "depois" hehe

A ideia é por tudo bonitinho para acomodar 2 torneiras apenas para já.
Dimensões do Keezer : 110cm X 60cm x85cm (altura) mas vai ficar com 100cm quando acabado

Segestões são bem vindas.
Anexos
arca.jpg
arca.jpg (76.15 KiB) Visto 17877 vezes

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
pedro.neves
Bebedor de minis!

Re: Keezer / câmara de fermetação

Mensagempor pedro.neves » terça jul 25, 2017 19:35

Hoje foi dia de começar os trabalhos, ainda a pensar na hora ao certo o que/como fazer.

1- "Escamei" a tampa da arca, para retirar o revestimento adesivo que estava degradado em algumas partes, para dpois lixar um pouco para retirar os pontos de ferrugem.

Tampa_arca.jpg
Tampa_arca.jpg (72.15 KiB) Visto 17873 vezes

2- Dei a primeira mão de Esmalte Antioxidante Preto Brilhente (por se poder aplicar sem haver necessidade de retirar a totalidade da ferrugem).

1demao_tampa_arca.jpg
1demao_tampa_arca.jpg (134.85 KiB) Visto 17873 vezes

3- Decidi cobir os pontos de corrosão no interior da arca com fita de alumínio pois sai bem mais barato que recobrir a arca com tela, ou algo do semelhante. A ver vamos se fica apresentavel.

Interior_arca.jpg
Interior_arca.jpg (65.3 KiB) Visto 17873 vezes

Por hoje é só, conto nos próximos dias das a 2º de mão na tampa, e pintar também a arca.

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » domingo jul 30, 2017 13:19

Hoje foi dia de colocar o colar em madeira onde vou instalar as torneiras, porque não me apeteceu acabar de pintar, está muito calor....
Vou ainda dar mais umas de mão de verniz para tentar atingir uma cor de mogno escuro, já que estou a pensar colocar torneiras douradas.

Estou a pensar isolar o colar de madeira apenas com esferovite, se o isolamento térmico for muito mau, depois irei mudar para uma daquelas placas azuis que se colocam nos telhados :lol:
Ficam algumas fotos do avanço.

keezer_gola.jpg
keezer_gola.jpg (34.61 KiB) Visto 17857 vezes

keezer_gola2.jpg
keezer_gola2.jpg (46.15 KiB) Visto 17857 vezes

keezer_gola3.jpg
keezer_gola3.jpg (43.05 KiB) Visto 17857 vezes

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
RAPOZINHO
Beer Hunter
Registado: sábado ago 27, 2016 18:30

Mensagempor RAPOZINHO » terça ago 01, 2017 14:13

Biba!

Talvez um pouco de espuma de polietileno (ou algum silicone especifico) nas juntas para tornar o isolamento mais eficiente!

Pensa nisso, e vai mantendo o pessoal actualizado!

pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » quarta ago 09, 2017 22:25

Bem, não tem andado ao ritmo que queria, mas hoje lá adientei um pouco. Já está a madeira envernizada no tom que queria e o cola e veda aplicado, agora é esperar até amanhã para colocar as dobradiças, e outros adereços fixolas, e o controlador de temperatura também.
infelizmente as torneiras..... só daqui a 1 mês sensivelmente. Mas até lá já vai fermentar cerveja aqui dentro! 8)

*Segui o conselho, e coloquei cola e veda nas juntas no interior para selar melhor.

** A foto está muito má, mas a cor da madeira, ficou uma cor de mogno bastante bonita, acho que as torneiras douradas vão ficar a matar.

Imagem1.jpg
Imagem1.jpg (103.14 KiB) Visto 17788 vezes

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » quinta ago 10, 2017 16:43

Mais 2 passos...

Abre Caricas instalado na frente:

abre caricas.jpg
abre caricas.jpg (82.51 KiB) Visto 17779 vezes

Pintura da grelha elétrica, tampas de dobradiças e puxador da tampa. (era suposto sair ouro brilhante, mas a cor não tem nada a ver com a da tampa do spray xD talvez se puxar lustro resolva)

pintura_grelha_tampas_puxador.jpg
pintura_grelha_tampas_puxador.jpg (120.81 KiB) Visto 17779 vezes

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » sexta ago 11, 2017 19:05

Hoje, tudo estava a correr bem, comecei a colocar o esferovite, e fita de aluminio para que a tampa selasse bem....

Imagem1_erro.jpg
Imagem1_erro.jpg (84.33 KiB) Visto 17772 vezes

Mas... quando tudo corre bem, algo tem que estar mal... e a tampa não fechava porque batia no esferovite (sim, não me lembrei de testar antes de colocar o esferivite e fita de aluminio :-| )
Por isso tive que retirar cerve de 2cm de esferovite da parte superior, e remendar o que estava feito..

Imagem2....jpg
Imagem2....jpg (124.51 KiB) Visto 17772 vezes

Agora com a tampa já a fechar bem, coloquei já o puxador na tampa.

Puxador.jpg
Puxador.jpg (73.19 KiB) Visto 17772 vezes

Agora é partir para as dobradiças, fecho e controlador de temperatura.... que estava a pensar imbutir na grela elétrica da arca, mas não fico com comprimento suficiente para colocar a sonda dentro/em contacto com o fermentador... terei que arrajar outra solução.

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » sábado ago 12, 2017 19:48

Hoje consegi finalmente instalar as dobradiças, e o controlador de temperatura, que afinal sempre deu para colocar na grelha eletrica da arca, bastou aumentar o cabo da sonda.

Imagem1.jpg
Imagem1.jpg (117.25 KiB) Visto 17763 vezes

Imagem2.jpg
Imagem2.jpg (63.33 KiB) Visto 17763 vezes

Fica a faltar o fecho, e as torneiras que só poderei colocar em Setembro agora, no entanto até lá ficará a servir de camara de fermentação.

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » domingo ago 13, 2017 21:36

Bem e depois de aumentar o comprimento da sonda do Controlador de temperatura, veirfiquei que tinha 1 décimal de diferença, corrigi no controlador, e tudo funciona bem agora. *testei já o sitema e para manter 18ºC, com 0.5ºC de diferença, o controlador arraca de 40 em 40m mais ou menos. (com a poência da arca regulada para médio-mínimo, penso que assim seja mais eficiente na conta elétrica sem esforçar muito o motor, e evitando variações bruscas)

Imagem1.jpg
Imagem1.jpg (64.87 KiB) Visto 17739 vezes

Coloquei também por fim o fecho da tampa para forçar um pouco as borrachas, já que estão velhotas, mas sendo galvanizadas com a tampa, não poderei mudar.

Imagem2.jpg
Imagem2.jpg (54.3 KiB) Visto 17739 vezes

Estas serão as últimas fotos e updates até que cheguem os kegs, torneiras, regulador de co2 e demais acessórios, mas conto em fins de Setembro finalizar isto, e talvez encher o 1º Keg com o que sobrar da cerveja que farei para o V Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais.

Até lá! :D

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta set 21, 2017 14:38

Diria que o fecho seja mais para não andarem crianças lá a mexer!!!
Quanto as borrachas começa a dar um pouco de vaselina, para elas hidratarem, assim que vires que desapareceu coloca mais e pode ser que fiquem quase novas

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » quinta set 21, 2017 16:06

nogueiraf Escreveu:Diria que o fecho seja mais para não andarem crianças lá a mexer!!!
Quanto as borrachas começa a dar um pouco de vaselina, para elas hidratarem, assim que vires que desapareceu coloca mais e pode ser que fiquem quase novas

O fecho era mesmo para a pinta só, estou sempre a ir buscar lá cerveja, nem valia a pena ter posto xD (nah, foi mais para forçar a fechar mesmo, porque as dobradiças tinham muita força e não fechava completamente)

Quanto à vaselina, vou experimentar, pode ser que melhore, obrigado pela dica.

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » quarta jan 10, 2018 0:08

Boas Pedro, estou a pensar em montar um sistema semelhante cá em casa, com uma arca velha que cá tenho.
Devo dizer desde já que o teu sistema está muito porreiro.

Agora vem a parte das perguntas. :oops:

Como fizeste a união do colar com o corpo da arca?

Por onde fizeste entrar a sonda de temperatura para dentro da arca?

Sempre montaste o sistema de torneiras? A Parte do CO2 foi complicada? Quando digo isto arranjar a garrafa própria, uniões etc..

Abraço

Em garrafa Dubbel
pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » quarta jan 10, 2018 16:44

Silva Escreveu:Boas Pedro, estou a pensar em montar um sistema semelhante cá em casa, com uma arca velha que cá tenho.
Devo dizer desde já que o teu sistema está muito porreiro.

Agora vem a parte das perguntas. :oops:

Como fizeste a união do colar com o corpo da arca?

Por onde fizeste entrar a sonda de temperatura para dentro da arca?

Sempre montaste o sistema de torneiras? A Parte do CO2 foi complicada? Quando digo isto arranjar a garrafa própria, uniões etc..

Abraço

Boas, obrigado ;)

Ora vejamos:
- Colei com cola e veda mesmo, funcionou que é uma maravilha, deixas a tampa com algum peso em cima do colar durante uns 2 dias, e depois só sai a marreta :D

- a sonda como é de fio fino passei mesmo sem furar nada percebes? depois a tampa veda ao fechar, não senti problemas, tenho a arca sempre desligada agora porque está sempre a 9ºC, mantem temperatura que é uma maravilha.

- O sitema das torneiras não montei, porque em vez de investir nas torneiras, investi em abrir o meu próprio negócio e esou a acabar de montar a minha micro-brewery aqui mesmo ao lado de casa quase, não se podia pedir melhor.
..........Mas, com uma broca craniana é relativamente facil de as colocar e vedar com selicone ou cola e veda, quanto à garrafa de CO2 tive sorte em ter um conhecido que me arranjou uma garrafa que a Uni... se esqueceu de levar embora á coisa de 5 anos do café... ainda tem prai metada da carga e deu-ma. Quanto a uniões e assim, passas na amazon ou Aliexpress e arranjas tudo o que precisas, ou mesmo sites como KegKingdom, ou cervejartesanal.com, onde ncontras uniões john guest, tubagem etc...

Talvez daqui a uns tempos acabe o projeto, para já, está a servir como câmara de fermentação para as produções de casa.

Boa sorte, se puder ajudar com alguma coisa diz ;)

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » domingo jan 21, 2018 22:38

Pedro obrigado pelas dicas.

Já estive a ver e a arca dá para dois kegs, estava com medo que não coubessem os dois porque a arca é pequena.

Sendo assim só falta começar a comprar os matérias em falta.

Só não sei se a garrafa de gás cabe em cima da bossa do compressor, mas em último caso fica do lado de fora e é só fazer um furo para a entrada de gás.

Quando tiver novidades vou dizendo qualquer coisa.

Mais uma vez obrigado e boa sorte com o projecto.

Em garrafa Dubbel
pedro.neves
Bebedor de minis!

Mensagempor pedro.neves » sexta mar 02, 2018 14:44

Silva Escreveu:Pedro obrigado pelas dicas.

Já estive a ver e a arca dá para dois kegs, estava com medo que não coubessem os dois porque a arca é pequena.

Só não sei se a garrafa de gás cabe em cima da bossa do compressor, mas em último caso fica do lado de fora e é só fazer um furo para a entrada de gás.

Boas Silva, Já começas-te o teu projeto? Eu estou a limpar um pouco as coisas que agora tenho paradas, e a arca é uma delas, se por acaso tivesses interesse, nem sei se és de perto (Zona de Amarante - Vila Meã), mas caso tenhas interesse, está como se vê nas fotos, já tinahs o projeto adiantado.

Msc. Biotecnologia
Brewmaster - RUDES
Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » sexta mar 09, 2018 23:35

pedro.neves Escreveu:
Silva Escreveu:Pedro obrigado pelas dicas.

Boas Silva, Já começas-te o teu projeto? Eu estou a limpar um pouco as coisas que agora tenho paradas, e a arca é uma delas, se por acaso tivesses interesse, nem sei se és de perto (Zona de Amarante - Vila Meã), mas caso tenhas interesse, está como se vê nas fotos, já tinahs o projeto adiantado.

Boas Pedro tudo bem???

Já estou à espera que cheguem as Chinesices para entrar na segunda fase de montagem.

Obrigado por te lembrares, mas vou fazendo as coisas com tempo.
Sou da zona de Mafra.

Abraço.

Em garrafa Dubbel

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante